Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Ministro aconselha os portugueses a abastecerem viaturas antes da greve

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest “Temos todos de nos preparar. O Governo está a fazer o seu trabalho [para evitar a greve], mas todos podíamos começar a precaver-nos, em vez de esperarmos pelo dia 12, que não sabemos se vai acontecer [a paralisação]. Era avisado podermo-nos abastecer para enfrentar com…

12:57 24 Julho, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Pedro Nuno Santos diz que “temos de nos preparar” (Foto D.R.)

“Temos todos de nos preparar. O Governo está a fazer o seu trabalho [para evitar a greve], mas todos podíamos começar a precaver-nos, em vez de esperarmos pelo dia 12, que não sabemos se vai acontecer [a paralisação]. Era avisado podermo-nos abastecer para enfrentar com maior segurança o que vier a acontecer”, disse Pedro Nuno Santos aos jornalistas em Matosinhos, à margem da apresentação de um investimento na ferrovia.

“Dois sindicatos de motoristas entregaram um pré-aviso de greve com início em 12 de agosto que propõe serviços mínimos de 25% em todo o território nacional, enquanto na greve de abril, que levou a uma corrida aos postos de abastecimento de combustível eram de 40% apenas em Lisboa e Porto”, avança a Lusa.

“Temos todos de nos preparar”, frisou hoje Pedro Nuno Santos, quando questionado pelos jornalistas sobre se pretendia atestar a viatura no caso de ir de férias antes de 12 de agosto.

“Estamos todos a trabalhar para nos preparar para qualquer eventualidade e, antes disso, para que não haja sequer greve”, disse.

Pedro Nuno Santos observou ainda que “o Governo trabalha da melhor forma para que o impacto negativo [da eventual greve] na vida dos portugueses seja o mínimo”, acrescenta a Lusa.

“Ao mesmo tempo, tem a preocupação de que um diferendo entre as duas partes se consiga resolver e toda abertura para que as partes se entendam e cheguem a um acordo”, descreveu.

O ministro lembrou que “os motoristas vão ter um aumento muito significativo, de cerca de 300 euros, já em janeiro 2020”, destacando que “era importante que não se perdesse o que já se alcançou”.

Os sindicatos dos motoristas que entregaram um pré-aviso de greve com início em 12 de agosto reúnem-se hoje na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para planificar os serviços mínimos.

De acordo com um documento a que a Lusa teve acesso, a proposta de serviços mínimos a assegurar “tem por referência 25% dos trabalhadores” em cada empresa que preste abastecimento de combustíveis, por exemplo, a “portos, aeroportos e postos de abastecimento das empresas que têm por objeto a prestação de serviço público de transporte de passageiros, rodoviários, ferroviários e fluviais”.

A isto, somam-se “estruturas residenciais para pessoas idosas, centros de acolhimento residencial para crianças e jovens, estabelecimentos de ensino, IPSS e Santas Casas da Misericórdia”.

Já no caso do “abastecimento de combustíveis e matérias perigosas a hospitais, centros de saúde, clínicas de hemodiálise e outras estruturas de prestação de cuidados de saúde inadiáveis, estabelecimentos prisionais, bases aéreas, serviços de proteção civil, bombeiros, forças de segurança e unidades autónomas de gaseificação”, os sindicatos propõem que sejam assegurados na totalidade, “nas mesmas condições em que devem assegurar em dias úteis, de feriado e/ou descanso semanal”.

Na greve iniciada em 15 de abril, o Governo estipulou a garantia dos serviços mínimos com 40% dos trabalhadores em funções, mas apenas para Lisboa e Porto.

Posteriormente, o Governo acabou por decretar uma requisição civil e, depois, a convidar as partes a sentarem-se à mesa de negociações.

A elevada adesão à greve de três dias surpreendeu todos, incluindo o próprio sindicato, e deixou sem combustível grande parte dos postos de abastecimento do país.

Na segunda-feira, o SIMM ameaçou consequências mais graves para a greve que começa em 12 de agosto do que as sentidas em abril, através de uma carta aberta enviada às redações.

Segundo fonte sindical, existem em Portugal cerca de 50.000 motoristas de veículos pesados de mercadorias, 900 dos quais a transportar mercadorias perigosas.

SAIBA MAIS EM:

Camionistas pedem perdão aos portugueses mas greve é para avançar

(SP/CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Algarve Cultura Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Algarve Cultura Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão

18:10 26 Julho, 2026 07:26 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mário Chaves vai deixar a administração da TAP no final de agosto para integrar a companhia aérea estatal do Azerbaijão

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Crédito: Lusa
Economia Nacional Saúde

Governo publicou valores errados para atos médicos urgentes? Ministra admite erro no despacho

15:00 25 Julho, 2026 08:55 21 Julho, 2026 | João Luís

Um despacho sobre pagamentos a equipas de saúde gerou críticas nas redes sociais, mas o Ministério da Saúde já reconheceu que os valores publicados terão de ser corrigidos.

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Ciência Mundo

NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

16:30 25 Julho, 2026 14:46 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A probabilidade de colisão é muito reduzida, mas os especialistas já analisaram o que poderia acontecer caso o asteroide Bennu atingisse o planeta

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Algarve, Cultura, Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Algarve, Cultura, Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão

18:10 26 Julho, 2026 07:26 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mário Chaves vai deixar a administração da TAP no final de agosto para integrar a companhia aérea estatal do Azerbaijão

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Crédito: Lusa
Economia, Nacional, Saúde

Governo publicou valores errados para atos médicos urgentes? Ministra admite erro no despacho

15:00 25 Julho, 2026 08:55 21 Julho, 2026 | João Luís

Um despacho sobre pagamentos a equipas de saúde gerou críticas nas redes sociais, mas o Ministério da Saúde já reconheceu que os valores publicados terão de ser corrigidos.

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Ciência, Mundo

NASA continua a vigiar Bennu: asteroide pode atingir a Terra nesta data e provocar um “inverno global”

16:30 25 Julho, 2026 14:46 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A probabilidade de colisão é muito reduzida, mas os especialistas já analisaram o que poderia acontecer caso o asteroide Bennu atingisse o planeta

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento