Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

IRA troca compra de carrinha por doação a bebé gravemente doente

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O Grupo IRA- Intervenção e Resgate animal anunciou na passada sexta-feira, 28 de junho, que vai doar mais de seis mil euros para Matilde, a bebé de dois meses que sofre de uma doença rara e precisa do medicamento mais caro do mundo para…

16:55 30 Junho, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A bebé precisa do medicamento mais caro do mundo para sobreviver (Foto Facebook Matilde)

O Grupo IRA- Intervenção e Resgate animal anunciou na passada sexta-feira, 28 de junho, que vai doar mais de seis mil euros para Matilde, a bebé de dois meses que sofre de uma doença rara e precisa do medicamento mais caro do mundo para sobreviver.

Segundo avança o Jornal de Notícias, “a bebé sofre de uma doença rara na forma mais avançada e grave, atrofia muscular espinhal de tipo I. Os pais da menina acreditam que a solução para o tratamento passa pelo “Zolgensma”, o medicamento mais caro do mundo, que só está disponível nos Estados Unidos por cerca de 1,9 milhões de euros”.

O IRA decidiu doar à Matilde o dinheiro que tinha angariado para comprar uma carrinha.

“Sabemos perfeitamente qual é a nossa missão, ANIMAIS. Mas conforme já constataram mais do que uma vez, também auxiliámos respectivos detentores (famílias ou individuais) cujas posses atingiam o limiar da pobreza extrema. Doámos roupas, dinheiro, comida e até nos disponibilizámos a assegurar todas as condições para o bem-estar dos animais a cargo dos detentores. Não acreditamos em coincidências e, a poucos dias de eu próprio (o mete-nojo) me tornar pai de uma menina, está a decorrer uma angariação para a aquisição de uma nova viatura”, começa por referir uma publicação partilhada no Facebook do grupo IRA.

“Se precisamos do carro novo? Precisamos.
Se precisamos de estender o nosso raio de acção? Precisamos. Se a Matilde tem o mesmo tempo que nós para atingir o seu objectivo? Não tem!”, avança o IRA.

O montante angariado para a compra da viatura tinha sido doado por simpatizantes e seguidores do grupo IRA. Uma vez que pode existir quem se oponha à entrega dos fundos para outra causa, o valor a doar à bebé poderá variar.

“Respeitamos TOTALMENTE a decisão de quem se opõe à entrega dos fundos angariados para outro objectivo que não o da aquisição da viatura. Como tal indicado, daremos a possibilidade de poderem enviar a sua posição por email de forma a garantir o anonimato. Deverão inserir no assunto “Eu não aceito”, anexando o comprovativo da transferência com o montante doado até dia 30 de Junho. Os montantes serão contabilizados e a quantia transferida para o caso da Matilde será a diferença após subtracção do total respeitante aos Irados e Iradas que não concordaram”, pode ainda ler-se na publicação do IRA.

Os responsáveis do IRA decidiram fazer uma votação, na passada quinta-feira, 27 de junho, na página do facebook para que os cerca de 230 mil seguidores pudessem escolher até domingo qual seria o destino do dinheiro angariado. Existiam duas opções: ajudar a Matilde ou comprar a viatura.

A esmagadora maioria (83%) decidiu ajudar Matilde e assim a votação terminou mais cedo.

O responsável do IRA revelou ainda ao JN que pretende encontrar-se com os pais de Matilde “na próxima semana” para “entregar o dinheiro pessoalmente e conhecer a Matilde”.

O valor exato da doação “vai depender de possíveis recusas por parte dos que não querem que o seu dinheiro sirva para outro objetivo que não o inicial, mas até ao momento, o IRA ainda não recebeu “qualquer email a solicitá-lo. De qualquer forma, serão dados “com certeza mais de seis mil euros”, afirmou ainda o responsável ao JN.

O ciclista Rui Costa também não ficou indiferente ao caso de Matilde e “está a doar quatro equipamentos completos e originais seus com as riscas do arco-íris, que representam o mundial de ciclismo 2013, onde se sagrou campeão do mundo”, conforme se pode ler numa publicação do facebook.

“As regras do leilão são as seguintes: a base de licitação é de 100 euros por equipamento. Para licitar basta comentar exclusivamente no post abaixo com o calor da sua oferta em euros. Só são válidos comentários neste post. O lelilão terá a duração de 72 horas, terminando por isso na quarta-feira, dia 3 de julho, às 16 horas. As quatro licitações mais elevadas serão os remates finais”, pode ler-se na publicação.

“O vencedor deverá transferir o valor para a conta da Matilde depois de ser indicado como vencedor e enviar o comprovativo de transferência e a morada completa para o e-mail [email protected] com o título: vencedor remate final Rui Costa”.

Matilde está internada no hospital, em Lisboa, desde quarta-feira “a tomar antibióticos e a fazer ventilação 24 horas” devido a dificuldades respiratórias.

Os pais da bebé criaram uma página de facebook de apoio a Matilde que, até ao momento, já conta com mais de 800 mil euros angariados. Para ajudar, as pessoas podem fazer donativos para a conta PT50 0035 0685 00008068 130 56.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Campo de futebol.
Desporto Europa Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 76 pessoas e regista 710 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

14:26 20 Julho, 2026 14:30 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Excesso de velocidade, falta de inspeção e álcool ao volante estiveram entre as principais infrações registadas no Algarve

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Comboio elétrico em testes na Linha do Algarve.
Algarve Política

Eletrificação avança, mas REAGIR acusa Governo de discriminar o Algarve

15:11 20 Julho, 2026 15:11 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

João Rúben Silva defende comboios novos para o Algarve e acusa o poder central de manter uma política de investimento desigual

Concentração Internacional de Motos de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Cultura

Concentração de Motas de Faro reúne 17 mil pessoas e prepara edição histórica para 2027

07:10 20 Julho, 2026 07:07 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A edição de 2027 vai assinalar os 45 anos da Concentração de Faro e já está marcada para os dias 15 a 18 de julho

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Praia da Arrifana, em Aljezur.
Nacional

Água do mar em Portugal continua a aquecer em Portugal mas há três zonas do país que serão exceção

08:03 20 Julho, 2026 07:51 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Temperatura da água do mar volta a subir em grande parte da costa portuguesa, mas Lisboa, a costa vicentina e o litoral norte serão exceções

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Algarve Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC

06:00 18 Julho, 2026 13:42 17 Julho, 2026 | João Luís

Após dias com temperaturas abaixo do habitual para julho, os modelos apontam para o regresso do calor em parte do país

Chico da Tina.
Algarve Vida & Lazer

Depois do Festival da Sardinha de Portimão vem o Mar Me Quer: Chico da Tina, Kevinho e Maiara & Maraisa animam a cidade de 12 a 14 de agosto

20:20 20 Julho, 2026 10:34 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre 12 e 14 de agosto, a Zona Ribeirinha de Portimão recebe artistas nacionais e internacionais, com bilhetes a partir de 20 euros

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Campo de futebol.
Desporto, Europa, Nacional

“Deplorável”: equipa de futebol espanhola está em Portugal a estagiar mas pondera desistir antes do tempo

10:00 20 Julho, 2026 09:50 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Menos de dois dias após a chegada a Melgaço, um problema inesperado está a levar um clube espanhol a ponderar mudar de planos

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 76 pessoas e regista 710 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

14:26 20 Julho, 2026 14:30 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Excesso de velocidade, falta de inspeção e álcool ao volante estiveram entre as principais infrações registadas no Algarve

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Comboio elétrico em testes na Linha do Algarve.
Algarve, Política

Eletrificação avança, mas REAGIR acusa Governo de discriminar o Algarve

15:11 20 Julho, 2026 15:11 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

João Rúben Silva defende comboios novos para o Algarve e acusa o poder central de manter uma política de investimento desigual

Concentração Internacional de Motos de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Cultura

Concentração de Motas de Faro reúne 17 mil pessoas e prepara edição histórica para 2027

07:10 20 Julho, 2026 07:07 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A edição de 2027 vai assinalar os 45 anos da Concentração de Faro e já está marcada para os dias 15 a 18 de julho

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Praia da Arrifana, em Aljezur.
Nacional

Água do mar em Portugal continua a aquecer em Portugal mas há três zonas do país que serão exceção

08:03 20 Julho, 2026 07:51 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Temperatura da água do mar volta a subir em grande parte da costa portuguesa, mas Lisboa, a costa vicentina e o litoral norte serão exceções

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro

17:52 20 Julho, 2026 17:54 20 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talk em Faro reuniu projetos ligados à moda, sustentabilidade, identidade e criação colaborativa no âmbito do Novo Bauhaus Europeu

Algarve, Cultura

Olhão recebe dois dias de jazz ao pôr do sol junto à Ria Formosa

16:00 19 Julho, 2026 14:15 19 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Júlio Resende, Áurea, Orquestra de Jazz do Algarve e Sara Badalo atuam na primeira edição do Olhão South Jazz, junto à Ria Formosa

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC

06:00 18 Julho, 2026 13:42 17 Julho, 2026 | João Luís

Após dias com temperaturas abaixo do habitual para julho, os modelos apontam para o regresso do calor em parte do país

Chico da Tina.
Algarve, Vida & Lazer

Depois do Festival da Sardinha de Portimão vem o Mar Me Quer: Chico da Tina, Kevinho e Maiara & Maraisa animam a cidade de 12 a 14 de agosto

20:20 20 Julho, 2026 10:34 20 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre 12 e 14 de agosto, a Zona Ribeirinha de Portimão recebe artistas nacionais e internacionais, com bilhetes a partir de 20 euros

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Últimas Notícias

  • Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem
    Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem
  • Depois do Festival da Sardinha de Portimão vem o Mar Me Quer: Chico da Tina, Kevinho e Maiara & Maraisa animam a cidade de 12 a 14 de agosto
    Depois do Festival da Sardinha de Portimão vem o Mar Me Quer: Chico da Tina, Kevinho e Maiara & Maraisa animam a cidade de 12 a 14 de agosto
  • Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo
    Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo
  • Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada
    Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada
  • Feira da Serra muda-se para o centro de São Brás com entrada gratuita
    Feira da Serra muda-se para o centro de São Brás com entrada gratuita

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
  • O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
    O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
    O futuro do Erasmus+ 2028-2034 | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal