Num período em que a Linha de Cascais está a ser alvo de trabalhos de modernização, a circulação ferroviária vai voltar a sofrer condicionamentos entre São Pedro do Estoril e Cascais no domingo, 25 de janeiro, e no fim de semana de 28 de fevereiro e 1 de março, com alterações de horários e mudanças nas linhas de paragem em várias estações, segundo a Infraestruturas de Portugal e a CP, Comboios de Portugal.
A informação foi divulgada esta terça-feira num comunicado conjunto da Infraestruturas de Portugal (IP) e da CP, Comboios de Portugal, que enquadra a intervenção na empreitada de modernização da via e da catenária da Linha de Cascais.
O objetivo passa por reforçar a segurança, melhorar a eficiência da exploração ferroviária e aumentar a qualidade da oferta de transporte público na Área Metropolitana de Lisboa.
A IP e a CP indicam que, devido à complexidade e duração dos trabalhos, torna-se necessário interditar a via descendente neste troço nas datas referidas, por ser incompatível com a manutenção da circulação ferroviária regular.
Datas e horários dos condicionamentos
No domingo, 25 de janeiro, a interdição entre São Pedro do Estoril e Cascais decorre entre as 08:20 e as 19:50. Já no sábado, 28 de fevereiro, os constrangimentos estão previstos entre as 05:00 e as 20:50. No domingo seguinte, 1 de março, a circulação estará condicionada entre as 08:20 e as 19:50.
Mudanças nas linhas de paragem em várias estações
Durante estes períodos, na estação de São Pedro do Estoril, os comboios no sentido Cascais passam a efetuar paragem na linha 1, no lado mar.
Ainda em São Pedro do Estoril, os comboios no sentido Cais do Sodré, provenientes de Cascais e com término ou partida nesta estação, utilizam a linha 3, a via central.
Nas estações de São João do Estoril, Estoril e Monte Estoril, as duas entidades referem que os comboios passam a efetuar paragem na linha 1, no lado mar, em ambos os sentidos.
Ajustes pontuais e objetivo de reduzir impacto
De acordo com o comunicado, a IP e a CP acrescentam que, nestes dias, os horários dos comboios irão sofrer ajustes pontuais, associados à operação durante os trabalhos de manutenção e modernização.
Segundo o mesmo comunicado, a calendarização das interdições foi definida para períodos de fim de semana, com o objetivo de minimizar os impactos na mobilidade dos passageiros. As entidades recordam ainda que este constrangimento ocorre em simultâneo com uma interdição já em vigor no troço entre Oeiras e Cascais, também no âmbito da intervenção na Linha de Cascais.
















