Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

OPINIÃO de Macário Correia: Pego do Inferno – um monumento natural abandonado

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Nasci em casa, tal como os meus antepassados em várias gerações ali á beira da ribeira da Asseca. Conheço o Pego do Inferno de vivência diária de toda a vida e do que ouvi de memórias dos meus vizinhos e familiares de há quase…

10:03 25 Junho, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Macário Correia, ex-presidente das Câmaras de Tavira e de Faro (Foto arquivo D.R.)

Nasci em casa, tal como os meus antepassados em várias gerações ali á beira da ribeira da Asseca. Conheço o Pego do Inferno de vivência diária de toda a vida e do que ouvi de memórias dos meus vizinhos e familiares de há quase dois séculos.

Nos últimos anos ando por ali várias vezes ao dia, gerindo terrenos nas margens das ribeiras, por isso sou guia turístico em diálogo com gente de todo o lado. Já vi ali viaturas desde a Suécia até á Argélia, mas com dominante de Espanha, França e Alemanha.

Nos dias de verão e fins-de-semana já ali contei 130 viaturas estacionadas em caminhos, terrenos e hortas. E em cada dia se renovam 4 a 5 vezes os visitantes, com estadias médias de 1-2 horas. São cerca de 1000 pessoas dia no verão e umas 50 a 60 nos piores dias de inverno.

Não há no Algarve nenhum outro monumento natural tão visitado. E no concelho de Tavira este local é seguramente mais procurado do que qualquer museu ou exposição.

A ribeira da Asseca, corre pelo Barrocal do sul de S. Brás de Alportel até ao Pego do Inferno, onde aflui á Ribeira do Alportel, proveniente esta da aba sul da serra do Caldeirão desde o Barranco do Velho. Depois seguem juntas para a Ria Formosa, atravessando a cidade de Tavira ao meio, em sereno curso entre os pomares e canaviais da Asseca, seja com o nome de Séqua ou de Gilão.

O Pego do Inferno é a ultima cascata e a maior nos saltos da ribeira nos seus últimos três quilómetros. Ali do alto de 20 metros, quando a ribeira corre, temos um soberbo panorama do rochedo calcário para o grande pego, que nunca secou e onde nos anos 35 e 45 do século passado se fez um caminho em caracol para os carros de bois irem buscar água que escasseava lá no fundo.

Há quase 20 anos o Municipio de Tavira fez ali um parque de estacionamento, um parque de merendas em terrenos que comprou e criou escadas, passadiços panorâmicos e uma ponte, com o acordo escrito e assinado pelos proprietários dos terrenos marginais.

“Não deixemos o Pego do Inferno ao abandono” – (Foto D.R. enviada por Macário Correia)

Em julho de 2012, por desleixo na coordenação do combate ao famoso fogo da Catraia que ali chegou, infelizmente quase tudo ardeu.

Durante cinco anos nada mais aconteceu, a não ser serem retiradas as placas direcionais das estradas que conduzem ao Pego. Mas quem retirou as placas esqueceu-se de apagar o Pego dos mapas eletrónicos dos telemóveis de toda agente. Puro lapso, estamos em crer.

Em 2017 surgiu uma placa a anunciar obras de renaturalização, mas o que se viu foi apenas o desmantelar da ponte cuja estrutura estava intacta, apenas o revestimento tinha ardido. Era mais barato reparar a ponte do que removê-la, mas foi essa a decisão. E nada mais aconteceu.

O mesmo movimento de pessoas, carros e telemóveis com aplicações e eu e os vizinhos a informar os visitantes a todo o instante. Mas dia 22 de junho ao final da tarde novo incêndio, ardendo o que tinha sobrado do fogo de 2012. Aparentemente um piquenique ou uns cigarros, ou até pior maldade, talvez.

E agora?

Poderia ficar no silêncio, mas acho que isso não se adequa às circunstâncias. Cruzar os braços e esperar que os canaviais cresçam, o que é rápido, não pode ser.

Entristece-me o abandono a que o Pego foi votado. Cerca de 100 mil visitantes ano, merecem muito respeito. Sei que alguns leitores ficam admirados com este número e até o colocam em causa, mas a realidade é a que digo e sei inquestionavelmente.

As pessoas merecem um acesso digno, com segurança, com informação organizada, com limpeza e vigilância do local, com um quiosque com bebidas frescas, com bancos de descanso e com respeito pela natureza. Isto é possível e já foi assim. E digo mais, sei que cada visitante até está disposto a contribuir monetariamente para a qualidade do local, não tenho duvida nenhuma. O que digo é que é possível ter um espaço digno, sem despesa pública permanente, bem pelo contrário, pode dar receita com saldo positivo, incluindo um guia-vigilante presente.

Isto num monumento geológico e hídrico cársico, associado aos açudes romanos, aos moinhos da Rocha (três azenhas de moenda de cereais), na falha rochosa que separa o barrocal da serra, que separa freguesias de Tavira e que se centra no reguengo real que abastecia a cidade há milénios. Como pode ser rica e culta esta visita.

Não deixemos o Pego do Inferno ao abandono. Saibamos ter orgulho no que a natureza ali fez e respeitemos tantos milhares de visitantes.

Entre o desleixo a coragem só há um caminho certo.

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve Economia

Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA

17:30 3 Junho, 2026 17:33 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Prémio foi entregue durante a conferência dedicada à Fileira do Vinho, promovida pelo NERA e centrada na inovação regional

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve, Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Algarve, Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve, Economia

Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA

17:30 3 Junho, 2026 17:33 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Prémio foi entregue durante a conferência dedicada à Fileira do Vinho, promovida pelo NERA e centrada na inovação regional

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Últimas Notícias

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA
    Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA
  • Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas
    Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas
  • Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60
    Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60
  • Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo
    Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal