
O surto de Lagos foi esta sexta-feira debate na conferência de imprensa realizada no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Lagos. A capacidade de resposta à pandemia foi reforçada, depois do surto na festa ‘ilegal’.
No dia 19 de junho estavam confirmados 76 casos positivos relacionados com a festa de Odiáxere, dos quais 82% (62 casos) correspondentes a residentes no concelho de Lagos e os restantes 18% em outros concelhos do Algarve. Os valores subiram entretanto para 90 infetados.
Os grupos etários mais atingidos, com base no último balanço, são a faixa dos 20 aos 29 anos, seguida dos grupos dos 30 aos 39 anos e dos 10 aos 19. Estão identificados ainda nove crianças infetadas com idades inferiores a 10 anos, avança a autarquia em comunicado.
Numa primeira instância, identificou-se as pessoas que estiveram na festa ou que mantiveram contactos próximos com estas. Depois, iniciou-se a testagem massiva, que, segundo a Delegada de Saúde Regional, já testou mais de 1200 pessoas.
Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, reafirmou a necessidade de ser apurado o que realmente aconteceu e de ser feita justiça. O autarca considera que deve deixar de “haver incentivo em realizar festas e outros eventos de concentração humana, violadores das regras que estão definidas”. Para Hugo Pereira, este é um ato de irresponsabilidade.
José Apolinário, Secretário de Estado atualmente com a função de Coordenador Regional do Algarve da Execução da Declaração da Situação de Calamidade Pública, destacou a “capacidade de resposta demonstrada pela região no que concerne à realização de testes, o que confirmou que o Algarve está preparado para enfrentar eventuais surtos que surjam“.
Já Paulo Morgado, Presidente da ARS Algarve, lembrou que é expectável que os casos de infeção aumentem durante o verão. Segundo Paulo Morgado, “a covid-19 não é uma ‘gripezinha’ e mesmo que individualmente possamos ser contagiados e não ter sintomas, existe sempre o risco de transmitirmos o vírus a outras pessoas mais vulneráveis do que nós e que poderão ficar gravemente doentes”.
A Conferência de Imprensa teve ainda a participação de António Miguel Pina, Presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que partilhou a sua convicção relativamente à expectativa de que, com o bom trabalho de todos, seja possível circunscrever nos próximos dias este surto.
Portugal regista hoje mais dois mortos relacionados com a covid-19 do que no sábado e mais 292 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS)
















