A Segurança Social disponibilizou um novo serviço na plataforma Segurança Social Direta, que permite requerer um subsídio que agora também está disponível online. Segundo o organismo público, o processo tornou‑se «mais simples, rápido e seguro», dispensando deslocações aos balcões de atendimento.
A quem se destina?
O Subsídio Parental Alargado destina‑se ao pai, à mãe ou a ambos, podendo ser recebido de forma consecutiva, alternada ou em simultâneo.
Cada progenitor tem direito a até três meses de apoio, o que permite prolongar o tempo dedicado ao cuidado da criança até esta completar 6 anos de idade.
De acordo com a informação oficial, esta medida pretende facilitar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar.
Para submeter o pedido, o utilizador deve autenticar‑se na Segurança Social Direta, aceder ao menu “Família”, escolher “Parentalidade” e selecionar “Registar Pedido”. Depois, é necessário indicar “Subsídio Parental Alargado”, preencher o formulário com os dados exigidos e confirmar o envio.
A plataforma permite acompanhar o estado do requerimento em tempo real, garantindo maior transparência ao processo.
Recomendamos: Este lugar a sul de Lisboa está entre o mar e as montanhas e é para os espanhóis o “paraíso das caminhadas”
Digitalização financiada pelo PRR
A nova funcionalidade foi desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), que financia a modernização de serviços públicos. A Segurança Social sublinha que o registo abrange todas as modalidades do subsídio, tanto a tempo total como parcial, aumentando a comodidade e a eficiência para os beneficiários.
O desenvolvimento insere‑se no programa de transformação digital “Primeiro Pessoas”. Este programa, explica a instituição, coloca “as pessoas e as empresas no centro da estratégia” de modernização, com o objetivo de tornar os serviços sociais mais ágeis e acessíveis.
Para além da obtenção imediata de informação e da eliminação de deslocações, a plataforma permite também reduzir tempo de espera, melhorar o controlo interno dos processos e aliviar a afluência aos serviços presenciais. A Segurança Social acrescenta que outras prestações ligadas à parentalidade beneficiarão de atualizações semelhantes nos próximos meses.
Leia também: Automóveis para a vida: estes são os 10 carros que conseguiram superar os 500.000 km
















