Paulo Macedo é candidato à presidência da Direção da Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, para o triénio 2025-2027, sucedendo a Leonor Beleza, que conclui dois mandatos consecutivos, o limite previsto pelos estatutos da associação.
Com esta candidatura, Paulo Macedo pretende consolidar o legado da EPIS e impulsionar um novo ciclo de crescimento da organização. Atualmente presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, tem uma carreira marcada por cargos de liderança em diversas instituições públicas e privadas. Está ligado à EPIS desde 2022, como vice-presidente da Direção.
No ano de 2024, os programas da EPIS envolveram mais de 76 mil beneficiários em escolas de todo o país, incluindo alunos, familiares, professores e assistentes operacionais. Para o ano letivo de 2024/2025, a associação está a acompanhar 10.129 crianças e jovens dos vários ciclos de ensino, em 252 escolas, distribuídas por 35 concelhos do continente e 5 ilhas dos Açores e Madeira, representando a maior presença geográfica da EPIS desde 2019.
A lista proposta para os órgãos sociais, encabeçada por Paulo Macedo, integra maioritariamente elementos do mandato anterior e será submetida a votação na próxima Assembleia Geral, agendada para o dia 21 de maio. Na nova Direção, mantêm-se Graça Borges (Super Bock Group), Jorge Quintas (Fundação Amélia de Mello), Maria João Carioca (Fundação Galp) e Rui Pedroto (Fundação Manuel António da Mota). Entram agora João Bento (CTT Portugal) e Raquel Barão (Fundação Jerónimo Martins).
Leonor Beleza assumirá a presidência da Mesa da Assembleia Geral, com José Miguel Júdice como vice-presidente. Manuel Alfredo de Mello (Sovena) e Luís Palha da Silva manter-se-ão como presidentes, respetivamente, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo, onde Eduardo Catroga passará a exercer funções como vice-presidente.
A EPIS tem como missão apoiar crianças e jovens em risco de insucesso escolar, provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, promovendo o sucesso educativo até ao 12.º ano. Em 2025, estima-se que os programas da EPIS voltem a ultrapassar os 70 mil beneficiários diretos.
Mais informação sobre os projetos e atividades da associação pode ser consultada em: www.epis.pt
Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia