Os pagamentos a entidades através do sistema bancário português vão passar a apresentar o nome do destinatário a partir desta segunda-feira, transpondo uma norma do Banco de Portugal (BdP) que pretende combater a fraude bancária.
O aviso já tinha sido emitido em novembro e, depois de um período de consulta pública e de adoção das alterações pelas entidades envolvidas, entra agora em vigor.
A nova funcionalidade vai permitir identificar quem é o destinatário de um pagamento, que poderá estar esta segunda-feira oculto através de serviços contratados.
Entre as empresas de pagamentos, a opinião é de que esta é uma medida muito positiva e algo esperado há anos.
O diretor-geral da Hipay em Portugal, Eduardo Barreto, disse que a medida “já deveria ter entrado há bastante tempo”. “Vemos bastante positivamente esta entrada em vigor. Vai melhorar tudo, não há pontos negativos. O único ponto negativo seria para os burlões e para os criminosos”, afirmou, em declarações à Lusa.
No entender deste responsável, a partir desta segunda-feira “vai ser mais difícil” fazer burlas através do multibanco, uma vez que as referências geradas em lojas online de parceiros já serão devidamente identificadas.
A ideia é partilhada pelo cofundador da Ifthenpay Filipe Moura, cuja empresa também vê a medida “de forma muito positiva”, acrescentando que era algo solicitado desde o início da atividade da empresa, em 2005.
“Embora os pagamentos por referência Multibanco apresentem um índice de fraude muito baixo, esta medida contribuirá para reduzir ainda mais certos tipos de fraude — como, por exemplo, a conhecida fraude ‘Olá Pai, Olá Mãe’ — pois o ordenante passa a ter visibilidade direta sobre o destinatário efetivo dos fundos”, explicou Filipe Moura.
O copresidente executivo da Eupago Telmo Santos enalteceu o “passo positivo para o reforço da segurança nas transações financeiras”, mas pediu um equilíbrio entre a segurança e a privacidade dos utilizadores.
Leia também: Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis