Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Nacional

Homem amputado perde consulta em Lisboa porque ambulância só tinha um tripulante

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um homem amputado, de 59 anos, residente em Santa Luzia, Tavira, está a ser acompanhado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na especialidade de Cirurgia Vascular devido a ferimentos numa perna, no entanto, foi obrigado a falhar à última consulta, no passado dia…

10:15 4 Julho, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Manuel Sacramento não tem, até ao momento, data de nova consulta (Foto D.R.)

Um homem amputado, de 59 anos, residente em Santa Luzia, Tavira, está a ser acompanhado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na especialidade de Cirurgia Vascular devido a ferimentos numa perna, no entanto, foi obrigado a falhar à última consulta, no passado dia 27, porque o transporte por ambulância agendado apenas contava com o motorista.

A mulher de José Sacramento disse ao POSTAL que na véspera da consulta a Associação Humanitária das Ambulâncias de Quarteira confirmou o pedido de transporte e que ela referiu que tem por hábito dizer que mora no segundo andar e que o marido não pode descer as escadas porque a outra perna está ferida e é por esse mesmo motivo que está a ser seguido em Lisboa.

“A pessoa que me contactou por parte das ambulâncias disse-me que não tinha ninguém para descer o senhor, perguntando se não existiria ninguém que pudesse ajudá-lo a descer e a subir do segundo andar, ao qual eu respondi que não”, explica.

A esposa referiu ainda que perguntou “o que haveria a fazer? Responderam-me que a única alternativa que existia seria arranjar alguém para ajudar a descer ou subir o senhor para o 2º andar, ou tentar passar a consulta para outro dia, pelo que tive de anular a consulta por falta de transporte”.

É diabético e está quase cego

José Manuel Sacramento é diabético, está quase cego e devido a problemas de saúde foi amputado. A outra perna tem ferimentos, o que o obriga a deslocar-se todos os meses a consultas em Lisboa.

José Sacramento disse ao POSTAL que “a perna direita foi amputada há três anos e em novembro fui operado, para o desentupimento das veias da perna esquerda. Aqui no Algarve pouco mais podem fazer”.

“A pele do pé já foi fora, o calcanhar já está bom, mas ainda não consigo meter o pé no chão. Agora é só a parte dos dedos, no entanto, no Hospital em Faro têm algum receio de fazer alguns cortes para tirar as peles velhas, pelo que estou a ser acompanhado em Lisboa por um especialista”.

O doente está a ser seguido no Hospital de Santa Maria. É o próprio hospital que requisita o serviço de transporte. Ao que o POSTAL apurou, existiram várias corporações do Algarve que rejeitaram fazer o transporte de José Manuel Sacramento devido à falta de recursos humanos. A única que aceitou fazer o serviço foi a Associação Humanitária das Ambulâncias de Quarteira.

Segundo Eduardo Sousa, membro da Associação Humanitária das Ambulâncias de Quarteira, explicou ao POSTAL, “nós não tínhamos mais ninguém para poder mandar uma ambulância com dois tripulantes”.

O mesmo acrescentou que “às vezes as pessoas têm uma certa mobilidade e com uma pequena ajuda consegue fazer-se o transporte nesse tipo de viatura, o que não é o caso, uma vez que o senhor é amputado, pelo que o transporte deveria ter sido feito por uma tripulação completa de duas pessoas numa ambulância, daí não termos tido capacidade de responder a esse pedido”.

A associação sublinha ainda que “um colega nosso que estava em Lisboa foi ao serviço solicitar a alteração da data da consulta, que só poderia ser feita com o médico, pelo que informámos o Hospital de Santa Maria que não teríamos disponibilidade de efetuar o serviço”.

Por sua vez, Luís Fernandes, assistente administrativo do serviço de transportes do Hospital de Santa Maria, referiu ao POSTAL que “o transporte foi atribuído aos bombeiros da residência (Tavira) que recusaram o serviço e dentro da zona do Algarve temos de arranjar solução para trazer o doente.Dentro da área quem aceitou foi a Associação Humanitária das Ambulâncias de Quarteira. Já tínhamos contactado várias entidades perto que não tinham aceitado. Ligámos para todas as corporações da zona e a única que aceitou foi efetivamente Quarteira”.

No segundo contato do POSTAL, outro assistente, Bruno Matos, disse que “todas as formas possíveis já tinham sido esgotadas, daí o contacto ao doente para informar a situação para que pudesse, no mínimo, discutir com o médico e tentar arranjar uma alternativa, fosse de data ou de tratamento, por exemplo”, acrescentou.

“É uma distância muito grande e um espaço de tempo muito curto, pelo que mesmo a nível particular seria difícil de resolver. Há poucas entidades que façam transportes para Lisboa na zona e há menos entidades ainda que tenham acordos com o hospital, por decisão própria e isso faz com que em cima do acontecimento e com poucas oportunidades de alternativa isto aconteça”, concluiu.

Até ao momento, o paciente José Manuel Sacramento não tem data prevista para nova consulta.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Algarve

Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia

15:20 26 Julho, 2026 08:35 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, um homem de 64 anos ficou em prisão preventiva por suspeitas de provocar um incêndio florestal e ameaçar militares da GNR

Algarve Cultura Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Algarve

Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia

15:20 26 Julho, 2026 08:35 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, um homem de 64 anos ficou em prisão preventiva por suspeitas de provocar um incêndio florestal e ameaçar militares da GNR

Algarve, Cultura, Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento