Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Portugal optou pela verdade em vez de corrigir números – Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República afirmou que “o que se diz todos os dias é aquilo que se sabe que acontece. Portanto, eu acho que é preferível a estar a dizer: olhe, isto é muito melhor e está a evoluir de uma determinada forma, e depois ter de corrigir oito dias, dez dias, quinze dias, vinte dias depois”

10:06 20 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Marcelo admite, sobre a situação de Lisboa e Vale do Tejo, que “já se sabe onde é que são esses focos e a ligação geográfica que existe entre eles”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu na sexta-feira à noite que Portugal optou pela verdade na divulgação dos dados da covid-19 em vez de apresentar um cenário melhor para mais tarde corrigir números.

“Nós escolhemos uma orientação que é a verdade. É a verdade. O que se diz todos os dias é aquilo que se sabe que acontece. Portanto, eu acho que é preferível a estar a dizer: olhe, isto é muito melhor e está a evoluir de uma determinada forma, e depois ter de corrigir oito dias, dez dias, quinze dias, vinte dias depois”, afirmou o chefe de Estado aos jornalistas, em Lisboa.

Em Espanha, o Ministério da Saúde atualizou na sexta-feira o número de mortes causadas pela covid-19, que permanecia inalterado há 12 dias, registando mais 1.177 óbitos, o que elevou o total para 28.313.

Marcelo Rebelo de Sousa falou à comunicação social na zona ribeirinha de Alcântara, em Lisboa, de onde seguiu para o Cais do Sodré e depois para Santa Apolónia e para a Avenida Almirante Reis, numa ação de contacto com as pessoas em situação de sem-abrigo, que terminou já hoje de madrugada.

Questionado sobre os números da covid-19 a nível nacional, o Presidente da República argumentou que Portugal está “a fazer muito mais testes do que outros países europeus” e que isso se reflete no “número de infetados”, mas realçou que “o número de mortes não acompanha o número de mortes noutros países europeus”.

Em relação à situação na região de Lisboa, o chefe de Estado referiu que “já se sabe onde é que são esses focos e a ligação geográfica que existe entre eles” e salientou que “o Governo vai ter uma reunião extraordinária ou de emergência na segunda-feira, para olhar para os dados”, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

“Sabe-se que há uma concentração de casos de infeção num número restrito de freguesias, muito vizinhas. Estou a falar daquelas freguesias que têm um número de casos superior a cem, e que são freguesias de vários municípios, mas vizinhas. O Governo vai naturalmente olhar para isso”, adiantou.

Ressalvando que não queria “antecipar aquilo que se vai passar nessa reunião”, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que o Governo irá tomar decisões “para que não se tenha a noção de que é um fenómeno difuso, generalizado e disperso” e “para escolher o método mais adequado para tratar aquilo que hoje já está feito como levantamento”.

A pandemia de covid-19, doença provocada por um novo coronavírus detetado em dezembro do ano passado no centro da China, atingiu 196 países e territórios e já fez mais de 454 mil mortos, segundo um balanço feito pela agência de notícias francesa AFP.

Em Portugal, onde os primeiros casos foram confirmados no dia 02 de março, morreram 1.527 pessoas num total de 38.464 casos de infeção contabilizados, de acordo com o relatório de sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Algarve Cultura

São Brás acolhe exibição de documentário “Há Espiga?!”

14:40 4 Maio, 2026 14:38 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Documentário sobre Festa da Espiga é exibido em São Brás de Alportel com entrada livre, destacando tradições e identidade local

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Loja da IKEA.
Economia Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Economia Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Algarve Cultura

Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira

15:50 4 Maio, 2026 15:46 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Oficina de danças do mundo para famílias decorre em Tavira a 16 de maio, promovendo aprendizagem cultural e momentos de partilha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Europe Direct Algarve Opinião

Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira

18:46 4 Maio, 2026 18:51 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de um projeto piloto no Algarve poderia constituir um primeiro passo prudente e testável, permitindo avaliar, em contexto real, os benefícios e desafios de um modelo regional antes da sua eventual extensão ao restante território"

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Algarve

Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul

18:20 4 Maio, 2026 18:28 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dez praias de Loulé e a Marina de Vilamoura voltam a hastear Bandeira Azul, reforçando qualidade ambiental e segurança balnear

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Algarve, Cultura

São Brás acolhe exibição de documentário “Há Espiga?!”

14:40 4 Maio, 2026 14:38 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Documentário sobre Festa da Espiga é exibido em São Brás de Alportel com entrada livre, destacando tradições e identidade local

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Loja da IKEA.
Economia, Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Economia, Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Algarve, Cultura

Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira

15:50 4 Maio, 2026 15:46 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Oficina de danças do mundo para famílias decorre em Tavira a 16 de maio, promovendo aprendizagem cultural e momentos de partilha

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Europe Direct Algarve, Opinião

Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira

18:46 4 Maio, 2026 18:51 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de um projeto piloto no Algarve poderia constituir um primeiro passo prudente e testável, permitindo avaliar, em contexto real, os benefícios e desafios de um modelo regional antes da sua eventual extensão ao restante território"

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Algarve

Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul

18:20 4 Maio, 2026 18:28 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dez praias de Loulé e a Marina de Vilamoura voltam a hastear Bandeira Azul, reforçando qualidade ambiental e segurança balnear

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • ‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’
    ‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’
  • Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil
    Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil
  • IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data
    IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data
  • Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
    Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
  • Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
    Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
  • Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
    Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes

Opinião

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal