Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Legislativas 2022, Política

PSD vs PAN. No último debate, Inês tirou a Rio um empate (15JAN: notas e análises dos comentadores Expresso)

O duelo final foi mais quente do que se previa, com Inês Sousa Real a vincar muitas diferenças face ao PSD. No fim, os comentadores Expresso dão nota de debate equilíbrado.

01:08 16 Janeiro, 2022 01:09 16 Janeiro, 2022 | Expresso
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Inês Sousa Real esteve ao ataque e deixou divididos os comentadores do Expresso. Contas feitas, há um empate técnico, com uma diferença de um ponto apenas. Veja como se repartiram as análises

João Vieira Pereira
Inês Sousa Real 2 – Rui Rio 4

Depois de tantos debates já não há paciência para as não respostas de Inês Sousa Real sobre um possível acordo com o PS ou sobre o imposto sobre os combustíveis. Em todas as hipóteses que teve em vários debates nunca deu uma resposta, fugiu sempre às duas perguntas o que diz muito sobre si… Continuando… a líder do PAN entrou ao ataque sobre o fim dos debates quinzenais no Parlamento acusando o PSD de apoiar uma espécie de ataque à democracia, Rio respondeu, bem, que se é isso que representa mais democracia então basta instituir debates semanais… Sousa Real continuou ao ataque sobre Rui Rio na política florestal ou sobre a localização do aeroporto de Lisboa. Por sua vez o líder do PSD jogou à defesa numa clara tentativa de não querer hostilizar o PAN. A argumentação de Rui Rio foi fraca até entrar na temática fiscal.

Cristina Figueiredo
Rui Rio 7 – Inês Sousa Real 7

Foi viva mas civilizada a troca de pontos de vista entre dois partidos que, como sublinhou Rui Rio, estão “abertos à negociação” entre si. Inês Sousa Real chegou ao seu último frente-a-frente em muito melhor forma do que no início desta longa maratona. Voltou a ficar claro que ganhe o PS ou PSD as eleições, a porta-voz do PAN estará disponível para conversar com qualquer deles, aproveitando estes minutos de debate com o líder do PSD para lhe deixar bem identificadas quais as linhas vermelhas dessa eventual negociação. Fica a dúvida se essa “clareza na indefinição” (de apoio aos dois partidos de um “bloco central” que começou por criticar) lhe dá mais votos do que os que lhe retira.

Eunice Lourenço 
Rui Rio 6 – Inês Sousa Real 6

Não concordam em quase nada, mas admitem conversar sobre quase tudo. Um bom princípio democrático, mesmo quando começam logo por discordar sobre o funcionamento da Assembleia da República. Rui Rio considera que os debates quinzenais que Inês Sousa Real quer recuperar são uma “berraria” e “um espetáculo mediático” que não aceita recuperar. 

Inês Sousa Real, apesar de pôr sempre a sua “cassete” independentemente da pergunta que lhe é feita, esteve bem a defender as suas bandeiras e a rebater os argumentos do presidente do PSD em matéria de impostos e de floresta. Rio foi firme no seu condicionamento da descida de impostos ao crescimento económico e pragmático na defesa do eucalipto. Um bom debate a terminar esta maratona.

Martim Silva
Rui Rio 6 – Inês Sousa Real 5

Ao fim de duas semanas e de uma longa maratona de frente a frente televisivos (foram 30 com o desta noite, e seis não se realizaram por causa da recusa dos comunistas, senão seriam 36), aos líderes do PSD e do PAN coube a tarefa de encerrar este ciclo.

Uma discussão civilizada em que o principal foco de interesse era perceber até que ponto as pontes e possibilidades de entendimento entre as duas forças, num cenário pós-eleitoral, são possíveis. 

E a verdade é que depois de ouvir Rio e Sousa Real se percebe que apesar do mundo que os divide (caça, touradas, pesca, eucaliptos, etc, etc) não parecem existir aqui muros totalmente intransponíveis em caso de necessidade (por exemplo, para aprovar orçamentos, como aconteceu nos últimos anos). E Inês Sousa Real foi clara ao dizer que para o seu partido o que interessa é o avanço da causa animal e ambiental e que tanto faz qual é a cor do partido que governa o país.

A discussão de hoje foi, e tem sido muitas vezes assim nos debates com pequenos partidos, marcada pelos temas que a força com menor expressão eleitoral traz. Com isso beneficiou Inês Sousa Real.

O ponto menos positivo para Rio foi a defesa acérrima que continua a fazer do fim dos debates quinzenais do primeiro-ministro com os deputados no Parlamento, dizendo que assim se ganha eficácia na governação e não se perde escrutínio da AR ao Executivo.

David Dinis
Rui Rio 4 – Inês Sousa Real 6

Inês de Sousa Real partiu para o debate com Rui Rio com uma nuvem sobre a cabeça: seria o PAN um parceiro para o PSD ou só para o PS? 

No debate final, a líder do PAN nunca deixou uma resposta cabal, mas passou todo o debate a fazer críticas a Rui Rio e ao seu programa.

Debates quinzenais, petições populares, novas regras de contratação pública (nestes três pontos, sempre a par do próprio PS). Também a plantação de eucaliptos que está nas propostas de Rio, a mudança de tutela da defesa dos animais, a pressão para reduzir já o IRS ou o apoio ao novo aeroporto em Alcochete. Contadas só assim, foram sete críticas, pondo Rio muito à defesa.

O líder social-democrata não fez igual. Deixou leve referência ao que classificou como linhas vermelhas (“na pesca, na caça, nas touradas”), mas também deixou concordâncias — as críticas às PPP rodoviárias e mais “algumas coisas interessantes” na Saúde que disse ter visto no programa do PAN (e que não teve tempo de concretizar no debate, mas que detalhou à saída da RTP ser sobre a “medicina preventiva”). 

A verdade é que Rio, que só pareceu o mesmo de quinta-feira na questão dos impostos, pareceu um líder sem vontade de cortar pontes. Se isto era expectável, mais estranho é que Rui Rio tenha discutido (como quem negoceia) questões como os eucaliptos ou o fim da isenção de impostos às grandes empresas poluidoras, mas tenha sido liminarmente intransigente na defesa do fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro. 

Estranho é dizer pouco: Rio, que é candidato a deputado e candidato a primeiro-ministro, disse que o Parlamento está degradado e que os debates com o chefe de Governo servem para “perder uma tarde inteira e o dia anterior a preparar” e para “fazer espetáculo”. Admito que seja popular, mas é triste que, em vez de querer mudar esse estado que vê no Parlamento, qualificando-o e tornando os debates realmente fiscalizadores, Rui Rio prefira cortar-lhe a voz. Pior que aqui, só mesmo com Ventura.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

×
Publicidade
Lifestyle, Nacional

Aeroportos portugueses alertam: estes são os objetos ‘barrados’ todos os dias no raio-X

16:20 21 Maio, 2025 16:17 21 Maio, 2025 | POSTAL

O controlo de segurança nos aeroportos é uma etapa obrigatória e rigorosa e existem vários objetos que são 'barrados' diariamente

Algarve

Dois militares da GNR detidos em Tavira após investigação interna

10:35 21 Maio, 2025 10:41 21 Maio, 2025 | POSTAL

GNR deteve dois militares em Tavira após indícios de condutas ilegais, com abuso de autoridade e força indevida

Auto

Adeus carta de condução? Conheça a idade máxima para continuar a conduzir

11:05 21 Maio, 2025 07:37 21 Maio, 2025 | POSTAL

Aos 17 anos e meio, muitos iniciam a formação para a carta de condução, embora só possam conduzir sozinhos aos 18. Mas será que existe idade máxima para continuar conduzir? Saiba agora

Economia, Lifestyle, Mundo

Uma ‘tartaruga’ com capacidade para 60.000 pessoas: saiba quanto vai custar o maior barco do mundo

11:50 20 Maio, 2025 13:15 20 Maio, 2025 | POSTAL

Esta cidade flutuante com jardins, hotéis e centro comercial pode estar prestes a tornar-se realidade, e terá forma de tartaruga. Saiba mais

Lifestyle, Saúde

‘Dá’ anos de vida e cultiva-se às toneladas no Algarve: esta é a fruta de eleição dos cardiologistas e é ‘ouro’ para o coração

13:00 21 Maio, 2025 12:48 21 Maio, 2025 | POSTAL

Esta fruta, rica em gorduras boas, está a conquistar os cardiologistas, e talvez venha a ganhar lugar na sua cozinha também

Economia, Lifestyle

Faz isto depois de cozinhar? Multas podem chegar aos 20.000€ para gesto ‘inocente’ de muitos portugueses

17:40 21 Maio, 2025 17:57 21 Maio, 2025 | POSTAL

Um hábito comum está na origem de multas que podem chegar aos 20 mil euros. Apesar de parecer inofensivo, este gesto tem sérias consequências

Auto, Europa

Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis

21:33 18 Maio, 2025 21:01 18 Maio, 2025 | POSTAL

Recentemente, foi avistado numa estrada francesa um sinal de trânsito de cor verde que gerou algum debate entre os espanhóis. Saiba mais acerca do mesmo

Lifestyle, Mundo

Para quando em Portugal? Este McDonald’s ‘trancou’ a porta a ‘menores’ e deixa alerta aos clientes

19:00 21 Maio, 2025 15:48 21 Maio, 2025 | POSTAL

McDonald’s implementa medida inédita e proíbe a entrada de menores neste restaurante, gerando polémica e atenção internacional

Nacional

Vídeos de Ventura criticando ciganos motivam inquérito do Ministério Público

12:24 21 Maio, 2025 12:26 21 Maio, 2025 | POSTAL

Declarações de Ventura sobre ciganos motivam queixa de 10 associações; MP confirma abertura de inquérito por possível crime

Algarve, Cultura, Economia

Três dias de festa, marisco e música no Festival do Perceve em Vila do Bispo

09:53 21 Maio, 2025 09:55 21 Maio, 2025 | POSTAL

HMB, Festa M80 e Maninho animam mais uma edição do Festival do Perceve, o ex-líbris gastronómico de Vila do Bispo

Algarve, Cultura

Dia Mundial da Criança com festa para 1.500 alunos no Parque de Feiras em Tavira

09:20 21 Maio, 2025 09:11 21 Maio, 2025 | POSTAL

Alunos do pré-escolar e 1.º ciclo vão celebrar o Dia da Criança em Tavira com atividades pensadas para socializar e brincar

Europa, Lifestyle

Conheça o “país mais barato da Europa” com praias paradisíacas e onde pode comer por 5€ e dormir por 10€

13:15 20 Maio, 2025 15:16 20 Maio, 2025 | POSTAL

Milhares de turistas de todo o mundo visitam todos os anos o "país mais barato da Europa", pelas suas praias paradisíacas e preços considerados bastante acessíveis

Economia

Quer reformar-se mais cedo? Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses

20:28 19 Maio, 2025 22:47 19 Maio, 2025 | POSTAL

É necessário ter consistência para se poder reformar mais cedo. Saiba agora qual é o montante que deve poupar todos os meses para o conseguir

Algarve, Nacional, Postal

POSTAL sobe ao 7.º lugar no ranking nacional de audiências digitais

13:39 19 Maio, 2025 06:02 21 Maio, 2025 | POSTAL

Jornal POSTAL reforça posição entre os grandes: alcançou 2.316.336 indivíduos, correspondentes a 27% do universo nacional digital auditado pela Marktest

Lifestyle

Nem forno nem frigorífico: este eletrodoméstico é o ‘culpado’ dos gastos de eletricidade na sua cozinha

13:50 19 Maio, 2025 13:48 19 Maio, 2025 | POSTAL

Apesar da sua eficiência, este é apontado como o eletrodoméstico mais gastador da cozinha. Um uso consciente pode evitar surpresas na fatura

Algarve, Lifestyle

Descubra a vila de pescadores no Algarve que tem casas “amontoadas” e um castelo a separar duas praias

16:30 20 Maio, 2025 09:46 21 Maio, 2025 | POSTAL

Nesta vila situada no Algarve, o desenvolvimento urbano cede lugar à tradição e ao quotidiano da pesca artesanal

Lifestyle, Nacional

Aeroportos portugueses alertam: estes são os objetos ‘barrados’ todos os dias no raio-X

16:20 21 Maio, 2025 16:17 21 Maio, 2025 | POSTAL

O controlo de segurança nos aeroportos é uma etapa obrigatória e rigorosa e existem vários objetos que são 'barrados' diariamente

Algarve

Dois militares da GNR detidos em Tavira após investigação interna

10:35 21 Maio, 2025 10:41 21 Maio, 2025 | POSTAL

GNR deteve dois militares em Tavira após indícios de condutas ilegais, com abuso de autoridade e força indevida

Auto

Adeus carta de condução? Conheça a idade máxima para continuar a conduzir

11:05 21 Maio, 2025 07:37 21 Maio, 2025 | POSTAL

Aos 17 anos e meio, muitos iniciam a formação para a carta de condução, embora só possam conduzir sozinhos aos 18. Mas será que existe idade máxima para continuar conduzir? Saiba agora

Economia, Lifestyle, Mundo

Uma ‘tartaruga’ com capacidade para 60.000 pessoas: saiba quanto vai custar o maior barco do mundo

11:50 20 Maio, 2025 13:15 20 Maio, 2025 | POSTAL

Esta cidade flutuante com jardins, hotéis e centro comercial pode estar prestes a tornar-se realidade, e terá forma de tartaruga. Saiba mais

Lifestyle, Saúde

‘Dá’ anos de vida e cultiva-se às toneladas no Algarve: esta é a fruta de eleição dos cardiologistas e é ‘ouro’ para o coração

13:00 21 Maio, 2025 12:48 21 Maio, 2025 | POSTAL

Esta fruta, rica em gorduras boas, está a conquistar os cardiologistas, e talvez venha a ganhar lugar na sua cozinha também

Economia, Lifestyle

Faz isto depois de cozinhar? Multas podem chegar aos 20.000€ para gesto ‘inocente’ de muitos portugueses

17:40 21 Maio, 2025 17:57 21 Maio, 2025 | POSTAL

Um hábito comum está na origem de multas que podem chegar aos 20 mil euros. Apesar de parecer inofensivo, este gesto tem sérias consequências

Auto, Europa

Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis

21:33 18 Maio, 2025 21:01 18 Maio, 2025 | POSTAL

Recentemente, foi avistado numa estrada francesa um sinal de trânsito de cor verde que gerou algum debate entre os espanhóis. Saiba mais acerca do mesmo

Lifestyle, Mundo

Para quando em Portugal? Este McDonald’s ‘trancou’ a porta a ‘menores’ e deixa alerta aos clientes

19:00 21 Maio, 2025 15:48 21 Maio, 2025 | POSTAL

McDonald’s implementa medida inédita e proíbe a entrada de menores neste restaurante, gerando polémica e atenção internacional

Nacional

Vídeos de Ventura criticando ciganos motivam inquérito do Ministério Público

12:24 21 Maio, 2025 12:26 21 Maio, 2025 | POSTAL

Declarações de Ventura sobre ciganos motivam queixa de 10 associações; MP confirma abertura de inquérito por possível crime

Algarve, Cultura, Economia

Três dias de festa, marisco e música no Festival do Perceve em Vila do Bispo

09:53 21 Maio, 2025 09:55 21 Maio, 2025 | POSTAL

HMB, Festa M80 e Maninho animam mais uma edição do Festival do Perceve, o ex-líbris gastronómico de Vila do Bispo

Algarve, Cultura

Dia Mundial da Criança com festa para 1.500 alunos no Parque de Feiras em Tavira

09:20 21 Maio, 2025 09:11 21 Maio, 2025 | POSTAL

Alunos do pré-escolar e 1.º ciclo vão celebrar o Dia da Criança em Tavira com atividades pensadas para socializar e brincar

Europa, Lifestyle

Conheça o “país mais barato da Europa” com praias paradisíacas e onde pode comer por 5€ e dormir por 10€

13:15 20 Maio, 2025 15:16 20 Maio, 2025 | POSTAL

Milhares de turistas de todo o mundo visitam todos os anos o "país mais barato da Europa", pelas suas praias paradisíacas e preços considerados bastante acessíveis

Economia

Quer reformar-se mais cedo? Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses

20:28 19 Maio, 2025 22:47 19 Maio, 2025 | POSTAL

É necessário ter consistência para se poder reformar mais cedo. Saiba agora qual é o montante que deve poupar todos os meses para o conseguir

Algarve, Nacional, Postal

POSTAL sobe ao 7.º lugar no ranking nacional de audiências digitais

13:39 19 Maio, 2025 06:02 21 Maio, 2025 | POSTAL

Jornal POSTAL reforça posição entre os grandes: alcançou 2.316.336 indivíduos, correspondentes a 27% do universo nacional digital auditado pela Marktest

Lifestyle

Nem forno nem frigorífico: este eletrodoméstico é o ‘culpado’ dos gastos de eletricidade na sua cozinha

13:50 19 Maio, 2025 13:48 19 Maio, 2025 | POSTAL

Apesar da sua eficiência, este é apontado como o eletrodoméstico mais gastador da cozinha. Um uso consciente pode evitar surpresas na fatura

Algarve, Lifestyle

Descubra a vila de pescadores no Algarve que tem casas “amontoadas” e um castelo a separar duas praias

16:30 20 Maio, 2025 09:46 21 Maio, 2025 | POSTAL

Nesta vila situada no Algarve, o desenvolvimento urbano cede lugar à tradição e ao quotidiano da pesca artesanal

Últimas

  • Adeus batatas estragadas: este é a melhor forma de manter este alimento ‘fresco’ durante mais tempo
    Adeus batatas estragadas: este é a melhor forma de manter este alimento ‘fresco’ durante mais tempo
  • Para quando em Portugal? Este McDonald’s ‘trancou’ a porta a ‘menores’ e deixa alerta aos clientes
    Para quando em Portugal? Este McDonald’s ‘trancou’ a porta a ‘menores’ e deixa alerta aos clientes
  • Leme lança novo perfume em Lagos inspirado no nascimento do Infante D. Henrique
    Leme lança novo perfume em Lagos inspirado no nascimento do Infante D. Henrique
  • Milhares correm pelas ruas de Albufeira na 10.ª edição da Night Run
    Milhares correm pelas ruas de Albufeira na 10.ª edição da Night Run
  • “Museu de Lagos Digital” facilita consulta online a peças e documentos
    “Museu de Lagos Digital” facilita consulta online a peças e documentos
  • Armação de Pêra recebe mostra de Pedro Noel da Luz sobre a arte xávega
    Armação de Pêra recebe mostra de Pedro Noel da Luz sobre a arte xávega
  • Mercadona abre duas novas lojas em Portugal e está a recrutar para várias áreas: salários podem chegar aos 1.400€/mês
    Mercadona abre duas novas lojas em Portugal e está a recrutar para várias áreas: salários podem chegar aos 1.400€/mês

Opinião

  • Bilhete Postal: Memória de Mário Soares perpetuada em Brasília | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Memória de Mário Soares perpetuada em Brasília | Por Eduardo Costa
  • Chamaram-lhes burros. Eles responderam nas urnas: A ascensão do Chega | Por Taras Bulka
    Chamaram-lhes burros. Eles responderam nas urnas: A ascensão do Chega | Por Taras Bulka
  • Portugal e a Europa a assistir a um colapso da Democracia | Por Gabriela Cruz
    Portugal e a Europa a assistir a um colapso da Democracia | Por Gabriela Cruz
  • Uma crónica de (des)amores | Por Adriana Martins
    Uma crónica de (des)amores | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Chamaram-lhes burros. Eles responderam nas urnas: A ascensão do Chega | Por Taras Bulka
    Chamaram-lhes burros. Eles responderam nas urnas: A ascensão do Chega | Por Taras Bulka
  • Portugal e a Europa a assistir a um colapso da Democracia | Por Gabriela Cruz
    Portugal e a Europa a assistir a um colapso da Democracia | Por Gabriela Cruz
  • Ainda dá tempo para participar. Inscrições do III Concurso de Fotografia LIXARTE prolongadas até  27 de maio
    Ainda dá tempo para participar. Inscrições do III Concurso de Fotografia LIXARTE prolongadas até 27 de maio
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal