Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mundo, Nacional

Novo supercontinente nascerá dentro de 300 milhões de anos e chama-se Aurica

Cientistas em Portugal e na Austrália defendem, como cenário provável, a formação de um novo supercontinente, a que deram o nome Aurica, dentro de 300 milhões de anos, em resultado do fecho simultâneo dos oceanos Atlântico e Pacífico. O cenário, traçado com base em modelos computacionais, cálculos matemáticos, evidências e na história geológica da […]

14:57 28 Outubro, 2016 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
No passado, dois oceanos fecharam-se para dar origem a um supercontinente

Cientistas em Portugal e na Austrália defendem, como cenário provável, a formação de um novo supercontinente, a que deram o nome Aurica, dentro de 300 milhões de anos, em resultado do fecho simultâneo dos oceanos Atlântico e Pacífico.

O cenário, traçado com base em modelos computacionais, cálculos matemáticos, evidências e na história geológica da Terra, é sustentado pelos geólogos João Duarte e Filipe Rosas, do Instituto Dom Luiz e do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Wouter Schellart, da Universidade de Monash, na Austrália.

Os resultados do estudo foram publicados na edição digital da revista Geological Magazine.

Ciclicamente, ao longo da história da Terra, a cada 500 milhões de anos, os oceanos fecham-se e os continentes juntam-se, formando um supercontinente.

Há 200 milhões de anos, quando os dinossauros habitavam a Terra, todos os continentes estavam reunidos num supercontinente, a Pangeia, em que a América do Sul estava ligada à África.

No novo supercontinente, apresentado pelos três investigadores, o núcleo é formado pela Austrália e pela América, que estão ligadas, daí o nome Aurica atribuído (‘Au’ de Austrália e ‘rica’ de América).

A hipótese da formação de um supercontinente, a partir do fecho simultâneo dos oceanos Atlântico e Pacífico, baseia-se na “evidência de que novas zonas de subducção se estão a propagar no Atlântico”, refere a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em comunicado.

As zonas de subducção (locais onde uma placa tectónica mergulha sob a outra) são requisitos para os oceanos fecharem.

“Para fechar os oceanos, é necessário que as margens dos continentes se transformem em margens activas, se formem novas zonas de subducção”, esclareceu à Lusa o geólogo João Duarte.

O Pacífico, explicou, “está rodeado de zonas de subducção”, nomeadamente próximo do Japão, do Alasca (EUA) e da região dos Andes (América do Sul).

As zonas de subducção “propagam-se de um oceano para o outro, do Pacífico para o Atlântico”, sublinhou.

No passado, dois oceanos fecharam-se para dar origem a um supercontinente.

No Atlântico, já existem duas zonas de subducção totalmente desenvolvidas: o Arco da Escócia e o Arco das Pequenas Antilhas.

Uma nova zona de subducção poderá estar a formar-se ao largo da margem sudoeste ibérica, que apanha território português.

Segundo João Duarte, a chamada Falha de Marquês de Pombal, localizada ao largo do Cabo de São Vicente, no Algarve, e apontada como “uma das possíveis fontes do sismo de 1755”, em Lisboa, está “a marcar o início dessa nova zona de subducção”.

Hipóteses anteriores, de outros cientistas, sugerem a formação de um novo supercontinente a partir do fecho de um dos oceanos, do Atlântico ou do Pacífico.

O geólogo português, e investigador-principal no estudo, lembra que, no passado, dois oceanos tiveram de se fechar para dar origem a um supercontinente.

João Duarte advogou que manter o Pacífico ou o Atlântico aberto significa que um dos dois oceanos vai perdurar para lá da sua ‘esperança de vida’, cifrada em 200 a 300 milhões de anos.

“Isso é contraditório com a história, a geologia da Terra. Os oceanos não vivem mais do que 200 ou 300 milhões de anos”, frisou.

O investigador acrescentou outro dado para sustentar a sua tese: a da fracturação da Euroásia (Europa e Ásia).

De acordo com João Duarte, o Oceano Índico “está a abrir” na Euroásia e existem novos riftes (fissuras da superfície terrestre causadas pelo afastamento e consequente abatimento de partes da crosta) que “estão a propagar-se para norte”.

A cadeia montanhosa dos Himalaias, a Índia e o interior da Euroásia correspondem a “uma zona de ruptura, onde as placas tectónicas vão partir-se num futuro”, permitindo “partir ao meio” a Euroásia, cenário possível dentro de 20 milhões de anos, admitiu.

Para o cientista, a fratura da Euroásia irá possibilitar o fecho dos oceanos Atlântico e Pacífico.

João Duarte e restante equipa propõem-se, agora, testar “até à exaustão”, com modelos computacionais mais avançados, o cenário “muito provável” que avançaram, o de um novo supercontinente chamado Aurica.

(Agência Lusa)

Nacional

Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

08:30 18 Agosto, 2026 19:30 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança das Finanças deve estar atento a uma data importante

Algarve Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Desporto Europe Direct Algarve

Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia

07:40 18 Agosto, 2026 07:40 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante oito dias, participantes portugueses aprofundaram conhecimentos técnicos e pedagógicos ligados ao Basquetebol 3x3

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Cultura Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve Desporto Europa Vídeo

Algarvio Tiago Ramos representa Portugal nos Europeus e alcança novo máximo pessoal

08:20 18 Agosto, 2026 08:33 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Na primeira época como sénior, o marchador algarvio terminou os Europeus no 22.º lugar e confirmou uma evolução superior a dois minutos

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Nacional

Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

08:30 18 Agosto, 2026 19:30 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança das Finanças deve estar atento a uma data importante

Algarve, Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Desporto, Europe Direct Algarve

Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia

07:40 18 Agosto, 2026 07:40 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante oito dias, participantes portugueses aprofundaram conhecimentos técnicos e pedagógicos ligados ao Basquetebol 3x3

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Cultura, Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve, Desporto, Europa, Vídeo

Algarvio Tiago Ramos representa Portugal nos Europeus e alcança novo máximo pessoal

08:20 18 Agosto, 2026 08:33 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Na primeira época como sénior, o marchador algarvio terminou os Europeus no 22.º lugar e confirmou uma evolução superior a dois minutos

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Últimas Notícias

  • Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’
    Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’
  • Algarvio Tiago Ramos representa Portugal nos Europeus e alcança novo máximo pessoal
    Algarvio Tiago Ramos representa Portugal nos Europeus e alcança novo máximo pessoal
  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
    Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
  • Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

Opinião

  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento