Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Edição Papel, Nacional

Mapa do Algarve e Andaluzia mostra cidades que podem ficar submersas já em 2050

O cenário não é muito otimista e os alertas são quase como um ultimato: é mesmo necessária e urgente a mudança.

13:00 21 Agosto, 2022 16:12 12 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Programa de Aumento do Nível do Mar da Climate Central permite ter uma ideia do que pode estar submerso em 2050, isto se as emissões de carbono continuarem ao ritmo atual e que está a ser mais rápido do que se temia.

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) estima que o limiar do aquecimento global (de +1,5° centígrados) em comparação com o da era pré-industrial vai ser atingido em 2030, 10 anos antes do que tinha sido projetado anteriormente, “ameaçando a humanidade com novos desastres sem precedentes”. 

De acordo com ferramentas que estão disponíveis online e de forma gratuita da Climate Central, é possível ver o cenário daqui a 30 anos se nada for feito. 

No Algarve, cidades como Faro, Olhão e Tavira poderão estar ameaçadas já nos próximos trinta anos. 

A sul do país, a subida do nível médio do mar e a intensificação de tempestades, colocará em risco as ilhas barreira da Ria Formosa, como o Farol, e todas as praias de Faro a Tavira. Ainda no sotavento algarvio, Monte Gordo e a margem do Rio Guadiana entre Vila Real de Santo António e Castro Marim são zonas ameaçadas 

O cenário é igualmente inquietante na zona costeira de Andaluzia. A cidade vizinha Ayamonte é motivo de grande preocupação, além de Punta Humbria em Huelva e uma grande mancha que atinge o Parque Nacional de Doñana, Isla Mayor e toda a área envolvente onde vai desaguar o rio Guadalquivir. 

Em Portugal, regiões como o Estuário do Tejo e o Estuário do Sado também poderão sofrer grandes alterações, com o caudal dos rios a apoderar-se de áreas significativas para a produção agrícola. Cidades como Aveiro e Figueira da Foz, além dos lugares emblemáticos como o Padrão dos Descobrimentos, em Belém, e as Caves do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, também estarão ameaçados pela subida das águas. 

Ferramenta de Triagem de Risco Costeiro mostra em mapa como a ameaça do degelo dos glaciares pode colocar territórios abaixo da linha da maré. Fotos D.R.

CLICAR AQUI PARA VER MAPA

DEGELO: Quantidade de água pode fazer o nível médio dos mares subir até seis metros

De acordo com os especialistas da ONU, os “humanos são indiscutivelmente responsáveis” pelas alterações climáticas e não há outra alternativa senão a redução dos gases de efeito de estufa. 

A fusão da calote glaciar é o principal motor da subida do nível dos mares, à frente da fusão dos glaciares e da expansão dos oceanos sob efeito do aquecimento da água. A fusão do banco de gelo, que está submerso, não faz subir o nível do mar. Segundo o painel de peritos do clima das Nações Unidas (IPCC, na sigla em Inglês), o nível dos mares subiu 20 centímetros desde 1900. Ora, o ritmo desta subida quase triplicou desde 1990 e, conforme os cenários, os oceanos poderiam ainda ganhar 40 a 85 centímetros até ao final do século. A calote glaciar da Gronelândia, que se poderia aproximar do ponto de não retorno da fusão segundo estudos recentes, contém uma quantidade de água gelada capaz de fazer subir o nível médio dos mares até seis metros. 

Esta Ferramenta de Triagem de Risco Costeiro mostra como a ameaça do degelo dos glaciares pode colocar territórios abaixo da linha da maré

Este mapa da Climate Central é usado para explorar as implicações de diferentes projeções científicas sobre a perda de mantos de gelo que são publicadas de tempos em tempos. O mapa por si só não indica a probabilidade nem o momento em que a perda de gelo em qualquer nível pode ocorrer. 
O aumento do nível do mar e os mapas de inundações costeiras do Climate Central são baseados em ciência revista por pares nas principais publicações especializadas. Como esses mapas incorporam grandes conjuntos de dados, devem ser considerados como ferramentas de triagem para identificar locais que podem exigir uma investigação mais profunda de risco. 
O apoio financeiro para este mapa – e a pesquisa subjacente – é fornecido pela The Schmidt Family Foundation; a Fundação MacArthur; A Fundação Kresge; A Fundação Cúpula; a Fundação V. Kann Rasmussen; One Earth, projeto da Sustainable Markets Foundation, em parceria com a Fundação Leonardo DiCaprio; a Fundação Nacional de Ciências dos EUA (concessão ARC-1203415); e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (80NSSC17K0698). 

Aquecimento do Ártico foi o quádruplo do resto da Terra nos últimos 40 anos

O Ártico aqueceu cerca de quatro vezes mais do que o resto do mundo nos últimos 40 anos, concluiu um estudo, o que evidenciou as estimativas aquém da realidade dos modelos climáticos dos polos. O estudo, publicado na revista Communications Earth & Environment, do grupo Nature, reavaliou claramente em alta o ritmo de aquecimento da região em torno do Polo Norte. 

Em 2019, o painel de peritos do clima das Nações Unidas (IPCC, na sigla em Inglês) tinha estimado que o Ártico estava a aquecer “mais do dobro da média mundial”, sob o efeito de um processo específico da região. Este fenómeno, designado “amplificação ártica”, ocorre quando o gelo e a neve, que refletem naturalmente o calor do sol, se derretem na água do mar, que absorve assim mais o calor solar e aquece. 

Se os cientistas estão de acordo desde há muito sobre a constatação do aquecimento acelerado do Ártico, as suas estimativas do fenómeno divergem sobre o período que escolhem estudar ou a definição, mais ou menos externa, da zona geográfica do Ártico. 

No novo estudo, os investigadores, baseados na Noruega e na Finlândia, analisaram quatro séries de dados de temperatura recolhidas no conjunto do círculo ártico por satélites desde 1979, ano a partir do qual a informação por satélite ficou disponível. Concluíram que o Ártico aqueceu em média 0,75 graus centígrados (ºC) por década, ou seja, cerca de quatro vezes mais depressa do que o resto do planeta. 

Devido aos gases com efeito de estufa geridos pelas atividades humanas, principalmente devido à queima dos combustíveis fósseis, a temperatura média global do planeta já subiu cerca de 1,2ºC desde a era pré-industrial. “A literatura científica considera que o Ártico está a aquecer duas vezes mais depressa do que o resto do planeta, portanto, estou surpreendido que a nossa conclusão seja bem mais elevada do que o número habitual”, disse Antti Lipponen, membro do Instituto finlandês de meteorologia e coautor do estudo, à AFP. 

Mas o estudo detetou importantes variações locais do aquecimento no círculo ártico. Por exemplo, o setor euro-asiático do Oceano Ártico, perto do arquipélago norueguês de Svalbard e do russo de Nova Zembla, aqueceu 1,25ºC por década, ou seja, sete vezes mais do que o resto do mundo. 

A equipa constatou que os modelos climáticos mais modernos previam um aquecimento do Ártico inferior em cerca de um terço ao que demonstram os seus próprios dados. Este afastamento, na sua opinião, poderia explicar-se pela obsolescência das anteriores modelizações do clima ártico, em aperfeiçoamento constante. “A próxima etapa seria talvez dar uma olhadela para estes modelos, ver porque é que não previram o que nós constatámos nas observações e qual o impacto que vai ter sobre as futuras projeções climáticas”, declarou Lipponen. 

O aquecimento intenso do Ártico, além de um impacto grave sobre as populações e a fauna local, que depende da continuidade do mar de gelo para caçar, vai ter também repercussões mundiais. “As alterações climáticas são causadas pelo Homem e à medida que o Ártico aquece, os seus glaciares vão fundir, o que vai ter uma incidência global sobre o nível dos mares”, especificou Lipponen. “O que se passa no Ártico afeta-nos a todos”, disse, inquieto.

“Com um pé para a cova”: degelo na Gronelândia elevará nível do mar em 27 centímetros, o dobro do previsto
A revisão entre pares abordada no filme “Não Olhem para Cima” é um dos pilares da ciência
DiCaprio alerta para cenário de incêndios em Portugal e exalta iniciativa de jovens ativistas que lutam nos tribunais

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nem penhoras nem coimas: saiba como pedir o pagamento em prestações de dívidas à Segurança Social

07:00 8 Maio, 2026 18:36 7 Maio, 2026 | João Luís

Tem dívidas à Segurança Social? Saiba como pedir o pagamento em prestações, em que casos isso é possível e como evitar o agravamento da cobrança coerciva

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Algarve Política

PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril

07:10 8 Maio, 2026 06:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito, histórico dirigente do PCP e resistente antifascista, morreu aos 93 anos na sua casa em Alcoutim

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Redescobrir dois clássicos contemporâneos: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón e Nunca me deixes, Kazuo Ishiguro | Por Paulo Serra

07:30 8 Maio, 2026 19:55 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve Opinião

Ana Custódio eleita presidente da Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano

07:45 8 Maio, 2026 07:56 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Novos órgãos sociais foram eleitos na Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Cultura Mundo Nacional

Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas

22:00 7 Maio, 2026 18:47 7 Maio, 2026 | João Luís

Algumas palavras parecem pertencer naturalmente ao inglês, ao francês ou ao alemão, mas têm uma história ligada ao português

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nem penhoras nem coimas: saiba como pedir o pagamento em prestações de dívidas à Segurança Social

07:00 8 Maio, 2026 18:36 7 Maio, 2026 | João Luís

Tem dívidas à Segurança Social? Saiba como pedir o pagamento em prestações, em que casos isso é possível e como evitar o agravamento da cobrança coerciva

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Algarve, Política

PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril

07:10 8 Maio, 2026 06:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito, histórico dirigente do PCP e resistente antifascista, morreu aos 93 anos na sua casa em Alcoutim

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Redescobrir dois clássicos contemporâneos: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón e Nunca me deixes, Kazuo Ishiguro | Por Paulo Serra

07:30 8 Maio, 2026 19:55 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve, Opinião

Ana Custódio eleita presidente da Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano

07:45 8 Maio, 2026 07:56 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Novos órgãos sociais foram eleitos na Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Cultura, Mundo, Nacional

Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas

22:00 7 Maio, 2026 18:47 7 Maio, 2026 | João Luís

Algumas palavras parecem pertencer naturalmente ao inglês, ao francês ou ao alemão, mas têm uma história ligada ao português

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Últimas Notícias

  • Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana
    Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana
  • PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril
    PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril
  • Nem penhoras nem coimas: saiba como pedir o pagamento em prestações de dívidas à Segurança Social
    Nem penhoras nem coimas: saiba como pedir o pagamento em prestações de dívidas à Segurança Social
  • Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas
  • Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas
    Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas
  • Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’
    Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

Opinião

  • Ana Custódio eleita presidente da Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano
    Ana Custódio eleita presidente da Associação de Freguesias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano
  • Redescobrir dois clássicos contemporâneos: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón e Nunca me deixes, Kazuo Ishiguro | Por Paulo Serra
    Redescobrir dois clássicos contemporâneos: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón e Nunca me deixes, Kazuo Ishiguro | Por Paulo Serra
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
    Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal