Um homem de 27 anos foi detido no passado sábado pelo Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), por suspeitas de violência doméstica, no concelho de São Brás de Alportel.
No âmbito de uma investigação em curso, a GNR apurou que o suspeito exercia violência psicológica e emocional sobre a sua companheira, uma jovem de 21 anos. A intervenção foi desencadeada após a ativação, por parte da vítima, do sistema de teleassistência a vítimas de violência doméstica, o que levou à mobilização de meios policiais para o local onde a mesma se encontrava.
Em cumprimento de um mandado de detenção e de quatro mandados de busca – dois domiciliários e dois em viaturas –, as autoridades procederam à apreensão de uma significativa quantidade de material ilícito. Foram apreendidas 1 852 doses de haxixe, uma dose de liamba, seis botijas de óxido nitroso, uma pistola de calibre 6.35 mm, três armas de ar comprimido (duas de calibre 5.5 mm e uma de 4.5 mm), seis munições de calibre 6.35 mm e dezenas de munições de calibre .22. Foram ainda apreendidas duas balanças de precisão, um telemóvel, um gorro tipo balaclava, sete peças em ouro e 680 euros em numerário.
O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Faro, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Olhão. A ação contou com o apoio da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro, do Destacamento de Intervenção (DI) e do Posto Territorial de Faro.
A GNR recorda que a violência doméstica é um crime público e que a denúncia é uma responsabilidade de toda a sociedade. Para além da linha de emergência 112, estão disponíveis o Portal Queixa Eletrónica (https://queixaselectronicas.mai.gov.pt), os postos territoriais da GNR (www.gnr.pt/contactos.aspx), bem como as aplicações MAI112 e SMS Segurança, direcionadas a cidadãos surdos.
Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia
