Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

O humilhante afundamento do cruzador “Moskva” para a Rússia e um telefonema macabro. Revista de imprensa russa

A homenagem às vítimas que Moscovo não reconhece. Ao mesmo tempo, mais profissionais da informação ou comentadores são acrescentados à categoria maldita de “agentes estrangeiros”.

11:56 16 Abril, 2022 11:59 16 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sexta-feira foi o 51º dia da invasão da Ucrânia pela Rússia. A agência Tass explicou o afundamento do navio de guerra “Moskva”, na véspera, com uma explosão a bordo. Na verdade o cruzador foi atingido pelas Forças Armadas da Ucrânia, numa das maiores perdas navais da Marinha russa em várias décadas. A agência noticiosa oficial russa publicou um vídeo de uma cerimónia de homenagem “aos que cumpriram a sua missão até ao fim, pelo navio”, em Sevastopol, na Crimeia, base da frota do Mar Negro. Esteve presente um padre ortodoxo russo e foi depositada uma coroa de flores com uma faixa preta no monumento que assinala o tricentenário da frota russa. O site informativo “Fontanka”, de São Petersburgo, citou a inscrição na faixa preta: “Pelo navio e pelos marinheiros”. Ou seja, houve vítimas mortais, que a Tass não mencionou.

O afundamento do “Moskva” aconteceu no mesmo dia em que a Rússia deu conta de ataques ucranianos na região fronteiriça de Bryansk. Um dia antes, o major-general Igor Konashenkov afirmou que “centros de decisão” em Kiev seriam alvos legítimos se a Ucrânia disparasse contra a Rússia. Dirigentes ucranianos alertaram para operações de falsa bandeira na zona da fronteira.

No tabloide “Komsomolskaya Pravda”, o correspondente de guerra Dmitry Steshin relatou que as forças russas estavam prestes a tomar Mariupol, no sul da Ucrânia. Os civis já não podem sair da cidade cercada, porque há combatentes “nazis” — forma como a comunicação social estatal russa rotula os que defendem a Ucrânia — disfarçados de civis.

Esses órgãos de informação omitem que os residentes que restam em Mariupol e não conseguiram fugir estão a morrer à fome, nas palavras do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. A versão russa da rádio Voice of América transmitiu essa informação.

O Presidente da Ucrânia disse à CNN, sexta-feira, que o balanço de mortes em Mariupol e noutras cidades era impossível de apurar. Volodymyr Zelensky avisou que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, poderá recorrer a armas químicas ou nucleares.

Estimou as baixas russas em 19 a 20 mil, contra 2000 a 2500 para a Ucrânia. Moscovo só reconhece 1351 baixas.

Meanwhile on Russia's state TV: head of RT Margarita Simonyan and host Vladimir Solovyov propose that Ukrainian POWs—whom they describe as "monsters and scumbags"—be used as laborers to restore the city of Mariupol, destroyed by Russian forces. pic.twitter.com/33KsOqeNLO

— Julia Davis (@JuliaDavisNews) April 15, 2022

Se a Rússia conquistar Mariupol, ficará com uma ponte terrestre entre a Crimeia, que anexou em 2014, e os territórios separatistas que controla no leste da Ucrânia. Margarita Simonyan, diretora do canal RT, participou no programa de debates de Vladimir Solovyov no Channel One. Segundo ela, os prisioneiros de guerra ucranianos, que descreve como “monstros”, reconstruirão a cidade em trabalhos forçados. O pivô afirmou que serão “reeducados” para “endireitar as suas cabeças”, ouvindo a rádio e a televisão russas.

O programa “Antifake”, cujo apresentador se celebrizou com um programa de vídeos domésticos humorísticos, adaptou-se ao papel de descobridor de mentiras nos órgãos de informação ocidentais. Tanto assim é que um artigo que etiquetou de “falso” — presos de guerra ucranianos a serem levados por Rostov enquanto eram insultados — nunca aconteceu.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakhatova, escreveu na rede social Telegram que os culpados da propagação de falsidades são Mark Zuckerberg e a sua firma Meta: “É claríssimo que a Meta e outras empresas digitais americanas participam abertamente na guerra de informação lançada por Washington contra o nosso povo, criando uma realidade alternativa e mentirosa”.

🧵/link in last tweet. "C’mon there, rape Ukrainian women and don’t tell me anything. Just don’t forget about contraception!". People were shocked with this conversation between Russian soldier and his wife, tapped by SBU in Kherson region. Together with @cxemu we found them. pic.twitter.com/0IPCLnbSxu

— Mark Krutov (@kromark) April 15, 2022

Mark Krutov, repórter da Radio Liberty/Radio Europe, localizou um soldado russo e a sua mulher, na Crimeia. Numa conversa telefónica, ela, em tom jocoso, dá autorização ao marido para violar mulheres ucranianas. A chamada tornou-se viral.

Outro choque, sexta-feira, foi novo ataque aos jornalistas e comentadores cujo trabalho está proibido na Rússia. O Ministério da Justiça declarou “agentes externos” Yury Dud, entrevistador num canal de entrevistas e documentários do YouTube visto por milhões e pessoas que falara contra a invasão da Ucrânia, e Ekaterina Shulman, politóloga conhecida pelas suas análises fluentes de assuntos variados e apelos à ação cívica.

Já o “Redaciya”, canal de YouTube de Aleksi Pivovarov, outro jornalista de televisão estrangeiro, publicou um trecho de quase 45 minutos com videochamadas entre parentes e amigos que estão uns na Rússia, outros na Ucrânia.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Primo atiçou o cão antes de matar camionista à facada: suspeito ficou em prisão preventiva

14:20 29 Julho, 2026 14:11 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Homem de 31 anos é suspeito de ter usado o cão de guarda para intimidar o primo antes de o atingir com golpes de faca que se revelaram fatais

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

15:38 29 Julho, 2026 15:46 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Resgatamos roupas brancas de tecidos naturais que estavam destinadas ao lixo e ao desperdício, transformando-as em telas vivas"

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salário mínimo pode subir mais, mas só se houver acordo entre estas partes

16:20 29 Julho, 2026 15:25 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo admite rever em alta o valor previsto para o salário mínimo em 2027, embora qualquer alteração dependa das negociações com parceiros sociais

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve

Scooters e cadeiras elétricas promovem autonomia em Vila Real de Santo António

16:00 29 Julho, 2026 16:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município cedeu dez scooters e duas cadeiras de rodas elétricas para aumentar a autonomia e a segurança de pessoas com mobilidade reduzida

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Primo atiçou o cão antes de matar camionista à facada: suspeito ficou em prisão preventiva

14:20 29 Julho, 2026 14:11 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Homem de 31 anos é suspeito de ter usado o cão de guarda para intimidar o primo antes de o atingir com golpes de faca que se revelaram fatais

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve, Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

15:38 29 Julho, 2026 15:46 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Resgatamos roupas brancas de tecidos naturais que estavam destinadas ao lixo e ao desperdício, transformando-as em telas vivas"

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salário mínimo pode subir mais, mas só se houver acordo entre estas partes

16:20 29 Julho, 2026 15:25 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo admite rever em alta o valor previsto para o salário mínimo em 2027, embora qualquer alteração dependa das negociações com parceiros sociais

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve

Scooters e cadeiras elétricas promovem autonomia em Vila Real de Santo António

16:00 29 Julho, 2026 16:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município cedeu dez scooters e duas cadeiras de rodas elétricas para aumentar a autonomia e a segurança de pessoas com mobilidade reduzida

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Últimas Notícias

  • Salário mínimo pode subir mais, mas só se houver acordo entre estas partes
    Salário mínimo pode subir mais, mas só se houver acordo entre estas partes
  • Scooters e cadeiras elétricas promovem autonomia em Vila Real de Santo António
    Scooters e cadeiras elétricas promovem autonomia em Vila Real de Santo António
  • 700 pessoas retiradas do Metro de Lisboa depois de passageiro sair do comboio e caminhar na linha
    700 pessoas retiradas do Metro de Lisboa depois de passageiro sair do comboio e caminhar na linha
  • Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem
    Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem
  • Madrasta acusada de matar Lara é agredida por outras reclusas na prisão: está na enfermaria
    Madrasta acusada de matar Lara é agredida por outras reclusas na prisão: está na enfermaria

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia
    Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento