Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ANDREA MOURA, Formadora | Foto DR
Opinião

Gratidão | Por Andrea Moura

“Ser gratos(as), sentir e manifestar gratidão, é algo que podemos alimentar e cultivar diariamente, pois é dos sentimentos mais plenos e positivos que podemos sentir”

07:30 22 Dezembro, 2025 19:33 19 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Se procurássemos num dicionário, certamente o termo gratidão ou gratitude, seriam definidos como um sentimento ou emoção, positiva e como um modo de reconhecimento duma boa ação duma pessoa para outra.

E é verdade, de facto agradecemos quando alguém nos ajuda perante uma necessidade que nós temos.

Atualmente, muito se fala sobre o facto de ‘sermos gratos(as)’ e a influência que isso pode ter na criação dum estado de bem-estar mais favorável, assim como no nosso desenvolvimento pessoal, espiritual/ energético e de consciência.

Para mim, o termo gratidão e a emoção em si mesma, é poderosíssima, e sermos gratos(as) por tudo o que acontece na nossa vida, acredito ser um estado de consciência mais aberta, mais ativa e equilibrada, com o qual poderemos enfrentar mais facilmente os desafios da vida.

Há quem consiga até ser grato(a) por experiências menos boas, porque até dela aprendeu algo, ou conseguiu perceber qual a lição que dela podia retirar.

Há um ditado na minha terra que diz :“no hay mal que por bien no venga”, que em síntese, resume essa filosofia de vida onde, se acredita que nada é por acaso, e que no fim de contas, até aquilo que foi menos bom, acabou por deixar um aprendizado. Talvez nem que seja só para finalmente perceber o que é que não se quer, mesmo não sabendo o que é que se quer.

Faz sentido?

Para mim faz, pois já passei por algumas experiências onde o rumo da minha vida estava confuso, e era difícil de perceber o que queria, no entanto tentava diferentes vias para chegar a um fim minimamente promissor.

Nalguns casos foram experiências boas e outras nem tanto, porém, estas últimas fizeram com que ‘ajustasse’ meu percurso e aprendi que pelo menos por aí, não queria ir.

Então, porque não simplificar um pouco a vida e enchermos cada dia com momentos de plenitude? Que, pode ser sentida, por exemplo, através da gratidão pelo simples facto de termos a oportunidade de encontrar nos detalhes do dia a dia aquela alegria inocente de quando éramos crianças.

Agradecer pelo que temos, amamos e criamos, e também por aquelas reviravoltas que as vezes acontecem pois, ao meu ver, é um ato de humildade, porque elas mesmas poderão ser parte da mudança que tanto ambicionamos.

Talvez para elucidar-vos mais vou dar-vos um exemplo meu.

Dediquei alguns anos da minha vida a um trabalho que eu gostava muito, sentia-me muito bem executando aquela profissão, no entanto um dia o exercício desse trabalho entrou em ‘conflito’ com outros objetivos de vida e tive de tomar uma decisão muito difícil, e escolher qual ia deixar. Foi então que deixei o trabalho.

Após este episódio, durante muito tempo parecia que estava à deriva, saltitava de trabalho em trabalho, em nenhum estava confortável nem contente, ao ponto de deixar mesmo de trabalhar e ser-me diagnosticada uma depressão.

Nunca pensei que isso fosse possível de me acontecer, mas aconteceu. Quando finalmente recuperei, vi com outros olhos as minhas prioridades, e embora não tivesse muito certo o que queria fazer da minha vida, havia umas quantas certezas do que é que, definitivamente, não queria.

Hoje em dia, e já tendo passado algum tempo, consigo ser grata por tudo isso que me aconteceu, pois assim pude pôr alguns ‘pontos nos is’ a mim mesma.

E reconheço a importância que estes episódios, assim, como tantos outros, tiveram na minha evolução e crescimento não só psicológico, senão também afetivo e espiritual.

É por isso que acredito no poder que a gratidão pode ter sobre a nossa mudança de perspetiva e prioridades, fornecendo-nos a chance de evoluirmos na nossa jornada.

Ser gratos(as), sentir e manifestar gratidão, é algo que podemos alimentar e cultivar diariamente, pois é dos sentimentos mais plenos e positivos que podemos sentir, quando realmente vem de dentro, do coração, da alma, da energia que nos nutre e nos impulsiona para o melhor de nós.

Sentirmos e praticarmos essa gratidão regularmente influenciará a nossa energia vital, a nossa vibração na conexão connosco e com os(as) outros(as) que nos rodeiam.

O nosso olhar sobre o mundo e sobre nós muda.

Cada um(a) tem o seu percurso, a sua forma e visão sobre a vida e aquilo que deseja fazer com ela, eu só sei aquilo que a mim compete e partilho desde aqui a minha experiência, a minha interpretação do que tenho vivido, no intuito de que a vida possa ser vivida mais levemente, mais livremente por todos(as) e cada um(a).

Gratidão!

Leia também: Ocupar-se ou (pre)ocupar-se? | Por Andrea Moura

Cabos elétricos. Crédito: Freepik
Nacional

E-Redes avisa: é a esta distância que deve ficar se vir linhas elétricas ou cabos soltos na via pública (e não são 5 metros)

20:30 2 Fevereiro, 2026 18:47 2 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Na sequência dos efeitos da depressão Kristin, a E-REDES lançou uma campanha de sensibilização para prevenir riscos elétricos e lembra uma regra essencial

Algarve

Homem de 71 anos detido por abusos sexuais em Monchique

06:44 3 Fevereiro, 2026 06:53 3 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

PJ detém homem de 71 anos em Monchique por suspeita de abusos sexuais sobre mulher com incapacidade intelectual

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frentes atlânticas ativas a caminho de Portugal: estes serão os dias da semana com mais chuva e nestas regiões pode ‘cair’ em poucos dias o equivalente a um mês

06:00 3 Fevereiro, 2026 15:56 2 Fevereiro, 2026 | João Luís

Várias frentes atlânticas vão manter a chuva intensa em Portugal nos próximos dias. Há regiões onde os acumulados podem atingir valores típicos de um mês inteiro

Rua sob tempestade intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depressão atlântica ‘ataca’ Portugal: ventos extremos e chuva intensa vão atingir estas regiões muito em breve

16:00 2 Fevereiro, 2026 14:13 2 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Ventos fortes, chuva intensa e neve vão atingir várias regiões de Portugal, com destaque para algumas regiões

Algarve Economia

Enfermeiros do Algarve vencem batalha salarial no Supremo Tribunal de Justiça

16:20 2 Fevereiro, 2026 16:19 2 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Quase 300 enfermeiros do Algarve com contrato individual viram o STJ reconhecer o direito a reposicionamento salarial e retroativos

Colaboradores da área de peixaria da Mercadona. Crédito: Mercadona
Algarve Branded Content Economia Pub

Mercadona chega finalmente ao Algarve e está a contratar: mais de 250 empregos com salários até 21.000€ e contrato efetivo

19:10 2 Fevereiro, 2026 19:12 2 Fevereiro, 2026 | POSTAL

A Mercadona chega ao Algarve, com novas lojas em Faro e Portimão, e oferece salários até 21.000€, até 29 dias de férias e contrato efetivo. Saiba como candidatar-se

Casal de americanos desagradados em Lisboa. Crédito: Foto AI
Nacional Vida & Lazer

“É nojenta às vezes”: família americana expõe o lado negro de viver nesta cidade portuguesa e critica a falta de higiene

20:10 2 Fevereiro, 2026 22:20 2 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento

Uma família americana a viver nos arredores da capital aponta falhas graves ao país, fazendo duras críticas sobre Portugal

Opinião

Luz de Tavira, uma freguesia esquecida pelo Poder Local / Central | Por Carlos Campina Lopes

18:50 2 Fevereiro, 2026 18:47 2 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Refiro alguns dos principais problemas que me preocupam e julgo que devem preocupar todos os habitantes desta Aldeia/Vila, mas que tardam em ser resolvidos"

Opinião Política

Entre Seguro e (a)Ventura, parece ir ganhar a abstenção. Espero que não… | Por Saúl Neves de Jesus

17:20 2 Fevereiro, 2026 17:39 2 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

“Espero que no próximo domingo os portugueses, em particular os Algarvios, vão votar e votem pelo Seguro, em vez de optarem por entrar numa (a)Ventura que tem tudo para não correr bem”

Caixote do lixo em supermercado com garrafa de plástico e moedas a serem lá postos. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal

20:30 1 Fevereiro, 2026 18:56 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento

Deitar garrafas e latas no contentor normal vai fazê-lo gastar mais dinheiro. Saiba a partir de quando entra em vigor o novo sistema e como recuperar o valor pago

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 20:48 1 Fevereiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Cais da ilha da Armona.
Algarve Economia

Estes passageiros passam a pagar mais para aceder a estas ilhas no Algarve: conheça os valores

11:31 2 Fevereiro, 2026 11:31 2 Fevereiro, 2026 | Miguel Frazão

Uma medida já em vigor alterou os preços do transporte fluvial para as ilhas da Ria Formosa, no Algarve, mas apenas para alguns passageiros

Túnel rodoviário subaquático. Crédito: Foto AI
Auto Economia Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

22:57 2 Fevereiro, 2026 00:46 3 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este que é o túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Cabos elétricos. Crédito: Freepik
Nacional

E-Redes avisa: é a esta distância que deve ficar se vir linhas elétricas ou cabos soltos na via pública (e não são 5 metros)

20:30 2 Fevereiro, 2026 18:47 2 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Na sequência dos efeitos da depressão Kristin, a E-REDES lançou uma campanha de sensibilização para prevenir riscos elétricos e lembra uma regra essencial

Algarve

Homem de 71 anos detido por abusos sexuais em Monchique

06:44 3 Fevereiro, 2026 06:53 3 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

PJ detém homem de 71 anos em Monchique por suspeita de abusos sexuais sobre mulher com incapacidade intelectual

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frentes atlânticas ativas a caminho de Portugal: estes serão os dias da semana com mais chuva e nestas regiões pode ‘cair’ em poucos dias o equivalente a um mês

06:00 3 Fevereiro, 2026 15:56 2 Fevereiro, 2026 | João Luís

Várias frentes atlânticas vão manter a chuva intensa em Portugal nos próximos dias. Há regiões onde os acumulados podem atingir valores típicos de um mês inteiro

Rua sob tempestade intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depressão atlântica ‘ataca’ Portugal: ventos extremos e chuva intensa vão atingir estas regiões muito em breve

16:00 2 Fevereiro, 2026 14:13 2 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Ventos fortes, chuva intensa e neve vão atingir várias regiões de Portugal, com destaque para algumas regiões

Algarve, Economia

Enfermeiros do Algarve vencem batalha salarial no Supremo Tribunal de Justiça

16:20 2 Fevereiro, 2026 16:19 2 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Quase 300 enfermeiros do Algarve com contrato individual viram o STJ reconhecer o direito a reposicionamento salarial e retroativos

Colaboradores da área de peixaria da Mercadona. Crédito: Mercadona
Algarve, Branded Content, Economia, Pub

Mercadona chega finalmente ao Algarve e está a contratar: mais de 250 empregos com salários até 21.000€ e contrato efetivo

19:10 2 Fevereiro, 2026 19:12 2 Fevereiro, 2026 | POSTAL

A Mercadona chega ao Algarve, com novas lojas em Faro e Portimão, e oferece salários até 21.000€, até 29 dias de férias e contrato efetivo. Saiba como candidatar-se

Casal de americanos desagradados em Lisboa. Crédito: Foto AI
Nacional, Vida & Lazer

“É nojenta às vezes”: família americana expõe o lado negro de viver nesta cidade portuguesa e critica a falta de higiene

20:10 2 Fevereiro, 2026 22:20 2 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento

Uma família americana a viver nos arredores da capital aponta falhas graves ao país, fazendo duras críticas sobre Portugal

Opinião

Luz de Tavira, uma freguesia esquecida pelo Poder Local / Central | Por Carlos Campina Lopes

18:50 2 Fevereiro, 2026 18:47 2 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Refiro alguns dos principais problemas que me preocupam e julgo que devem preocupar todos os habitantes desta Aldeia/Vila, mas que tardam em ser resolvidos"

Opinião, Política

Entre Seguro e (a)Ventura, parece ir ganhar a abstenção. Espero que não… | Por Saúl Neves de Jesus

17:20 2 Fevereiro, 2026 17:39 2 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

“Espero que no próximo domingo os portugueses, em particular os Algarvios, vão votar e votem pelo Seguro, em vez de optarem por entrar numa (a)Ventura que tem tudo para não correr bem”

Caixote do lixo em supermercado com garrafa de plástico e moedas a serem lá postos. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal

20:30 1 Fevereiro, 2026 18:56 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento

Deitar garrafas e latas no contentor normal vai fazê-lo gastar mais dinheiro. Saiba a partir de quando entra em vigor o novo sistema e como recuperar o valor pago

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 20:48 1 Fevereiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Cais da ilha da Armona.
Algarve, Economia

Estes passageiros passam a pagar mais para aceder a estas ilhas no Algarve: conheça os valores

11:31 2 Fevereiro, 2026 11:31 2 Fevereiro, 2026 | Miguel Frazão

Uma medida já em vigor alterou os preços do transporte fluvial para as ilhas da Ria Formosa, no Algarve, mas apenas para alguns passageiros

Túnel rodoviário subaquático. Crédito: Foto AI
Auto, Economia, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

22:57 2 Fevereiro, 2026 00:46 3 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este que é o túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Últimas Notícias

  • Homem de 71 anos detido por abusos sexuais em Monchique
    Homem de 71 anos detido por abusos sexuais em Monchique
  • Frentes atlânticas ativas a caminho de Portugal: estes serão os dias da semana com mais chuva e nestas regiões pode ‘cair’ em poucos dias o equivalente a um mês
    Frentes atlânticas ativas a caminho de Portugal: estes serão os dias da semana com mais chuva e nestas regiões pode ‘cair’ em poucos dias o equivalente a um mês
  • Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto
    Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto
  • Saiba onde ficam guardados os boletins de voto antecipado até ao dia das eleições
    Saiba onde ficam guardados os boletins de voto antecipado até ao dia das eleições
  • “Nem de graça voltava a voar com a TAP”: o relato ‘desesperante’ de quem ficou sem lugar, perdeu voos e gastou centenas de euros a mais
    “Nem de graça voltava a voar com a TAP”: o relato ‘desesperante’ de quem ficou sem lugar, perdeu voos e gastou centenas de euros a mais
  • E-Redes avisa: é a esta distância que deve ficar se vir linhas elétricas ou cabos soltos na via pública (e não são 5 metros)
    E-Redes avisa: é a esta distância que deve ficar se vir linhas elétricas ou cabos soltos na via pública (e não são 5 metros)

Opinião

  • Luz de Tavira, uma freguesia esquecida pelo Poder Local / Central | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, uma freguesia esquecida pelo Poder Local / Central | Por Carlos Campina Lopes
  • Entre Seguro e (a)Ventura, parece ir ganhar a abstenção. Espero que não… | Por Saúl Neves de Jesus
    Entre Seguro e (a)Ventura, parece ir ganhar a abstenção. Espero que não… | Por Saúl Neves de Jesus
  • O Algarve no mapa político (viagem histórica reinante) | Por Virgílio Machado
    O Algarve no mapa político (viagem histórica reinante) | Por Virgílio Machado
  • Breve reflexão sobre o pensar positivo | Por Andrea Moura
    Breve reflexão sobre o pensar positivo | Por Andrea Moura
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • O seu colega vai saber quanto você ganha? UE lança diretiva da transparência salarial e entrada em vigor está ‘para breve’
    O seu colega vai saber quanto você ganha? UE lança diretiva da transparência salarial e entrada em vigor está ‘para breve’
  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal