Pensar positivo é ver o mundo cor de rosa?
Quem pensa positivo é sempre feliz e não tem problemas?
Eu diria que não!
É claro que cada caso é um caso. Mas aqui refiro-me às pessoas que reparam num certo pessimismo ou derrotismo no seu discurso-interno e/ou externo e que não estão satisfeitas com essa situação, porque percebem que isto as afeta no fluxo das suas vidas.
Algumas decidem olhar para o que as incomoda e modificar alguns aspetos da sua vida que, sentem que faz sentido alterar ou ajustar em prol do seu beneficio e do beneficio direto e/ou indireto das pessoas com as quais vive, convive e se relaciona.
Pensar positivo, as vezes, parece ser um trabalho infrutífero e desgastante mas em realidade, vale mesmo a pena tentar. Nem sempre é fácil, é um fato- sobretudo para quem está habituado a deixar-se levar por ideias, crenças e convicções menos positivas- mas acredito que toda e qualquer pessoa beneficia imenso em ter e manter uma dinâmica de pensamento positiva.
E aqui, talvez, vocês se perguntem: então como o fazer?
Seja fazendo-o sozinho(a) ou procurando alguém que o(a) ajude nessa tarefa, acredito que um primeiro passo pode ser estar atento(a) ao tipo de discurso que utiliza no dia-a-dia, pois este poderá ser um dos principais indicadores de como se está a manifestar perante os outros, o mundo e mais importante ainda, sobre si mesmo(a).
Utilizar frases positivas e encorajadoras são sempre um bom exemplo e uma boa ajuda, quando se quer começar a `(re)treinar´ a mente para que se expresse cada vez mais através de pensamentos, ideias e convicções positivas.
É importante que o dialogo interno seja na positiva, com frases e afirmações gentis e motivadoras sobre si mesmo(a). Qualquer (auto)critica que não seja construtiva pode ser reformulada de forma a transforma-se numa perspetiva construtiva, positiva, pro-ativa e evolutiva.
Pensar positivo não é ser um(a) otimista ferrenho(a) que só vê o mundo pintado de rosa ou que não vê as dificuldades e problemas que a vida lhe traz. Bem pelo contrário.
É aquele(a) que consegue manter uma visão confiante sobre desafios que se apresentam e sobre os quais, tem que atuar mantendo o seu otimismo na medida certa, o que lhe permite analisar e encontrar a melhor resposta possível e adequada, acreditando no melhor.
Por isso, mantenham-se focados(as) no lado bom das coisas, com equilíbrio e humildade, dando sempre o vosso melhor.
Leia também: Simplesmente, sentir! | Por Andrea Moura















