Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Investigadores descobrem nova família de microalgas de água doce

“Uma nova família de microalgas de água doce” foi descoberta por investigadores da Universidade de Coimbra, em colaboração com universidades da República Checa e dos Estados Unidos da América

11:53 22 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Raquel Amaral, primeira autora do artigo publicado no Journal of Phycology

Investigadores da Universidade de Coimbra, em colaboração com universidades da República Checa e dos Estados Unidos da América (EUA), descobriram uma nova família de microalgas de água doce, foi hoje anunciado.

“Uma nova família de microalgas de água doce” foi descoberta por “investigadores da Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração da Universidade de Carlos em Praga, Universidade de Ostrava e Instituto de Biologia do Solo da Academia Checa das Ciências, na República Checa, e da Universidade de Ozarks, nos EUA, revela a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O estudo, que permitiu “a identificação e descrição desta nova família de microalgas de interesse comercial”, teve a duração de três anos e os resultados acabam de ser publicados na revista científica Journal of Phycology, refere a UC.

Denominada Neomonodaceae, esta nova linhagem de organismos, que pertence à classe Eustigmatophyceae, tem “interesse biotecnológico”, que “é reconhecido devido a algumas espécies serem ricas em antioxidantes, carotenóides e lípidos de valor nutricional e com interesse para biodiesel”, explica Raquel Amaral, primeira autora do artigo publicado no Journal of Phycology.

“À semelhança de outras famílias da mesma classe, os géneros de microalgas agora descobertos têm potencial para dar origem a compostos de interesse farmacêutico, cosmético ou para aquacultura”, exemplifica, citada pela UC, a investigadora.

“As microalgas são vistas como muito promissoras para a produção de compostos de valor biotecnológico porque são fáceis de cultivar e não requerem uso de terreno arável, embora ainda com custos elevados de produção”, sublinha Raquel Amaral.

Para esta descoberta, frisa ainda a investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi fundamental “o estudo de estirpes de microalgas mantidas em cultura na Algoteca de Coimbra (ACOI)”, considerada uma das maiores coleções de microalgas de água doce do mundo.

“Sete estirpes da ACOI contribuem para esta nova linhagem genética de microalgas e constituem dois dos novos géneros”, esclarece Raquel Amaral, indicando que a um deles foi “atribuído o nome científico Munda, designação romana do rio Mondego, em homenagem ao rio de onde provém a maioria destas algas”.

O estudo, que faz parte da tese de doutoramento da investigadora, consistiu na “observação morfológica e genética para a determinação filogenética de 10 novas estirpes, o que resultou na descoberta de três novos géneros desta classe”.

As espécies incluídas na nova família são “organismos unicelulares, com uma forma alongada, a maioria com um ‘pé’ por onde se fixa ao substrato”, descreve Raquel Amaral, adiantando que, “além das diferenças genéticas que originam a sua segregação das outras famílias de Eustigmatophyceae, distinguem-se pela ausência de uma estrutura celular intitulada pirenoide”.

No estudo das microalgas, os métodos de base genética “são cruciais, dado que são organismos microscópicos e muitas vezes espécies diferentes podem ser muito parecidas”, assinala ainda a investigadora da FCTUC.

A Algoteca de Coimbra, instalada no Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, é coordenada pela cientista Lília Santos, uma das autoras deste estudo e orientadora da tese de doutoramento de Raquel Amaral, que teve financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Joalharia Ferreira Marques.
Nacional

“Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo

09:40 25 Setembro, 2026 09:28 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O tribunal deu razão, em primeira instância, a uma loja centenária de Lisboa que o proprietário do edifício pretendia despejar

Algarve Nacional

Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

08:24 25 Setembro, 2026 08:24 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente com um veículo florestal ocorreu durante o combate às chamas em Odemira. Os quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)

09:00 25 Setembro, 2026 08:30 25 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando pode receber os 10 cêntimos em dinheiro do sistema Volta e quais são as regras oficiais para recuperar o depósito

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Ciclogénese explosiva forma-se no Atlântico e vem a caminho de Portugal: chuva chega neste dia a estas regiões

06:00 25 Setembro, 2026 16:58 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, uma possível ciclogénese explosiva no Atlântico Norte deverá trazer chuva aos Açores e depois a Portugal continental

Algarve Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira conquista vários pódios na 4.ª etapa do Campeonato do Algarve de Matraquilhos

07:40 25 Setembro, 2026 07:20 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tomás, José Simões, João Moreno e outros atletas do CBT conquistaram lugares de destaque na etapa algarvia de matraquilhos

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Opinião

Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

07:30 25 Setembro, 2026 16:26 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Emancipar não é apenas abrir portas a quem esteve do lado de fora. É também permitir que quem viveu dentro de uma personagem possa finalmente sair dela"

Silves Urban Music
Algarve Cultura Economia

Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro

08:44 25 Setembro, 2026 08:46 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tatuagens, vestuário urbano e equipamento de skate estão entre as áreas abertas a propostas para o Silves Urban Music

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve Ensino Política

Socialistas defendem Campus da UAlg no Barlavento com capacidade para 2.000 alunos

08:00 25 Setembro, 2026 08:25 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campus universitário e novas residências estão entre as prioridades defendidas pelo PS Algarve para reforçar o ensino superior na região

Algarve Desporto

Albufeira recebe Final da Taça de Portugal de Sisal com cerca de 150 jogadores

07:00 25 Setembro, 2026 19:50 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas de várias regiões do país vão competir em Albufeira numa das principais provas nacionais de setas de sisal

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Joalharia Ferreira Marques.
Nacional

“Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo

09:40 25 Setembro, 2026 09:28 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O tribunal deu razão, em primeira instância, a uma loja centenária de Lisboa que o proprietário do edifício pretendia despejar

Algarve, Nacional

Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

08:24 25 Setembro, 2026 08:24 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente com um veículo florestal ocorreu durante o combate às chamas em Odemira. Os quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)

09:00 25 Setembro, 2026 08:30 25 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando pode receber os 10 cêntimos em dinheiro do sistema Volta e quais são as regras oficiais para recuperar o depósito

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Ciclogénese explosiva forma-se no Atlântico e vem a caminho de Portugal: chuva chega neste dia a estas regiões

06:00 25 Setembro, 2026 16:58 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, uma possível ciclogénese explosiva no Atlântico Norte deverá trazer chuva aos Açores e depois a Portugal continental

Algarve, Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira conquista vários pódios na 4.ª etapa do Campeonato do Algarve de Matraquilhos

07:40 25 Setembro, 2026 07:20 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tomás, José Simões, João Moreno e outros atletas do CBT conquistaram lugares de destaque na etapa algarvia de matraquilhos

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Opinião

Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

07:30 25 Setembro, 2026 16:26 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Emancipar não é apenas abrir portas a quem esteve do lado de fora. É também permitir que quem viveu dentro de uma personagem possa finalmente sair dela"

Silves Urban Music
Algarve, Cultura, Economia

Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro

08:44 25 Setembro, 2026 08:46 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tatuagens, vestuário urbano e equipamento de skate estão entre as áreas abertas a propostas para o Silves Urban Music

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve, Ensino, Política

Socialistas defendem Campus da UAlg no Barlavento com capacidade para 2.000 alunos

08:00 25 Setembro, 2026 08:25 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campus universitário e novas residências estão entre as prioridades defendidas pelo PS Algarve para reforçar o ensino superior na região

Algarve, Desporto

Albufeira recebe Final da Taça de Portugal de Sisal com cerca de 150 jogadores

07:00 25 Setembro, 2026 19:50 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas de várias regiões do país vão competir em Albufeira numa das principais provas nacionais de setas de sisal

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Últimas Notícias

  • Tem 35 ou 40 anos? As regras da reforma podem não ficar como estão e isto é o que está na mesa
    Tem 35 ou 40 anos? As regras da reforma podem não ficar como estão e isto é o que está na mesa
  • “Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo
    “Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo
  • Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)
    Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)
  • Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro
    Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro
  • Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas
    Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

Opinião

  • Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
    Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento