A seguinte declaração de apoio a Ekrem İmamoğlu, Presidente da Câmara Municipal de Istambul, foi originalmente preparada pela cidade de Paris por iniciativa da Presidente da Câmara Anne Hidalgo: Ricardo Rio Presidente da Câmara Municipal de Braga, Cidade Capital da Cultura em Portugal.
Nós, autarcas europeus, condenamos com a maior veemência possível a detenção do nosso colega Ekrem Imamoğlu, Presidente da Câmara Municipal de Istambul, e dos eleitos locais da Turquia.
Denunciamos a sua prisão arbitrária e manifestamos a nossa profunda preocupação com esta situação e com os repetidos ataques aos direitos fundamentais e às liberdades municipais na Turquia. Estas detenções, juntamente com a pressão constante exercida sobre os eleitos locais, marcam uma nova etapa na violação dos princípios democráticos na Turquia.
Eleito democraticamente, Ekrem Imamoğlu simboliza a esperança num futuro baseado no pluralismo, na justiça e no respeito pelas liberdades fundamentais.
Por conseguinte, apelamos às autoridades turcas para que:
- Libertar imediatamente o Presidente da Câmara de Istambul e os políticos da oposição detidos por razões políticas;
- Pôr fim aos processos judiciais, às pressões políticas e aos ataques às liberdades locais;
- Garantir o respeito pelas liberdades democráticas e pelos direitos humanos na Turquia.
De um modo mais geral, apelamos às instituições europeias para que tomem medidas imediatas para garantir a libertação do nosso colega e tomem todas as medidas necessárias para garantir o respeito pelo Estado de direito na Turquia.
Nesta provação, gostaríamos de expressar a nossa solidariedade para com o povo de Istambul e para com todos aqueles que, na Turquia, estão preocupados com o destino do nosso colega.
Edição e adaptação de João Palmeiro com Eurocities
Leia também: Cidades europeias* unem-se para impulsionar um futuro digital para todos | Por João Palmeiro