Num momento que ficaria para a memória da televisão portuguesa, um repórter entrou em direto sem um dente e acreditou que a carreira tinha terminado antes mesmo de começar. O episódio aconteceu há 28 anos e envolve José Gabriel Quaresma, então jovem jornalista da TVI, hoje também rosto da CNN Portugal.
O caso remonta a outubro de 1997, numa altura em que José Gabriel Quaresma dava os primeiros passos no jornalismo televisivo. O repórter encontrava-se a acompanhar as eleições do Sport Lisboa e Benfica, no ano em que João Vale e Azevedo foi eleito presidente do clube, de acordo com o portal Notícias ao Minuto.
Depois de um dia longo e intenso de trabalho, o jornalista preparava-se para realizar o último direto para a TVI quando percebeu que algo tinha corrido mal. Pouco antes de entrar no ar, o pivô dentário caiu, deixando-o subitamente sem um dente visível.
Na altura com 27 anos, José Gabriel Quaresma optou por não esconder o que tinha acontecido. No meio da confusão do direto, decidiu assumir a situação perante os colegas e a equipa técnica, recordando mais tarde que teve o “input de assumir” e dizer: “eu perdi o pivô”.
Um episódio que ficou nos ‘tesourinhos’ da televisão
O momento insólito acabaria por tornar-se um dos episódios mais recordados da televisão nacional. Anos mais tarde, o jornalista voltou a falar do sucedido numa entrevista ao videocast Que Vida é a Tua, em 2023.
“Aquilo depois teve desenvolvimentos”, contou na conversa conduzida pelos humoristas Daniel Leitão e Cláudio Almeida. O jornalista explicou que, naquele momento, sentiu que a carreira poderia ter ficado comprometida logo no início.
“Pensei, já dei cabo da minha carreira e ainda nem começou”, admitiu. “Cheguei à TVI e pensei, já fui. Estava lá há um ano e pouco.”
A reação inesperada na redação
O desfecho acabaria por ser bem diferente do que imaginava. Quando chegou à redação do canal, já de madrugada, foi recebido com um ambiente de boa disposição. Um cartaz com um martelo colado e a frase “dentista oferece” esperava-o à chegada, refere ainda a mesma fonte.
Segundo relatou, foi levado em ombros para a redação por volta das 04h00 da manhã, num gesto que transformou o episódio num momento de união e descontração entre colegas.
A história ganhou ainda outro capítulo quando um dentista de Sintra, ao ver a emissão, decidiu contactar a TVI para oferecer a reparação do dente. No sábado seguinte, José Gabriel Quaresma não apresentou o programa “Contra Ataque”, mas esteve no consultório a colocar um novo pivô, que acabaria por durar cerca de 12 anos.
O dente voltou a cair em novo direto
Anos mais tarde, o imprevisto repetiu-se. Cinco anos depois, o dente voltou a cair precisamente quando o jornalista estava prestes a entrar em direto no Estádio da Luz. Desta vez, a reação foi diferente.
Segundo o Notícias ao Minuto, José Gabriel Quaresma ligou de imediato para a sua dentista e, seguindo as instruções recebidas, utilizou cola tudo para fixar provisoriamente o dente. Entrou em direto e ninguém se apercebeu do sucedido. O pivô improvisado ainda resistiu durante mais alguns anos.
Questionado sobre a origem do problema, o jornalista explicou que tudo começou numa aventura de adolescência. Ao mergulhar numa piscina, bateu com a boca no fundo e partiu o dente, levando à colocação do pivô que viria a cair anos depois em plena emissão televisiva.
Um momento que marcou um percurso
Sobre o impacto do episódio na sua vida profissional, José Gabriel Quaresma reconheceu que aquele direto inesperado acabou por ter um papel determinante no percurso que se seguiu. “Aquilo fez de mim o que sou hoje, mas também me podia ter saído outra coisa qualquer ou não ter saído nada”, afirmou.
Leia também: Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas
















