Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

PS aumenta número de deputados em Faro

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O PS repetiu no domingo a vitória eleitoral de 2015 no Algarve, aumentando de quatro para cinco o número de mandatos, enquanto a CDU e o CDS perderam os deputados que mantinham há oito anos pelo círculo eleitoral de Faro. Os socialistas, que nunca…

11:49 7 Outubro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O PS repetiu no domingo a vitória eleitoral de 2015 no Algarve, aumentando de quatro para cinco o número de mandatos, enquanto a CDU e o CDS perderam os deputados que mantinham há oito anos pelo círculo eleitoral de Faro.

Os socialistas conquistaram 36,76% de votos (Foto Agência Lusa / D.R.)

Os socialistas, que nunca perderam a supremacia na região (distrito de Faro) nos últimos 20 anos, conquistaram 36,76% votos, superando o resultado obtido em 2015 (32,77%). Já o PSD continua a ser o segundo partido mais votado, tendo obtido 22,30% dos votos, longe dos 31,47% obtidos quando em 2015 concorreu coligado com o CDS-PP.

Há quatro anos, a coligação PAF – Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) elegeu dois deputados do PSD e um do CDS-PP, partido que perdeu agora a representação parlamentar pelo distrito. O PSD conseguiu sozinho os três mandatos.

Acompanhando a tendência nacional, o BE foi a terceira força política mais votada na região (12,31%) e manteve o deputado eleito desde 2009, ano em que o partido ganhou, pela primeira vez, um mandato pelo círculo eleitoral de Faro.

Apesar de ter sido a quarta força mais votada no Algarve, a coligação CDU (PCP/PEV) perdeu o único deputado que tinha, eleito pela primeira vez em 2011.

PAN foi o quinto partido a conseguir o maior número de votos no Algarve

O PAN foi este ano o quinto partido a conseguir o maior número de votos no Algarve (4,77%) e, apesar de ter crescido em número de votos – em 2015 obteve 1,99% -, não elegeu qualquer deputado, falhando o objetivo a que se propôs nestas legislativas no distrito mais a sul do país.

Por seu turno, o CDS-PP, com 3,81% dos votos, registou nestas eleições o pior resultado desde 1999, quando obteve 7,26%, e ficou longe dos 12,71% de 2011.

Dos partidos sem representação parlamentar, o CHEGA (2,14%) foi o mais votado nestas legislativas neste círculo, sendo que todos os outros não alcançaram a fasquia de 1%.

Em matéria de deputados eleitos, o PS elege Jamila Madeira, José Apolinário, Luís Graça, Jorge Botelho e Joaquina Matos, sendo que estes dois últimos suspenderam os mandatos como presidentes das câmaras municipais de Tavira e de Lagos, respetivamente, para se estrearem no parlamento.

O PSD elegeu o repetente Cristóvão Norte e os estreantes Rui Cristina e Ofélia Ramos, enquanto João Vasconcelos repete o mandato no BE.

Segundo o portal de análise de dados estatísticos EyeData, a população residente do círculo eleitoral de Faro era em média, em 2018, de 439.244 habitantes.

Comparativamente a 2011, segundo os dados apurados nos Censos, regista-se uma perda de cerca de 11 mil habitantes.

De acordo com dados do Ministério da Administração Interna, atualmente, há 376.882 eleitores inscritos no distrito, mais 6.117 do que no dia das anteriores legislativas, em 2015, avança a Agência Lusa.

No entanto, nesse ano, apenas metade dos eleitores inscritos (190.484) votaram para eleger os nove deputados atribuídos ao círculo de Faro, o que representou uma abstenção de 51%, inferior, ainda assim, à abstenção nacional, que foi de 57%.

Em 2019, a realidade política distrital reaparece mais uma vez bipolarizada com o PS a vencer em todos os 16 concelhos algarvios, com os partidos mais pequenos a não conseguirem obter os favores do eleitorado, numa eleição em que a única novidade de substância foram as perdas dos deputados da CDU e do CDS-PP para o PS e PSD.

No distrito de Faro votaram ontem 172.699 das 376.801 pessoas inscritas, o que corresponde a uma participação de 45,83% e a uma abstenção de 54,17%, um valor mais elevado do que em 2015 (51%).

Para conhecer todos os resultados, tanto a nível nacional, como da sua freguesia, basta clicar AQUI.

MAIS EM:

PS vence eleições sem maioria absoluta

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes? Centenas de carros desta marca chamados à oficina em Portugal por risco de incêndio

14:20 9 Junho, 2026 14:20 9 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, centenas de carros chamados à oficina devido a um problema elétrico que pode provocar sobreaquecimento e incêndio

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão no trânsito acaba em tiroteio e deixa dois homens em estado grave

18:40 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma alegada discussão no trânsito, na Madorna, em Cascais, terminou em tiroteio e deixou dois homens em estado grave

Algarve Desporto Europa Vídeo

Grupo Naval de Olhão regressa de França com um 8.º lugar histórico na maior prova europeia de Va’a [vídeo]

09:40 9 Junho, 2026 10:22 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Remadores de Olhão fizeram história em França ao estrear Portugal na maior prova europeia de canoagem polinésia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Economia

Rute Rodrigues assume Marketing e Comunicação dos Supermercados Apolónia

14:50 8 Junho, 2026 14:29 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Marca algarvia Apolónia anuncia nova responsável de marketing para reforçar notoriedade, comunicação e posicionamento estratégico

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes? Centenas de carros desta marca chamados à oficina em Portugal por risco de incêndio

14:20 9 Junho, 2026 14:20 9 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, centenas de carros chamados à oficina devido a um problema elétrico que pode provocar sobreaquecimento e incêndio

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

18:30 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 3,5 foi registado esta terça-feira ao largo do Cabo de São Vicente, em Sagres

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão no trânsito acaba em tiroteio e deixa dois homens em estado grave

18:40 9 Junho, 2026 18:01 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma alegada discussão no trânsito, na Madorna, em Cascais, terminou em tiroteio e deixou dois homens em estado grave

Algarve, Desporto, Europa, Vídeo

Grupo Naval de Olhão regressa de França com um 8.º lugar histórico na maior prova europeia de Va’a [vídeo]

09:40 9 Junho, 2026 10:22 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Remadores de Olhão fizeram história em França ao estrear Portugal na maior prova europeia de canoagem polinésia

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Economia

Rute Rodrigues assume Marketing e Comunicação dos Supermercados Apolónia

14:50 8 Junho, 2026 14:29 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Marca algarvia Apolónia anuncia nova responsável de marketing para reforçar notoriedade, comunicação e posicionamento estratégico

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
  • Discussão no trânsito acaba em tiroteio e deixa dois homens em estado grave
    Discussão no trânsito acaba em tiroteio e deixa dois homens em estado grave
  • Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados
    Sismo de magnitude 3,5 registado perto de Sagres sem danos reportados

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal