Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Nacional

Tartaruga encontrada na Meia Praia em Lagos vai ser devolvida ao mar

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestA tartaruga-de-couro, de nome Quinas, resgatada no passado dia 20 de junho, na Meia Praia em Lagos, está a ser reabilitada no Porto D’Abrigo – Centro de Reabilitação do Zoomarine e apresenta melhorias significativas. A tartaruga já se alimenta regularmente e vai ser devolvida ao…

12:15 18 Julho, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A tartaruga-de-couro, batizada com o nome Quinas, apresenta melhorias significativas (Foto Stefanie Palma / POSTAL D.R.)

A tartaruga-de-couro, de nome Quinas, resgatada no passado dia 20 de junho, na Meia Praia em Lagos, está a ser reabilitada no Porto D’Abrigo – Centro de Reabilitação do Zoomarine e apresenta melhorias significativas.

A tartaruga já se alimenta regularmente e vai ser devolvida ao mar nos próximos dias.

Segundo Élio Vicente, biólogo do Zoomarine, “foi lançada há alguns dias uma plataforma online que não é gerida pelo Zoomarine, mas sim por três pessoas que vivem em Lisboa, para fazer uma recolha de fundos para patrocinar a oferta ao Zoomarine, ao Quinas, de um aparelho de satélite para fazer o acompanhamento dele quando voltar ao mar”.

“O grupo destas três pessoas estava cá no Algarve precisamente dois dias depois do Quinas ter chegado, viram o animal, ficaram sensibilizados e fizeram essa proposta ao Zoomarine, que obviamente colaborou com eles”, explica.

O responsável recorda que “em 2009 já fizemos um projeto do género com três tartarugas que mandámos ao mar, que se chamava “Operação Regresso Adiado”.

As pessoas vão poder acompanhar o percurso do animal

Através desta tecnologia, “as pessoas podem acompanhar online o percurso do animal, pois são criados mapas interativos em tempo real”, sendo que “sabemos exatamente onde é que o animal está, a que velocidade nadou, a que profundidade mergulhou, se está a nadar a favor ou contra a corrente, a temperatura à superfície e dos sítios onde ele mergulha, etc”, explica o biólogo.

A campanha chama-se “Mãos ao Mar, vamos acompanhar o Quinas na viagem da sua vida”.

Élio Vicente explica ainda que neste momento “estamos a negociar um navio que possa fazer o transporte da tartaruga de volta para o mar, pois existe a necessidade de uma grua”.

O responsável sublinha que “se tudo correr bem, o Quinas será devolvido ao mar dentro de poucos dias”.

O biólogo do Zoomarine disse ainda ao POSTAL que “a situação com a tartaruga poderia ter sido dramática. Ela estava presa, a afogar-se e felizmente não faleceu”.
A tartaruga-de-couro ficou presa em cabos, o que lhe provocou alguns ferimentos na zona do pescoço, barbatanas, entre outros locais. “Esses ferimentos poderiam mesmo infetar e levar ao desenvolvimento de algumas infeções graves e até mesmo à septicemia, que pode matar”, acrescenta o biólogo.

“Estes animais não têm carapaças como é o tradicional das tartarugas que conhecemos, que têm aquelas escamas, aquelas placas térmicas, que funcionam como uma carapaça que os protege”, explica.

A tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga que existe e os tratadores e cuidadores do Zoomarine fizeram os possíveis para salvá-la.

O animal foi desinfetado diariamen- te e acompanhado por profissionais durante cerca de quatro semanas no Zoomarine. Uma das preocupações iniciais era o facto de o Quinas não se alimentar. Os biólogos e técnicos do Porto d’Abrigo pediram ajuda aos pescadores para encontrarem medusas vivas, uma vez que o animal estava a recusar alimento congelado.

“Os animais selvagens desta espécie comem alimento vivo e no caso da tartaruga-de-couro mais de 90% do seu alimento são medusas vivas”.

Após vários esforços e muita dedicação, o objetivo do Zoomarine foi alcançado: a tartaruga Quinas já se alimenta regularmente, apresenta melhorias gerais no estado de saúde e vai ser devolvida ao mar já nos próximos dias.

O que faz o Porto d’Abrigo do Zoomarine?

O Porto d’Abrigo do Zoomarine foi inaugurado em 2002 e é o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal.

Élio Vicente diz que “nenhum animal que tenha entrado nas nossas instalações para reabilitação fica connosco”.

O responsável salienta que há três situações distintas. “Existem casos em que o animal vem para o Centro de Reabilitação e não sobrevive”.
Depois, “existem outras situações em que o animal é resgatado, é salvo e é reabilitado no Porto d’Abrigo do Zoomarine e volta para o meio selvagem quando já está pronto”.

No final do processo, o Zoomarine vai levá-los. “Já levámos animais a países como a Inglaterra, Escócia, Holanda e Estados Unidos”.

Por fim, existem situações em que não é possível devolver o animal ao habitat natural, porque, por exemplo, ficou paralisado, ficou cego ou porque veio muito bebé e não tem uma mãe ou pai para o integrar num grupo social novamente. Nesses casos o Estado português não autoriza o seu regresso ao selvagem.

Quando isso acontece “é o Estado português que define o destino a dar a esse animal que nunca passa pelo Zoomarine”.
O responsável salienta ainda que “quem ajuda o Zoomarine a manter o Centro de Reabilitação e todas as despesas que são inerentes são os visitantes”, pois “quem compra um bilhete para entrar no Zoomarine está a contribuir diretamente para os esforços de conservação da natureza, nomeadamente o Centro de Reabilitação”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Algarve Gastronomia Vídeo

Arrebita junta 24 chefs e 10 produtores algarvios à mesa em Portimão [vídeos e fotogaleria]

10:20 26 Agosto, 2026 10:22 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante dois dias, o Arrebita reúne em Portimão 24 chefs, 10 produtores, música e propostas de carne, peixe e cozinha vegetal, com entrada livre

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Tempo

Chega a Portugal uma frente fria: vem aí chuva ‘em força’, trovoada e temperaturas de outubro e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 26 Agosto, 2026 15:58 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Frente fria atravessa Portugal esta quarta-feira e traz chuva por vezes forte, trovoadas, rajadas de vento até 60 km/h e uma descida significativa das temperaturas

Nacional

Homem de 50 anos morre em despiste seguido de incêndio no concelho de Cuba

12:00 26 Agosto, 2026 11:49 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Acidente na EN387 provocou uma vítima mortal e um ferido ligeiro. O despiste foi seguido de um incêndio que se propagou ao pasto

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Algarve

Município garante verba para concluir Centro Tecnológico de restauração em São Brás

12:25 26 Agosto, 2026 12:25 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com uma empreitada de 231.925,37 euros mais IVA, o Centro Tecnológico vai reforçar a formação em cozinha na Escola Secundária José Belchior Viegas

Algarve Economia

Pastorícia, drones e 5.300 oliveiras reforçam sustentabilidade em resort de Alcantarilha

12:11 26 Agosto, 2026 12:36 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com técnicas tradicionais e tecnologia, a sustentabilidade do resort passa pela pastorícia, economia circular, mobilidade elétrica e gestão dos solos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Motorista da Uber.
Auto

Vai apanhar Uber, Bolt ou táxi? Novas regras chegam já em setembro e podem alterar a sua próxima viagem

10:50 26 Agosto, 2026 11:07 26 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro marca o início de uma mudança que pode alterar a forma como muitos portugueses se deslocam

Opinião

Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição

07:30 26 Agosto, 2026 18:16 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A utilização regular de um hidratante adequado ajuda a reduzir a perda de água e a reforçar a função barreira"

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Villa de luxo com ilha privada, Lagos. Crédito: idealista
Economia Nacional

Estas são as 10 casas mais caras à venda em Portugal: há uma no Algarve com ilha privada e custa 27 milhões de euros

12:35 26 Agosto, 2026 12:26 26 Agosto, 2026 | João Luís

Cascais, Quinta do Lago e Lisboa concentram as propriedades mais exclusivas, mas o Algarve coloca três casas entre as dez mais caras do país

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Há uma nova medida para condutores a partir desta idade que têm de renovar a carta de condução: preços ainda não são conhecidos

10:10 26 Agosto, 2026 10:03 26 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Emissão dos atestados necessários para renovar a carta de condução tem um novo modelo que já entrou em vigor

Algarve, Gastronomia, Vídeo

Arrebita junta 24 chefs e 10 produtores algarvios à mesa em Portimão [vídeos e fotogaleria]

10:20 26 Agosto, 2026 10:22 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante dois dias, o Arrebita reúne em Portimão 24 chefs, 10 produtores, música e propostas de carne, peixe e cozinha vegetal, com entrada livre

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva forte coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo e estas serão as horas mais críticas

06:00 26 Agosto, 2026 12:41 25 Agosto, 2026 | João Luís

Tempo volta a agravar-se, com uma nova frente atlântica a trazer chuva intensa: IPMA coloca 7 distritos sob aviso amarelo e há horas a reter

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Tempo

Chega a Portugal uma frente fria: vem aí chuva ‘em força’, trovoada e temperaturas de outubro e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 26 Agosto, 2026 15:58 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Frente fria atravessa Portugal esta quarta-feira e traz chuva por vezes forte, trovoadas, rajadas de vento até 60 km/h e uma descida significativa das temperaturas

Nacional

Homem de 50 anos morre em despiste seguido de incêndio no concelho de Cuba

12:00 26 Agosto, 2026 11:49 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Acidente na EN387 provocou uma vítima mortal e um ferido ligeiro. O despiste foi seguido de um incêndio que se propagou ao pasto

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Algarve

Município garante verba para concluir Centro Tecnológico de restauração em São Brás

12:25 26 Agosto, 2026 12:25 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com uma empreitada de 231.925,37 euros mais IVA, o Centro Tecnológico vai reforçar a formação em cozinha na Escola Secundária José Belchior Viegas

Algarve, Economia

Pastorícia, drones e 5.300 oliveiras reforçam sustentabilidade em resort de Alcantarilha

12:11 26 Agosto, 2026 12:36 26 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com técnicas tradicionais e tecnologia, a sustentabilidade do resort passa pela pastorícia, economia circular, mobilidade elétrica e gestão dos solos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Motorista da Uber.
Auto

Vai apanhar Uber, Bolt ou táxi? Novas regras chegam já em setembro e podem alterar a sua próxima viagem

10:50 26 Agosto, 2026 11:07 26 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro marca o início de uma mudança que pode alterar a forma como muitos portugueses se deslocam

Opinião

Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição

07:30 26 Agosto, 2026 18:16 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A utilização regular de um hidratante adequado ajuda a reduzir a perda de água e a reforçar a função barreira"

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Villa de luxo com ilha privada, Lagos. Crédito: idealista
Economia, Nacional

Estas são as 10 casas mais caras à venda em Portugal: há uma no Algarve com ilha privada e custa 27 milhões de euros

12:35 26 Agosto, 2026 12:26 26 Agosto, 2026 | João Luís

Cascais, Quinta do Lago e Lisboa concentram as propriedades mais exclusivas, mas o Algarve coloca três casas entre as dez mais caras do país

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Últimas Notícias

  • Estas são as 10 casas mais caras à venda em Portugal: há uma no Algarve com ilha privada e custa 27 milhões de euros
    Estas são as 10 casas mais caras à venda em Portugal: há uma no Algarve com ilha privada e custa 27 milhões de euros
  • Município garante verba para concluir Centro Tecnológico de restauração em São Brás
    Município garante verba para concluir Centro Tecnológico de restauração em São Brás
  • Pastorícia, drones e 5.300 oliveiras reforçam sustentabilidade em resort de Alcantarilha
    Pastorícia, drones e 5.300 oliveiras reforçam sustentabilidade em resort de Alcantarilha
  • Homem de 50 anos morre em despiste seguido de incêndio no concelho de Cuba
    Homem de 50 anos morre em despiste seguido de incêndio no concelho de Cuba
  • Fenómeno raro vai ‘esconder’ quase toda a Lua esta madrugada: saiba a que horas olhar para o céu e onde terá as melhores vistas em Portugal
    Fenómeno raro vai ‘esconder’ quase toda a Lua esta madrugada: saiba a que horas olhar para o céu e onde terá as melhores vistas em Portugal

Opinião

  • Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
    Como manter a pele hidratada | Por Isabel Conceição
  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento