A Capital Europeia da Cultura, Chemnitz 2025, despedir-se-á do ano do programa este fim de semana com um resultado excecional, o lema “C o Invisível” já não se aplica – Chemnitz* é agora um ponto fixo e visível no mapa da Alemanha, Europa e do mundo.
Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas fizeram parte do ano de título da Cidade de Chemnitz* e dos 38 municípios da região da Capital da Cultura. O “efeito Capital da Cultura” é claramente visível em todo o lado, os visitantes participaram em quase 2.000 eventos no programa Chemnitz 2025, visitaram museus, festivais e concertos. Descobrir o trilho de arte e escultura do PURPLE PATH e explorar os centros de criação. Conhecert pessoas nos pátios das garagens e maravilhármo-nos com “Scream” de Edvard Munch, plantar macieiras, participar em aulas de dança ao ar livre e assistir a exposições recordistas. Chemnitz revelou-se um anfitrião excelente, amigável e profissional para milhares de turistas e também um local popular para congressos, conferências e uma variedade de outros eventos atraídos pelo título de Capital da Cultura. O povo de Chemnitz e da região da Capital da Cultura surpreendeu os seus convidados e a si próprios.
2025 foi um projeto participativo exemplar. O programa do ano da Capital da Cultura surgiu da comunidade urbana e, por isso, é único em comparação com outras Capitais Europeias da Cultura. O povo de Chemnitz e a região da Capital da Cultura formaram novas redes e colaborações entre si e com muitos parceiros europeus que continuarão a existir no futuro. Desde a ópera ao poetry slam, desde a exposição de arte até à competição entre os corpos internacionais de bombeiros juvenis – a cultura é tudo o que liga uma sociedade. Em 2025, Chemnitz e a região da Capital da Cultura demonstraram de forma impressionante como a compreensão, tolerância e respeito mútuo podem crescer através do diálogo e da ação conjunta. Com as muitas oportunidades de participação ativa, o Chemnitz 2025 mostrou como a democracia funciona na prática. As pessoas não permaneceram introspectivas, mas abriram-se à Europa e aprenderam sobre muitas perspetivas diferentes.
O ProgrammeChemnitz 2025 apresentou cerca de 2.000 eventos em 2025, o dobro do esperado no início do ano. Esta baseou-se nas cinco áreas do programa, com um total de 260 projetos que foram ancorados no programa Chemnitz 2025. O foco principal era a participação cidadã e a cooperação internacional. A sociedade civil conseguiu participar ativamente em vários concursos abertos de propostas, resultando em 56 projetos adicionais. Um total de 731 organizações parceiras estiveram envolvidas no programa. Destes, 233 eram parceiros internacionais de 40 países, com os quais 68 projetos foram realizados em conjunto.
Alguns eventos contaram com a presença de um número particularmente grande de pessoas.
A cerimónia de abertura do Chemnitz 2025, a 18 de janeiro de 2025, contou com 80.000 convidados. O Festival do Chapéu teve 105.000 visitantes, o dobro do que em 2024. O festival de arte ibug reportou uma assistência recorde de mais de 38.000 visitantes, quase o dobro do esperado. O Festival de Arte Begehungen também estabeleceu um recorde com 56.000 visitantes. O festival de cultura, música e democracia KOSMOS foi celebrado por 115.000 pessoas, outro recorde de assistência. Light Our Vision teve 86.000 visitantes. O Museu da Indústria de Chemnitz, com a sua exposição especial “Contos de Transformação”, já contava com 100.000 visitantes a 24 de setembro de 2025. Em comparação, houve 62.000 visitantes em 2024 no total. A exposição “Edvard Munch. Angst” no Kunstsammlungen Chemnitz atraiu 84.000 visitantes. Mais de 8.000 corredores participaram na Maratona da Capital Europeia da Cultura em várias distâncias.2. Capital of Culture Region, Makerhubs e PURPLE PATHOo maior projeto sustentável na região Capital of Culture, com os seus 38 municípios parceiros, é o percurso de arte e escultura PURPLE PATH. Com as obras de mais de 60 artistas internacionais, regionais e locais renomados, foi criada uma exposição única de arte contemporânea em espaços públicos da região, ligando Chemnitz à região. O percurso de arte e escultura tornar-se-á uma nova atração turística importante no futuro, e não apenas para amantes de arte.
Nove centros de criação foram criados em Chemnitz e na região da Capital da Cultura como espaços criativos que convidam as pessoas a trabalharem em conjunto e assim se tornam uma força motriz para o turismo criativo sustentável na região.3. Participação e voluntáriosA Capital da Cultura Chemnitz 2025 foi significativamente apoiada pela participação ativa das pessoas da cidade e da região. Quer como voluntários, em projetos artísticos ou em iniciativas de bairro, o compromisso da sociedade civil moldou e enriqueceu o programa.
Mais de 1.300 voluntários contribuíram com cerca de 45.000 horas de voluntariado em 10.000 tarefas e prestaram apoio como embaixadores e nos bastidores. #3000Garagen: O projeto principal apresentou garagens como espaços criativos; 1.000 pessoas participaram nos formatos e trabalharam com 34 artistas internacionais. Iniciativas de Macieiras: Em ações colaborativas, foram plantadas 1.450 macieiras em espaços públicos ao longo de três anos – a base para novos bairros no projeto Living Neighborhood. Microprojetos: 248 microprojetos foram apoiados e implementados. CRIAR. U: 81 jovens desenvolveram os seus próprios projetos para o programa Capital da Cultura; o ponto alto foi o festival Betonblühen em outubro de 2025, com 5.500 visitantes. Dancing Neighbours: Cerca de 100 pessoas com 60 anos ou mais têm participado nos workshops todas as semanas desde maio de 2024.Makers, Business & Arts / Maker Advent: O projeto liga criadores criativos a negócios, arte e turismo. O Maker Advent foi distinguido com o Prémio Alemão de Turismo 2025; Em 2025, 42 workshops e estúdios oferecem um total de 330 eventos práticos. O programa de financiamento “EUJA! “Projetos de Iniciativa para o Ano da Capital da Cultura” tornaram visível a criatividade da sociedade urbana de Chemnitz em 2025. Cerca de 120 projetos foram realizados por cidadãos, associações e iniciativas.
EUJA! como projeto central de iniciativa cívica no ano da Capital da CulturaFinanciamento total: 505.000 eurosOrganizado e financiado por: Cidade de Chemnitz, Chemnitz 2025 gGmbH, Sparkasse Chemnitz e GGG – Grundstücks- und Gebäudewirtschafts-Gesellschaft m.b.H.Variedade de projetos: festivais de música, eventos culturais, participação juvenil, workshops artísticos, novos formatos em áreas de intervenção, eventos em espaços públicosAs áreas de intervenção estão entre os projetos participativos mais visíveis da Capital de Ano da cultura. A sua concretização não teria sido possível sem a participação ativa dos residentes de Chemnitz. Em todos os distritos e localidades da cidade, foi tomada uma decisão conjunta sobre quais locais deveriam ser redesenhados.
Através destes projetos, a Capital da Cultura foi trazida diretamente para os bairros das pessoas e permanecerá presente para além do ano do título. Em cada uma das oito áreas das plataformas dos cidadãos e em cada uma das oito localidades incorporadas, estavam disponíveis 325.000 euros para novos espaços públicos. Foram os próprios cidadãos a escolher quais os projetos que seriam concretizados, desde salas de clube a trilhos para caminhadas e parques e acesso sem barreiras. Os cidadãos tiveram voz no design do parque de bairro em Pleißenbach, e as crianças, em particular, participaram ativamente no novo parque infantil. Compromisso económico: A economia local e nacional apoiou ativamente Chemnitz 2025:
Um total de 50 patrocinadores e apoiantes da comunidade empresarial. Compromisso mais extenso por: Grupo Volkswagen (patrocinador premium) eins energie in sachsen GmbH & Co KG (patrocinador principal) Sparkassen-Finanzgruppe (Parceiro Oficial)4. Museus e instituições culturaisOs museus da cidade podem recordar um ano excecional de Capital da Cultura. Quase todos os museus registaram aumentos significativos no número de visitantes ou viveram o ano mais visitado da sua história. Grandes exposições especiais como “Realidades Europeias” e “Edvard Munch. Angst” atraiu convidados nacionais e internacionais. Novos locais como o Karl Schmidt-Rottluff Haus deram um forte impulso.
Coleções de Arte de Chemnitz
229.869 visitas às coleções de arte até outubro (período comparativo 2024: 60.460) 407 visitas públicas e 968 visitas especiaisSignificativamente mais público internacional com convidados, por exemplo, da República Checa, França e EUA, elevada proporção de bilhetes online para visitantes de fora da AlemanhaDestaques da exposição: “Realidades Europeias” com quase 40.000 visitas, a exposição mais bem-sucedida no Museu Gunzenhauser desde a sua inauguração em 2007″ Edvard Munch. Angst” com 84.000 visitas.
Novo museu de artistas: a Casa Karl Schmidt-Rottluff, aberta desde abril, já tem mais de 17.000 visitantes.
Forte crescimento digital: Comunidade do Instagram cresceu de 9.500 para mais de 15.500 seguidoresMuseu Industrial de Chemnitz.
123.768 visitas até meados de novembro (período comparativo 2024: 61.879), melhor ano museológico da históriaMás de 880 visitas guiadas e 1.288 programas de educação e mediaçãoForte aumento do interesse de convidados nacionais e internacionaisMais de 100 eventos e alugueresNumerosas conferências importantes, incluindo a conferência anual do ERIH, a receção noturna da Associação Alemã de Museus, a Conferência dos Ministros do Desporto e a conferência anual da DGTBSete exposições especiais ao longo do ano, incluindo “Contos de Transformação” Festivais e eventos: Festival EuroBean Chocolate, Festival Steampunk, Industriemuseum Open Air, projeto europeu criativo-europeu “Metamorfose do Vestuário de Trabalho” realizado com sucesso mac – Museu Estadual de Arqueologia de Chemnitz.
Cerca de 90.000 visitas até outubro (período comparativo 2024: 70.683). Registo de visitantes com a exposição “Silberglanz & Kumpeltod” em Chemnitz 2025 (43.000 visitantes). Forte aumento do interesse de visitantes nacionais e internacionais. Expansão significativa dos programas educativos e visitas guiadas.
O Museu dos Veículos Saxónicos: 21.729 visitas até outubro (período comparativo 2024: 10.952). Projeto Capital da Cultura: “Ersatzteillager” de Martin Maleschka, uma instalação com peças emprestadas das garagens de Chemnitz em cooperação com o projeto #3000Garagen Exposição especial “Was Europa bewegte – Von Fahrrad bis Automobil”.
Museu de História Natural: 17.987 visitas até outubro (período comparativo 2024: 16.965). Projeto Capital da Cultura: Fóssil do Ano 2025 Fayolia sterzeliana – cápsulas de ovos de tubarão de Chemnitz-Borna e Chemnitz-Glösa, uma exposição que destaca a singularidade geológica de Chemnitz5.
Teatro, ópera, ballet e orquestra filarmónica
O ano da Capital da Cultura deu um impulso notório aos teatros de Chemnitz. Em 2025, os teatros registaram uma procura excecionalmente elevada, crescente visibilidade internacional e uma intensificação significativa do intercâmbio com públicos, parceiros e convidados da Alemanha e do estrangeiro. A estreia mundial da ópera “Rummelplatz” revelou-se uma das maiores atrações de público do ano. Todas as atuações esgotaram, e as datas adicionais agendadas também esgotaram completamente. Está planeado um avivamento.
Mais de 200.000 visitantes até agora em 2025; um aumento de mais de 20.000 em comparação com o mesmo período de 2024. Cerca de 40 por cento do público veio de outras regiões da Alemanha, bem como numerosos convidados de outros países europeus. Crescente procura por atuações especiais, formatos especiais e produções ao ar livre. Outros projetos em destaque em 2025
Série de concertos no Theaterplatz com nove concertos ao ar livre, incluindo a atuação no festival de Blond juntamente com a Orquestra Filarmónica Robert Schumann para dar início ao Festival KOSMOS. Eventos especiais de alto nível: Gala dos Prémios Europeus de Cultura em maio, final do Campeonato Alemão de Poetry Slam 2025 em outubro, atuação especial da Orquestra do Festival de Budapeste na câmara municipal. Festival Internacional TANZ | MODERNE | TANZ com a tentativa de recorde mundial Guinness para a aula de ballet mais longa do mundo. Várias centenas de participantes treinaram simultaneamente no centro da cidade. O projeto “Odyssey in C” é uma grande viagem de dança de descoberta no espaço público, organizada em conjunto pelo Ballett Chemnitz e companhias internacionais. Uma das produções de dança mais populares e impressionantes do ano.6. Congressos, conferências e eventos nos centros de eventos C³ ChemnitzChemnitz afirmou-se como um local importante para eventos especializados nacionais e internacionais no ano de 2025 da Capital da Cultura. Os centros de eventos C³ Chemnitz registaram um crescimento excecional, tanto em número de visitantes como no número de conferências de alto nível. A procura por salas, visitas guiadas e o programa cultural era maior do que nunca.
Número total projetado de visitantes nas instalações do C³ em 2025: cerca de 760.000 (+ aproximadamente 13% em relação ao ano anterior) Cerca de 65.000 convidados para congressos e conferências nos centros do C³ (2024: 39.000) Villa Esche com um ano recorde: 427 visitas guiadas (2024: 124), um aumento de 244%, visitantes de 14 países e três continentes. Aumento acentuado da procura por visitas públicas ao castelo rodeado por fosso de Klaffenbach e à câmara municipal. Eventos culturais nas Casas C³ com um aumento significativo de visitantes: 416.000 convidados (2024: 348.000), um aumento de cerca de 65.000. A temporada ao ar livre mais bem-sucedida da C³, com 18 concertos e um total de 63.000 visitantes em Küchwaldwiese e no castelo rodeado por fosso Klaffenbach, incluindo novos concertos de Küchwald com Bryan Adams a 6 de agosto (15.600 convidados) e Sido a 10 de agosto (13.000 convidados) Eventos internacionais de comércio 2025 – seleção
A I²MTC 2025, a maior conferência internacional de tecnologia de medição, pela primeira vez na Alemanha, conta com mais de 400 especialistas de mais de 40 países, cerca de 350 contribuições científicas. Registo recorde para a conferência anual da Associação dos Museus Alemães com cerca de 1.000 participantes.7.
Turismo e pernoitadas: O turismo em Chemnitz e na Região da Capital da Cultura registou uma recuperação significativa em 2025. A procura por visitas guiadas e ofertas de viagens atingiu novos recordes, com o dobro de visitas urbanas organizadas até setembro do que em todo o ano anterior. Muitos hóspedes internacionais descobriram Chemnitz pela primeira vez através da Capital da Cultura, ficaram na cidade durante vários dias e têm planos firmes de regressar.
A análise do imposto sobre alojamento – cujos dados estão disponíveis antes das estatísticas oficiais** e que também tem em conta estabelecimentos mais pequenos com menos de dez camas – confirma claramente esta tendência. De janeiro a outubro de 2025, o número de pernoitadas foi significativamente superior ao do ano anterior. O verão foi particularmente intenso: só em agosto, o nível do ano anterior foi ultrapassado em mais de 50 por cento. O crescimento contínuo ao longo de quase todos os meses mostra que o Chemnitz 2025 foi percebido como um destino com apelo nacional e internacional pela primeira vez.
O efeito económico também é mensurável: uma análise especial dos dados do Mastercard mostra que Chemnitz se tornou consideravelmente mais atraente durante o ano da Capital da Cultura – tanto em termos de turismo de lazer como do nível global de despesa dos hóspedes.
Centro de Informação Turística de Chemnitz**
Jan – Out 2025: 1.251 visitas guiadas com 30.664 visitantes (período comparativo 2024: 473 visitas guiadas com 8.610 visitantes) Cerca de 400 pedidos por dia no centro de informação turística. Até outubro de 2025: 6.746 pedidos de viagem via TI, dos quais 2.338 foram chegadas reais de visitantes 78% dos grupos vieram de empresas e clubes com uma estadia média de 3 dias de pernoita na cidade de Chemnitz
A próxima fase está agora a começar com o Ano da Ponte 2026 e o legado a longo prazo a partir de 2027. Chemnitz está focada em manter a Capital da Cultura viva, consolidar formatos de sucesso e lançar novas iniciativas. Projetos como o Theatre of the World, o PURPLE PATH, as Open Calls e a planeada UNSEEN Biennale formam a base para o futuro. Além disso, a Capital Europeia da Cultura 2025 gGmbH será transformada numa empresa focada no legado ao longo de 2026. Desta forma, 2025 irá crescer gradualmente para um impulso cultural e de desenvolvimento a longo prazo para a cidade e a região.
Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews.

*Chermnitz, Estado da Saxónia, antiga Alemanha de Leste, com 245.000 habitantes usou ate 2019 o nome de Karl Marx Stadat apesar de Marx nunca la ter vivido,
**Avaliação do Gabinete Estatal de Estatística (Jan – Set 2025)
Total +23,8% pernoitações: 448.810 (período comparativo 2024: 362.395) Desenvolvimentos mensais: março +8,5 %, abril +15,8 %, maio +45,8 %, junho +44,4 %, julho +13,9 %, agosto +51,2 %, setembro +28,8 % Mês mais forte agosto de 2025: 64.849 pernoitadas (+51,2 % comparado com agosto de 2024) Análise do imposto sobre alojamento (incluindo estabelecimentos com menos de 10 camas)
Jan-Out 2025: cerca de 609.000 estadias com pernoita, significativamente mais do que no mesmo período do ano anterior (aprox. 510.000) Crescimento total: cerca de +19,5% comparado com janeiro-outubro de 2024 Mês recorde de setembro: mais de 77.000 pernoitadas, cerca de +20% mais do que setembro de 2024 Pernoitadas na região da Associação de Turismo da Região de Chemnitz Zwickau
Área de associação: +9,3% jan-set 2025 (931.101 pernoitadas, período comparativo 2024: 851.546) Mês mais forte agosto 2025: +24,4% em toda a área associativa Zwickau: jan-set 2025 +3,9% (126.784 pernoitidades; período comparativo 2024: 121.955) Exemplos de locais com crescimento particularmente forte homólogo a ano: maio: Zwickau +20,3%; Agosto: Wechselburg +61,6 %, Limbach-Oberfrohna +138,2 %; Setembro: Wechselburg +41 %, Hartenstein +31,9 % Estadias de pernoite na região da Associação de Turismo Erzgebirge
Área da associação: +0,4% jan-set 2025 (1.931.005 pernoitadas, período comparativo 2024: 1.925.089) Fortes laços regionais: muitos hóspedes dos Montes Metálicos combinam a sua estadia com uma visita a Chemnitz ou prolongam as suas férias de Chemnitz para a regiãoAlto perfil da Capital da Cultura e Património Mundial da UNESCO: A combinação de ambos os títulos aumenta a visibilidade e o atratividade de todo o destino. Novos grupos-alvo alcançados: Jovens criativos e convidados internacionais, em particular, foram abordados especificamente. Novas ofertas turísticas e o CAMINHO ROXO como leitmotiv: Conceção e concretização do passeio de um dia “Arte & Minério – Onde a Capital da Cultura encontra o Património Mundial” pela Associação de Turismo de ErzgebirgeOrigem dos visitantes em Chemnitz (jan-set 2025)
Hóspedes da Alemanha: +24,7 % (397.417 pernoites) Europa excluindo Alemanha: +17,7 % (42.571) África: +33,3 % (384) Ásia: +53,5 % (3.960) América: -13,5 % (2.407) Austrália/Nova Zelândia/Oceânia: +108,5% (763) Estrangeiros sem detalhes: -16,7% (1.308) Dados Mastercard: Tendências de consumo jan-jul 2025 em comparação com o mesmo período de 2024
Despesa total em Chemnitz +21%, significativamente superior ao do grupo de comparação Dresden, Leipzig, Halle, Erfurt e Weimar (+12%)Turismo de lazer como motor de crescimento: +24%, turismo de negócios +2%90% dos hóspedes vêm da Alemanha, 58% da Saxónia, 29% de outros cinco estados federaisForte crescimento internacional, incluindo da Áustria (+58%) e Bulgária (+53%)Mercados de origem com maior relevância: Reino Unido, França, PolóniaMaior valor acrescentado dos viajantes de negócios: média de 159 euros por estadia (lazer: média 87 euros)Hóspedes de hotéis e catering com aumentos significativos de despesa em maio/June@2025 Mastercard. Todos os direitos reservados. Com base em dados anonimizados e agregados da Mastercard, complementados por estudos de mercado, fornecidos tal como estão, sujeitos a aviso legal no www.chemnitz.de/de/haftungsausschluss-mastercard8. Transportes e mobilidade O ano da Capital da Cultura levou a um aumento da procura por transportes públicos locais em toda a área da rede. O Verkehrsverbund Mittelsachsen (VMS) respondeu com um serviço adicional extenso e registou um número excecionalmente elevado de passageiros.
Cerca de 1,2 milhões de passageiros adicionais na área VMS em 20251.700 autocarros adicionais e 950 comboios adicionais num total de doze linhasLigações IC adicionais Berlim-Chemnitz em todos os fins de semana de 1 de maio a 5 de outubro e no último fim de semanaVMS-PragServiço de autocarros: duas viagens diárias Chemnitz – Marienberg – Praga desde a primavera “200 anos dos caminhos-de-ferro na Europa” fim de semana do festival com 20.000 visitantesComboios noturnos de Estocolmo em três fins de semana55 viagens adicionais no teleférico de Augustusburg como parte do Verão da Música de AugustusburgCerca de 3.200 bilhetes para a Capital da Cultura foram vendidos para cerca de 10.000 passageiros na área da redeCVAG registou um crescimento de cerca de 7 por cento nos primeiros três trimestres de 2025. Isto corresponde a cerca de 2 milhões de passageiros adicionais em comparação com o mesmo período de 2024,9. Delegações internacionais Chemnitz atingiu um novo nível de visibilidade internacional no ano da Capital da Cultura de 2025. Mais convidados internacionais, delegações e visitas diplomáticas vieram à cidade do que acontecia há décadas. Representantes de toda a Europa viajaram para a cerimónia de abertura, incluindo convidados de alto escalão dos mundos da política, diplomacia e cultura. A estreita cooperação com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e várias cidades europeias fez de Chemnitz o centro da família das Capitais Europeias da Cultura. 2025 foi também um ano extraordinário para a administração municipal: mais nomeações internacionais, mais tarefas protocolares, mais visitas diplomáticas e um aumento do intercâmbio com cidades parceiras, embaixadas e instituições culturais em todo o mundo. Com a visita do Presidente estónio Alar Karis, Chemnitz também teve a primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro desde a reunificação.
180 eventos protocolares organizados pela cidade de Chemnitz, quase o dobro do que num ano normal. 17 entradas no Livro de Ouro 2025, mais do que nunca desde a sua introdução em 1899 (incluindo o Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier, o Primeiro-Ministro Michael Kretschmer, o Comissário da UE Glenn Micallef, a antiga Chanceler Federal Angela Merkel). Visitas de embaixadores do Chile, Dinamarca, Noruega, Polónia, Suíça, Eslovénia e do Consulado-Geral dos EUA, entre outros. Aumento significativo das delegações das cidades gémeas: 20 visitas oficiais (por exemplo, para a inauguração, conferência das cidades gémeas, exposição “Contos de Transformação”). A Capital Europeia da Cultura Chemnitz 2025 gGmbH organizou também 55 delegações com cerca de 2.000 convidados especialistas internacionaisGrandes encontros europeus: aproximadamente 170 delegados de antigas e futuras Capitais Europeias da Cultura para a cerimónia de abertura 250 convidados de cerca de 60 Capitais Europeias da Cultura para a conferência ECOC do 40.º aniversário300 convidados de cerca de 20 países para a Europe WeekApresentação conjunta com Nova Gorica/Gorizia 2025 no Parlamento Europeu, incluindo a apresentação do novo livro branco da ECOCExpansão da rede internacional: manutenção do contacto com 50 embaixadas, 20 institutos culturais (EUNIC), Institutos Goethe e consulados10. Áreas de intervençãoCom as áreas de intervenção, o Chemnitz 2025 concretizou um projeto de desenvolvimento urbano que nunca existiu desta escala. Por toda a cidade, os terrenos brownfield foram modernizados, áreas negligenciadas reativadas e desejos antigos nos bairros da cidade concretizados. Os projetos vão desde grandes projetos como a Hartmannfabrik, a Stadtwirtschaft, a Karl-Schmidt-Rottluff-Haus e o Campus da Garagem, até pequenas intervenções na cidade e bairros, como o parque Morgenleite ou o novo trilho pedestre “Lohse-Uhlig-Steig” em Kleinolbersdorf-Altenhain. O subprograma “Cidade junto ao Rio” também permitiu voltar a experienciar as vias navegáveis da cidade – por exemplo, através do novo parque distrital no Pleißenbach, que será expandido e desenvolvido nos próximos anos como um legado duradouro da Capital da Cultura.
30 áreas de intervenção em todos os bairrosVolume total 57,8 milhões de euros (em 10 de junho de 2025), financiado com 10 milhões de euros orçamento ECOC, 26 milhões de euros programas de financiamento especializado e 21,8 milhões de euros fundos municipais própriosQuatro “locais de novos começos” como grandes projetos centrais: Hartmannfabrik, Stadtwirtschaft, Karl-Schmidt-Rottluff-Haus e Garage CampusNumerosos projetos menores na cidade e bairros, incluindo o Parque Morgenleite, Lohse-Uhlig-Steig, recém-criados locais de encontro e áreas de lazer. Envolvimento intensivo da comunidade urbana: associações, iniciativas e residentes locais ajudaram ativamente a moldar o planeamento e utilização de muitas áreas. Efeito sustentável: as áreas continuarão a ser utilizadas ou ampliadas após 202511. Financiamento O orçamento total da Capital da Cultura aumentou de pouco menos de 90 milhões para cerca de 115 milhões de euros no período de 2021 a 2027. Existem várias razões para isso:
Em primeiro lugar, a Cidade de Chemnitz aumentou a sua própria contribuição de inicialmente pouco menos de 22 milhões de euros para cerca de 33 milhões de euros. Com estes 11 milhões de euros, conseguiu angariar mais 32 milhões de euros em financiamento da UE, do governo federal e do Estado. O Estado Livre também aumentou a sua quota de 20 milhões de euros para 25 milhões de euros. Dos aproximadamente 115 milhões de euros destinados à Capital da Cultura, cerca de 82 milhões de euros vêm de fora da cidade de Chemnitz, o que representa cerca de 70 por cento do financiamento total. A distribuição total de 115 milhões de euros é a seguinte: As áreas de intervenção sustentável e de longo prazo na cidade representam pouco menos de 57 milhões de euros. A despesa operacional da Capital da Cultura nos anos de 2021 a 2026 (incluindo o Teatro do Mundo) representa cerca de 58 milhões de euros12.
Resposta dos media: A Capital Europeia da Cultura, Chemnitz 2025, alcançou um elevado nível de visibilidade mediática a nível nacional e internacional:
23.000 menções na imprensa com um alcance agregado de cerca de 36 mil milhões Mais de 300 jornalistas nacionais e internacionais de 20 países visitaram Chemnitz e a região da Capital da Cultura desde 2024 Cerca de 1.700 artigos mediáticos em toda a Alemanha e mais de 200 artigos internacionais 86 milhões de visualizações nos canais de redes sociais Chemnitz 202513.
Conclusão / Perspetiva: O ano da Capital Europeia da Cultura mudou de forma mensurável Chemnitz: o aumento do número de visitantes, a atenção internacional e uma nova autoconfiança caracterizam o desfecho. A jornada conjunta da sociedade urbana, da região cultural e dos parceiros europeus demonstrou o potencial que Chemnitz possui.
Leia também: Cultura, arte e bem-estar: Destaques da 15.ª Conferência Next Culture | Por João Palmeiro
















