Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional

Mais de 2.600 operacionais e 30 meios aéreos combatiam 26 fogos pelas 17:30

Desses operacionais, mais de 1.400 estavam concentrados em quatro grandes fogos, nos distritos de Setúbal, Leiria e Faro.

18:21 13 Julho, 2022 18:38 13 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 2.600 bombeiros combatiam esta quarta-feira, pelas 17:30, 26 incêndios, com o apoio de quase 800 viaturas e 30 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

De acordo com os dados disponíveis no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desses operacionais, mais de 1.400 estavam concentrados em quatro grandes fogos, nos distritos de Setúbal, Leiria e Faro.

O incêndio que deflagrou na sexta-feira, na localidade de Vale de Pia, no concelho de Pombal (Leiria), continua a ser o que mobiliza mais meios, estando no terreno a combater as chamas 451 operacionais, apoiados por 113 veículos e sete meios aéreos.

Esta tarde, as chamas estavam a atingir o concelho de Ansião, tendo já obrigado à retirada de pessoas em duas aldeias daquele município (também no distrito de Leiria).

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, David Baptista Rodrigues, a situação voltou a “agravar-se” e a freguesia de Santiago de Guarda “está em perigo”.

Às 16:15 horas, “havia três frentes” de fogo e o vento soprava “muito forte”, com “mudanças constantes de direção”, disse ainda o presidente da junta.

Este fogo obrigou hoje à tarde a num novo corte do Itinerário Complementar (IC) 8 entre Ramalhais, no concelho de Pombal, e Ansião.

Estas duas vias já tinham estado interditadas ao trânsito ao final da tarde de terça-feira e reaberto durante a madrugada de hoje.

No incêndio que começou na terça-feira em Caranguejeira, no concelho de Leiria, estão 367 bombeiros, com 113 viaturas.

Também na terça-feira, mas já à noite, pelas 23:30, deflagrou um fogo em Gambelas, perto da Universidade do Algarve, concentrando-se esta tarde o combate às chamas na zona da Quinta do Lago, Almancil, no concelho de Loulé, tendo sido retiradas pessoas da zona preventivamente.

A agência Lusa contactou esta tarde por diversas vezes o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro para tentar obter mais informações, mas sem sucesso.

De acordo com o ‘site’ da Proteção Civil, pelas 17:30 estavam mobilizados para este fogo 330 operacionais, com o apoio de 117 viaturas e quatro meios aéreos.

Já hoje, pelas 12:00, deflagrou um fogo na vila de Palmela, no distrito de Setúbal, que mobilizava a meio da tarde 282 operacionais, 90 viaturas e quatro meios aéreos.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Calha, o Centro Social de Palmela e algumas habitações já foram evacuadas por causa do incêndio. Pelas 16:00, o fogo obrigou também ao corte da estrada da Baixa de Palmela, que liga Palmela a Setúbal, nos dois sentidos.

Ainda segundo Luís Miguel Calha, à mesma hora, eram várias as frentes de fogo ativas, à volta da vila de Palmela, nas serras do Louro e de São Luís, e outras em direção a Aires e à Quinta do Anjo.

Já o fogo que começou na quinta-feira à tarde na União de Freguesias da Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, e alastrou, também, a Ferreira do Zêzere (ambos no distrito de Santarém) e a Alvaiázere, no distrito de Leiria, já surge no ‘site’ da ANEPC como estando “em resolução”, mas continua a mobilizar 474 operacionais, apoiados por 150 veículos.

Esta tarde, o presidente da Câmara de Alvaiázere disse à Lusa estar cansado de pedir meios para o combate aos incêndios e de ficar sem resposta, lamentando que o concelho esteja a ser abandonado.

“Sentimo-nos abandonados. Estamos cansados de pedir meios sem resposta”, disse.

Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

A maioria dos distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Fogo de Almancil chega a Quarteira. Ouvidas explosões perto da Quinta do Lago. Centro hípico em risco [vídeo]
Incêndio em Faro obriga à retirada de pessoas da Quinta do Lago. Fogo poderá estar parcialmente dominado
Incêndio de Faro alastra para moradias da Quinta do Lago. Fogo já chegou aos quintais de habitações (vídeo)

Pagamento com contactless.
Economia Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve Ensino Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Algarve Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Bomba de gasolina.
Economia Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Pagamento com contactless.
Economia, Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve, Ensino, Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Algarve, Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Bomba de gasolina.
Economia, Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve, Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Últimas Notícias

  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
    UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
  • Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
    Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
  • É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
    É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
  • Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado
    Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

Opinião

  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal