Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Animais, Nacional

Veados em risco

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A 10 de Julho de 2019 a BBC News noticiava que 9 veados de Nara haviam morrido após ingestão de plástico. De acordo com a Fundação para a Preservação dos Veados de Nara, foram encontradas no estômago dos animais massas volumosas de plástico, provenientes…

09:42 9 Setembro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A 10 de Julho de 2019 a BBC News noticiava que 9 veados de Nara haviam morrido após ingestão de plástico.


Os veados foram declarados monumentos/tesouros nacionais no Japão
(Fotos D.R.)

De acordo com a Fundação para a Preservação dos Veados de Nara, foram encontradas no estômago dos animais massas volumosas de plástico, provenientes quer de sacos, quer de invólucros destinados a alimentos. Segundo o adiantado pela Fundação, o plástico ingerido permaneceu no estômago dos veados, bloqueando esse órgão e impedindo que os animais pudessem ingerir alimentos, acabando por causar o seu falecimento.

Há cerca de 1301 anos, a capital da civilização japonesa foi erigida na área da cidade de Nara e segundo a lenda, durante este período (apelidado de período Nara), Takemikazuchi-no-Mikoto (Kami, divindade mitológica japonesa venerada no Xintoísmo) foi convidado para em determinada ocasião se deslocar ao templo de Kasuga Taisha, em Nara e aqui chegou, conduzindo um veado branco. Desde então, os veados passaram a ser considerados mensageiros dos deuses.

Se no passado estes veados Sika eram criaturas consideradas divinas e sagradas, actualmente foram declarados monumentos/tesouros nacionais do Japão, e passeiam livremente pela cidade de Nara, mormente na zona do Parque de Nara, onde se situam variados templos xintoístas.

Nara é facilmente acessível através de transportes públicos (nomeadamente através das linhas de Nara das companhias JR e Kintetsu) a partir de vários locais, incluindo Kyoto e Osaka.

Ao chegar à estação de Nara, basta caminhar uns metros na direcção do Parque para avistar estas criaturas maravilhosas. A coexistência entre pessoas, veados e cidade é verdadeiramente enternecedora e visitar Nara é uma experiência assaz enriquecedora.

Como tudo, porém, estes tesouros são constantemente ameaçados por ímpetos e comportamentos das pessoas que os colocam em perigo, nomeadamente o acto infelizmente tão vulgar, de deitar plástico para o chão.

A coexistência entre pessoas, veados e cidade de Nara
é verdadeiramente enternecedora

Mas não só! Apesar de estarem à venda, em vários locais, bolachas de arroz específicas para alimentar os veados e do facto de alimentar veados com outros alimentos além de tais bolachas constituir crime punido pela lei japonesa, o certo é que é comum ver-se pessoas a dar outros alimentos aos animais que não os permitidos. Confesso que tenho alguma dificuldade em ver o desrespeito por regras, especialmente nestes casos concretos em que as normas foram estabelecidas para protecção da vida e do bem estar de animais.

Bolachas de arroz específicas para alimentar veados

 Ademais, o número de turistas é tão elevado que há determinados períodos do ano em que os veados já não conseguem sequer comer tantas bolachas de arroz e se tornam até violentos com a insistência humana em que comam e façam vénias para receber/agradecer alimento.

Contudo, o grande alarme para estas criaturas é o tão famigerado plástico! Para os veados de Nara e também para todo o planeta! É claro e evidente o desproporcionado consumo de plástico pelas pessoas e esse uso desmesurado está a afectar-nos a vida e a do nosso planeta.

Já não é admissível que no momento presente, nos países ditos desenvolvidos, ainda se use plástico da forma como vem sendo utilizado! Um pouco por todo o lado, vemos embalagens e até embalagens dentro de embalagens. A sociedade tornou-se demasiado apressada e o plástico ajuda nesse acelerar do passo – são, nomeadamente, as bebidas para levar, em copos de plástico, com palhas em plástico, ou a comida embalada em plástico, por vezes embalada em várias embalagens que por sua vez estão embaladas noutras maiores, como verdadeiras matrioskas de plástico! Por outro lado, o sentir do viver contemporâneo redunda na hodierna obsessão com marcas e cadeias que potenciam o uso do plástico – as mesmas que nos embalam bebidas e comidas dentro de embalagens e depois as entregam dentro de embalagens maiores!

O plástico é barato, o plástico tem múltiplos usos, o plástico vulgarizou-se, o plástico é a vedeta mundial, vivemos na plasticomania!

Não sendo o único demónio hodierno, é certamente um dos mais difíceis de combater, não apenas por estar presente em tudo, mas precisamente porque facilita a vida apressada a que as pessoas se vêem constrangidas.

Urge reflectir nestes comportamentos não por modas animalistas ou ambientalistas, mas porque nos está literalmente a tirar a vida!

Existem alternativas sem plástico para tudo o que até podemos pensar não ter equivalente noutros materiais. Basta pesquisar um pouco que facilmente se encontram outros produtos mais amigos do ambiente e da vida!

E não sendo possível/logrável eliminar o uso de todo o plástico, pelo menos, evite-se deitá-lo para o chão e tente-se deixar as embalagens nos locais apropriados.

Salvemos os veados de Nara e todos os animais marinhos, salvemos as espécies, incluindo a humana!

Rute Almeida,
(Magistrada do Ministério Público
)

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve Cultura Vídeo

Salva-Vidas da Fuzeta é finalista regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal

10:31 21 Julho, 2026 17:27 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação KlubeSol apela ao voto no Salva-Vidas da Fuzeta, monumento histórico construído sobre estacaria em plena Ria Formosa

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Saúde

Sente alguma destas? Há quatro tipos de dor que os médicos dizem para não ignorar

15:00 18 Julho, 2026 20:31 16 Julho, 2026 | João Luís

Nem todas as dores têm o mesmo significado, mas há sinais que devem levar a procurar ajuda médica sem deixar passar demasiado tempo

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve, Cultura, Vídeo

Salva-Vidas da Fuzeta é finalista regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal

10:31 21 Julho, 2026 17:27 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação KlubeSol apela ao voto no Salva-Vidas da Fuzeta, monumento histórico construído sobre estacaria em plena Ria Formosa

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Saúde

Sente alguma destas? Há quatro tipos de dor que os médicos dizem para não ignorar

15:00 18 Julho, 2026 20:31 16 Julho, 2026 | João Luís

Nem todas as dores têm o mesmo significado, mas há sinais que devem levar a procurar ajuda médica sem deixar passar demasiado tempo

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Últimas Notícias

  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
  • Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304
    Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento