Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

Ex-fumadores: vencedores incontestáveis

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Maria Isabel tem 46 anos e é, há nove anos, uma ex-fumadora de mais de 20 cigarros por dia durante cerca de 20 anos. Continua a marcar uma consulta por ano e, em cada consulta, eu continuo a felicitá-la, com grande entusiasmo, por…

14:56 24 Setembro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Maria Isabel tem 46 anos e é, há nove anos, uma ex-fumadora de mais de 20 cigarros por dia durante cerca de 20 anos. Continua a marcar uma consulta por ano e, em cada consulta, eu continuo a felicitá-la, com grande entusiasmo, por ter deixado de fumar em definitivo.

Alfredo Martins, internista
e coordenador do NEDResp

Mas, em cada consulta, ela continua a contar-me que sente muito a falta do cigarro depois do café, depois das refeições, quando conversa com amigos ou familiares, quando se sente mais ansiosa ou pressionada: “E o prazer que sentia com o cigarro na mão, ao acendê-lo, o cheiro a tabaco queimado? Nada substituiu, nem me faz esquecer esse prazer.”

Lembra ainda que quando fumava tinha menos apetite, se sentia mais excitada e bem-disposta e tem a sensação de que o seu intelecto funcionava melhor. Claro que concorda que estes efeitos do tabaco duravam pouco tempo e que precisava de continuar a fumar para que persistissem, e que sentia necessidade de fumar cada vez mais para obter os mesmos efeitos. Também nunca se esqueceu que a fase mais difícil, depois de abandonar o consumo, foram os primeiros dois meses, em que sentiu as consequências da dependência da nicotina motivada pelo hábito prolongado de fumar, praticamente todos os sintomas de abstinência: ânsia de fumar, irritabilidade, aumento do apetite, melancolia, alteração do sono, diminuição da capacidade de raciocínio e de concentração e ansiedade.

Em vários momentos sentiu uma enorme vontade de voltar a fumar. Com ajuda clínica resistiu e não quer voltar a passar por isso. Reconhece a nicotina como uma droga que provoca dependência física, provavelmente tão intensa como a dependência da heroína e da cocaína, o que torna muito difícil suspender o seu consumo, e concorda que se deve considerar a dependência da nicotina uma doença que precisa de ser diagnosticada e tratada.

Mas sabe também que as consequências do consumo do tabaco vão para além da dependência da nicotina, são devidos a outros ingredientes do tabaco e que os principais riscos do consumo do tabaco se manifestam a longo prazo. E lembra que, nove anos depois de deixar de fumar, além de sentir que respira melhor e de já não tossir, o risco de sofrer de enfarte agudo do miocárdio, de acidente vascular cerebral, de cancro da boca, de cancro da garganta, de cancro do esófago, de cancro do pâncreas e de cancro da bexiga já está próximo do risco de quem nunca fumou. Sabe também que o seu risco de morte por cancro do pulmão é agora aproximadamente metade do risco que teria se continuasse a fumar. Sabe que deixou de ter um risco aumentado de infeção respiratória e pneumonia. Também não tem vontade de voltar a contribuir para que todos estes riscos aumentem e por isso não vai voltar a fumar.

Para reforçar as vantagens de não voltar a fumar, nesta altura da consulta voltamos a falar sobre as consequências do consumo do tabaco. O tabaco contribui significativamente para as principais causas de morte no mundo (doença isquémica cardíaca; doença vascular cerebral; doença pulmonar obstrutiva crónica; pneumonia; cancro do pulmão; diabetes mellitus; tuberculose), e mais de metade dos fumadores morrem por doença relacionada com o consumo do tabaco. É conhecido que os fumadores vivem em média menos cerca de 11 anos que os não fumadores e que o seu risco de morrer até aos 60 anos é 6 por cento superior, até aos 70 anos é 15 por cento superior e até aos 80 anos 32 por cento superior ao dos não fumadores.

Fumar aumenta a probabilidade de desenvolver doenças crónicas que prejudicam a qualidade de vida, como doença respiratória crónica (bronquite crónica; enfisema pulmonar; doença pulmonar obstrutiva crónica; bronquiectasias), doença cardiovascular crónica (insuficiência cardíaca; insuficiência arterial periférica), doença cerebral (acidente vascular cerebral; demência), doenças da boca (gengivites; periodontites; cáries; perda de dentes; alteração da coloração dos dentes), osteoporose, diminuição e perda de visão, envelhecimento precoce da pele, redução da fertilidade feminina e impotência. O tabaco aumenta o risco de cancro respiratório (nariz; garganta; pulmão), digestivo (esófago; estômago; pâncreas; fígado; cólon), ginecológico (colo do útero; ovário), urinário (bexiga; próstata; rim; ureter) e da medula óssea.

A história da Maria Isabel e o conhecimento dos efeitos do consumo do tabaco explicam porque é que o tabaco é uma armadilha fatal, mas sobretudo obrigam a que se reconheça a dificuldade que é deixar de fumar, apesar do conhecimento das suas graves consequências, e se valorize a vitória dos ex-fumadores sobre a dependência da nicotina, a grande responsável pela dependência do tabaco. O dia 26 de setembro é, com toda a justiça, o Dia Europeu do Ex-Fumador.

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Algarve Cultura

Cantor tavirense Kássio leva música ao “Domingão” em Quarteira

14:40 12 Junho, 2026 14:34 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira recebe este domingo uma emissão especial do “Domingão”, com atuação do cantor tavirense Kássio.

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Não pagou o IRS a tempo? Fisco explica quando pode pagar um imposto em prestações

15:00 12 Junho, 2026 11:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Autoridade Tributária pode criar automaticamente um plano de pagamento em prestações para dívidas fiscais dentro de certos limites

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 10:52 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves

09:45 12 Junho, 2026 21:07 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Algarve Animais Branded Content Edição Papel Pub

Nova loja Goldpet em Faro aposta em produtos, serviços e aconselhamento personalizado

10:00 12 Junho, 2026 09:35 11 Junho, 2026 | POSTAL

Fundada por Cristóvão Francisco, a Goldpet abriu em Faro e reforça no Algarve a aposta em produtos, serviços e bem-estar animal

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve Cultura

Fernand Viégas apresenta “A Alma” na Biblioteca Municipal de Faro

12:20 12 Junho, 2026 12:21 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Escrito em 1979 nas margens do Ganges, “A Alma” propõe uma viagem interior sobre consciência e espiritualidade

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz

12:30 12 Junho, 2026 20:10 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Europe Direct Algarve

Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas

09:00 12 Junho, 2026 09:08 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CEiiA e Município de Loulé destacam o papel das árvores como infraestrutura essencial para cidades mais resilientes

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Algarve, Cultura

Cantor tavirense Kássio leva música ao “Domingão” em Quarteira

14:40 12 Junho, 2026 14:34 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira recebe este domingo uma emissão especial do “Domingão”, com atuação do cantor tavirense Kássio.

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Não pagou o IRS a tempo? Fisco explica quando pode pagar um imposto em prestações

15:00 12 Junho, 2026 11:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Autoridade Tributária pode criar automaticamente um plano de pagamento em prestações para dívidas fiscais dentro de certos limites

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 10:52 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves

09:45 12 Junho, 2026 21:07 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Algarve, Animais, Branded Content, Edição Papel, Pub

Nova loja Goldpet em Faro aposta em produtos, serviços e aconselhamento personalizado

10:00 12 Junho, 2026 09:35 11 Junho, 2026 | POSTAL

Fundada por Cristóvão Francisco, a Goldpet abriu em Faro e reforça no Algarve a aposta em produtos, serviços e bem-estar animal

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve, Cultura

Fernand Viégas apresenta “A Alma” na Biblioteca Municipal de Faro

12:20 12 Junho, 2026 12:21 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Escrito em 1979 nas margens do Ganges, “A Alma” propõe uma viagem interior sobre consciência e espiritualidade

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz

12:30 12 Junho, 2026 20:10 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Europe Direct Algarve

Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas

09:00 12 Junho, 2026 09:08 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CEiiA e Município de Loulé destacam o papel das árvores como infraestrutura essencial para cidades mais resilientes

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Últimas Notícias

  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Não pagou o IRS a tempo? Fisco explica quando pode pagar um imposto em prestações
    Não pagou o IRS a tempo? Fisco explica quando pode pagar um imposto em prestações
  • Cantor tavirense Kássio leva música ao “Domingão” em Quarteira
    Cantor tavirense Kássio leva música ao “Domingão” em Quarteira
  • Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem
    Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem
  • Atenção ao homem das ‘borlas’: dezenas de pessoas compraram voos a alegado assistente de bordo que está desaparecido
    Atenção ao homem das ‘borlas’: dezenas de pessoas compraram voos a alegado assistente de bordo que está desaparecido
  • Creme para as queimaduras superficiais acaba de ser retirado do mercado após deteção de irregularidade
    Creme para as queimaduras superficiais acaba de ser retirado do mercado após deteção de irregularidade

Opinião

  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
  • A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
    A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
  • Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
    Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal