Depois de vários anos de crescimento em Portugal, a Mercadona prepara-se para dar um passo decisivo na sua expansão. A cadeia espanhola de distribuição já confirmou a abertura de duas lojas na capital, Lisboa, em novembro de 2025, localizadas na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert.
A aposta na cidade surge após seis anos de atividade em Portugal, período em que a marca consolidou, segundo a revista de negócios especializada em recursos humanos Human Resources Portugal, um grupo de clientes fiéis em diversas regiões. Para estas duas novas superfícies, o processo de recrutamento já começou, estando ainda por preencher funções como operador de supermercado e auxiliar de manutenção.
Condições de trabalho destacadas
A empresa sublinha que as condições oferecidas são atrativas. Para trabalhadores a tempo inteiro, com horário semanal de 40 horas, a remuneração anual inicial é de 14.963,90 euros. Ao valor base acrescem subsídio de alimentação diário e compensações adicionais por domingos, feriados e trabalho noturno.
Outro benefício é o “Prémio Anual”, dependente do cumprimento dos objetivos individuais e coletivos. Segundo a empresa, citada pela mesma fonte, equivale a um salário extra após o primeiro ano civil completo e a dois salários extra a partir dos quatro anos de antiguidade.
Contrato e progressão salarial
A Mercadona reforça que todos os contratos são efetivos desde o primeiro dia, afastando a existência de vínculos precários. A formação profissional é assegurada e financiada pela empresa, não sendo exigida experiência prévia para a maioria das funções.
Quanto à evolução salarial, a cadeia garante que em quatro anos é possível atingir os 20.465 euros anuais sem necessidade de mudar de posto. Em comunicado, a empresa destaca ainda que os colaboradores com mais anos de casa chegam a auferir salários 68% acima do mínimo nacional, de acordo com a Human Resources Portugal.
Expansão a nível nacional
A entrada em Lisboa integra o plano de expansão da Mercadona em Portugal para 2025, que prevê alcançar as 70 lojas até ao final do ano.
Além da capital, estão também confirmadas inaugurações em Loures (Santa Iria de Azóia e Frielas), Penafiel (Milhundos), Fafe, Leiria (Vale Sepal), Matosinhos (São Gens), Palmela e Porto (Amial).
Leia também: Muitos condutores erram: saiba a diferença entre estes sinais de trânsito quase iguais e evite multas