Foi aprovada na última Reunião do Executivo Municipal de Lagos a comparticipação do município no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) para a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.
O PART tem como objetivo combater os efeitos nocivos para o ambiente e sociedade associados à mobilidade, nomeadamente congestionamento, emissão de gases de efeito de estufa, poluição atmosférica, ruído, consumo de energia e exclusão social. Nesse sentido, este programa visa atrair passageiros para o transporte público, apoiando as Autoridades de Transporte no ajustamento tarifário e da oferta, tendo também como perspetiva a coesão territorial.
A AMAL é a entidade responsável pela gestão deste programa no Algarve, cabendo a cada um dos 16 municípios a comparticipação com um valor que vem reforçar a verba transferida pelo Fundo Ambiental. A aplicação do PART 2020 no Algarve incluiu os operadores EVA Transportes S.A., Frota Azul Algarve Lda. e CP – Comboios de Portugal E.P.E., tendo em vista a redução tarifária dos passes nestes transportes rodoviários e ferroviários.
A comparticipação do município no PART foi feito através da transferência de 7509,14 euros para a AMAL.