Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

O POSTAL apresenta-lhe o animal mais velho do mundo

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestJonathan é o nome do animal terrestre mais velho do mundo. A tartaruga de 187 anos está a um ano de igualar o recorde da tartaruga mais velha de sempre, a Tu’i Malilia, de Madagascar, que atingiu 188 anos. O animal terá nascido por volta…

15:12 30 Abril, 2019 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Jonathan tem 187 anos e é o animal terrestre mais velho do mundo (Foto: D.R.)

Jonathan é o nome do animal terrestre mais velho do mundo.
A tartaruga de 187 anos está a um ano de igualar o recorde da tartaruga mais velha de sempre, a Tu’i Malilia, de Madagascar, que atingiu 188 anos.

O animal terá nascido por volta de 1832, cinco anos antes da coroação da rainha Vitória.

Durante a sua longa vida, Jonathan já passou por duas guerras mundiais, a Revolução Russa, sete monarcas do trono britânico e 39 presidentes dos Estados Unidos da América. O ano estimado do seu nascimento é ainda anterior ao lançamento do Penny Black, o primeiro selo postal (1840), à construção do primeiro arranha-céus (1885) e à conclusão da Torre Eiffel (1887).

Existem ainda outros marcos humanos que ocorreram ao longo da sua vida, tais como a primeira fotografia de uma pessoa (1838), a primeira lâmpada incandescente (1878) e o primeiro voo motorizado (1903).

Jonathan já viveu mais 65 anos do que a pessoa mais velha de sempre. O recorde foram 122 anos e 144 dias, alcançado por Jeanne Calment (1875-1997), cidadã francesa.

Embora originária das Seychelles no Oceano Índico, Jonathan reside desde 1882 na remota ilha de Santa Helena no Atlântico Sul.

Durante muito tempo acreditou-se que Jonathan fosse uma tartaruga de Aldabra, no entanto, um exame mais detalhado de sua concha pelo Seychelles Nature Trust (e vários outros profissionais) levantou a possibilidade distinta de que ele pudesse ser uma tartaruga gigante das Seychelles muito mais rara.

Esta espécie já tinha sido considerada extinta, no entanto, estudos mais recentes evidenciam que podem existir ainda cerca de 80 tartarugas semelhantes.

Segundo, Joe Hollins, veterinário de Jonathan, “a tartaruga apresenta uma saúde surpreendentemente boa”, sendo importante realçar que “Jonathan é gentil e gosta da companhia das pessoas. Embora cego principalmente devido à catarata, ele tem uma audição muito boa e responde especialmente ao seu nome na hora da alimentação. Ele também tem um fascínio pelos sons do ténis”.

Segundo o veterinário, Jonathan é “um ícone local, simbólico de persistência em face da mudança, e muito amado por todos”, acrescentando que “aplicámos algumas restrições quanto às visitas ao animal, no entanto, a tartaruga e os seus companheiros  podem ainda ser vistos pelos visitantes da ilha”.

A tartaruga mais velha do mundo já superou em muito a expetativa média de vida desta espécie, que ronda os 150 anos. O animal já entrou igualmente para os recordes do Guiness.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Homem em trotinete elétrica a atravessar passadeira. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Código da Estrada esclarece: saiba se é legal atravessar a passadeira a conduzir uma trotinete elétrica

11:00 23 Setembro, 2026 04:25 23 Setembro, 2026 | João Luís

Quem utiliza uma trotinete elétrica deve ter atenção às passadeiras: Código da Estrada distingue travessias para peões das de velocípedes

Agente da PSP.
Algarve

Entregou-se o condutor que atropelou dois agentes da PSP em Portimão

11:59 23 Setembro, 2026 11:59 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de permanecer em fuga desde domingo, o homem de 36 anos apresentou-se esta quarta-feira numa esquadra acompanhado por um advogado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Europe Direct Algarve Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Economia Opinião Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Cultura Europe Direct Algarve

Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural

11:30 23 Setembro, 2026 11:40 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 25 de setembro, em Vila Real de Santo António, e junta entidades de Portugal e Espanha em torno das línguas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve Cultura

Comunidade junta-se no Salema Eco Camp para apoiar Constança e Vicente

12:39 23 Setembro, 2026 13:53 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festa Solidária combina música, circo e oficinas numa ação destinada a angariar fundos para suportar os tratamentos de Constança e Vicente

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia Europa Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Homem em trotinete elétrica a atravessar passadeira. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Código da Estrada esclarece: saiba se é legal atravessar a passadeira a conduzir uma trotinete elétrica

11:00 23 Setembro, 2026 04:25 23 Setembro, 2026 | João Luís

Quem utiliza uma trotinete elétrica deve ter atenção às passadeiras: Código da Estrada distingue travessias para peões das de velocípedes

Agente da PSP.
Algarve

Entregou-se o condutor que atropelou dois agentes da PSP em Portimão

11:59 23 Setembro, 2026 11:59 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de permanecer em fuga desde domingo, o homem de 36 anos apresentou-se esta quarta-feira numa esquadra acompanhado por um advogado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve, Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Economia, Opinião, Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Cultura, Europe Direct Algarve

Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural

11:30 23 Setembro, 2026 11:40 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 25 de setembro, em Vila Real de Santo António, e junta entidades de Portugal e Espanha em torno das línguas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve, Cultura

Comunidade junta-se no Salema Eco Camp para apoiar Constança e Vicente

12:39 23 Setembro, 2026 13:53 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festa Solidária combina música, circo e oficinas numa ação destinada a angariar fundos para suportar os tratamentos de Constança e Vicente

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia, Europa, Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Últimas Notícias

  • Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve
    Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve
  • Comunidade junta-se no Salema Eco Camp para apoiar Constança e Vicente
    Comunidade junta-se no Salema Eco Camp para apoiar Constança e Vicente
  • Entregou-se o condutor que atropelou dois agentes da PSP em Portimão
    Entregou-se o condutor que atropelou dois agentes da PSP em Portimão
  • Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural
    Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural
  • Código da Estrada esclarece: saiba se é legal atravessar a passadeira a conduzir uma trotinete elétrica
    Código da Estrada esclarece: saiba se é legal atravessar a passadeira a conduzir uma trotinete elétrica

Opinião

  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
  • Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

Europe Direct Algarve

  • Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural
    Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento