Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Crianças a sair da escola devido a mau tempo. Crédito: Freepik AI
Crianças a sair da escola devido a mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Novo jato polar a caminho depois da Kristin: novas frentes trazem chuva e vento ‘sem tréguas’ a Portugal até este dia

Impulso do jato polar mantém frentes ativas sobre Portugal, com chuva persistente e vento forte nos próximos dias

06:00 29 Janeiro, 2026 00:05 31 Janeiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A chuva vai continuar a marcar o ritmo dos próximos dias em Portugal continental. Depois de várias tempestades sucessivas, o cenário mantém-se dominado por frentes ativas associadas a perturbações do jato polar, com precipitação frequente, vento por vezes forte e nova queda de neve nas zonas de maior altitude. As previsões apontam para um tempo tipicamente invernal na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de janeiro, sem sinais claros de estabilização a curto prazo.

De acordo com o Luso Meteo, site especializado em meteorologia, este padrão resulta da persistência de um bloqueio atmosférico em latitudes elevadas, que está a forçar as depressões atlânticas a descerem mais para sul do que é habitual. Esse desvio tem colocado Portugal na rota direta de sistemas frontais sucessivos, alguns deles com impacto significativo, como aconteceu recentemente com as depressões Joseph, Chandra e, sobretudo, Kristin.

Um inverno marcado por frentes sucessivas

Enquanto este bloqueio se mantiver, o tempo em Portugal tende a permanecer chuvoso e, em alguns períodos, mais frio. Após uma subida temporária das temperaturas registada na quarta-feira, associada à passagem do ciclone Kristin e à entrada de ar mais quente, sobretudo nas regiões Centro e Sul, o frio deverá regressar no final da semana.

Segundo a mesma fonte, espera-se novamente queda de neve nas montanhas mais altas do território, em especial acima dos 1400 a 1500 metros de altitude, podendo pontualmente ocorrer a cotas ligeiramente inferiores. A acumulação continuará a ser mais expressiva na Serra da Estrela.

A agitação marítima é outro fator de relevo. A formação e cavamento de uma nova depressão a norte das Ilhas Britânicas, ainda que sem nome atribuído, deverá gerar ondulação significativa, com ondas que poderão atingir cerca de 10 metros na costa portuguesa.

Previsão do tempo para quinta-feira, 29 de janeiro

Na quinta-feira, o céu estará geralmente muito nublado em Portugal continental, com possibilidade de abertas a partir da tarde nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em particular no Vale do Tejo.

Estão previstos períodos de chuva, em geral moderada, podendo ser pontualmente forte durante a madrugada no Norte e Centro. Ao longo do dia, a precipitação deverá evoluir para aguaceiros, que poderão ser frequentes no Minho e no Douro Litoral. A queda de neve está prevista acima dos 1400 metros de altitude.

O vento soprará moderado a forte de oeste ou sudoeste, com velocidades entre 30 e 45 quilómetros por hora, podendo intensificar-se temporariamente, com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas, sobretudo no início da manhã.

As temperaturas deverão subir, em especial no Norte, com máximas acima da média climática para a época. Esperam-se valores entre 12 e 15 graus no interior e entre 14 e 18 graus no litoral e no Algarve.

O mar estará agitado, com ondas até 6 metros na costa ocidental e até 5 metros na costa sul do Algarve. A temperatura da água do mar deverá situar-se entre os 13 e os 15 graus.

Açores e Madeira na quinta-feira

Nos Açores, o céu estará muito nublado, com abertas ocasionais e aguaceiros, mais prováveis nas ilhas do grupo Ocidental e nas zonas montanhosas dos grupos Central e Oriental. O vento soprará moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora no grupo Ocidental. A ondulação será significativa, com ondas entre 4 e 6 metros.

Na Madeira, prevê-se céu por vezes nublado, com abertas, sobretudo no leste da ilha e no Funchal. Poderão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos, especialmente nas encostas voltadas a sul. O vento será moderado de sudoeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas, e o mar tenderá a tornar-se mais agitado na costa norte.

Sexta-feira traz novo agravamento do estado do mar

Na sexta-feira, 30 de janeiro, o céu continuará muito nublado em Portugal continental, com abertas ocasionais no interior e na região sul durante a tarde. Poderão formar-se nevoeiros persistentes, sobretudo nas regiões montanhosas e no Minho e Douro Litoral.

A chuva deverá ser novamente moderada a forte, em especial no Norte e Centro, com maior incidência nas zonas montanhosas. A sul do Tejo, os aguaceiros serão mais irregulares e pouco frequentes no Algarve. A cota de neve descerá, situando-se entre os 1000 e os 1300 metros.

O vento intensificar-se-á ao longo do dia, soprando moderado a forte nas regiões Norte e Centro, com rajadas até 75 a 80 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas. As temperaturas deverão descer ligeiramente, entre 1 e 3 graus.

O mar estará muito agitado, com ondas que poderão atingir 10 a 12 metros na costa ocidental. Na costa sul do Algarve, a ondulação será mais moderada.

Um padrão que continua sem data para terminar

Segundo o Luso Meteo, tudo indica que este regime instável continuará a dominar o tempo nos próximos dias, mantendo elevados os riscos associados à precipitação persistente, ao vento e à agitação marítima. Apesar de alguns intervalos mais secos, o inverno segue firme, com Portugal sob influência direta de sucessivas frentes atlânticas empurradas pelo jato polar.

Leia também: Rios atmosféricos de humidade tropical a caminho de Portugal trazem chuva e vento forte: estas serão as regiões mais expostas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de idosos.
Nacional Saúde

“Fazemos gelatinas de duas em duas horas”: lares adaptam-se à onda de calor para proteger idosos

11:45 2 Julho, 2026 11:45 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Lares em Portugal estão a reforçar medidas de proteção face à nova onda de calor, com hidratação reforçada e alimentação adaptada

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Energiza-te na Ilha” regressa a Tavira com desporto e bem-estar

12:00 2 Julho, 2026 12:05 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição do programa decorre aos fins de semana, de 4 de julho a 30 de agosto, com várias modalidades na Ilha de Tavira

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo de 3.2 na escala de Richter registado a sul de Faro

11:35 2 Julho, 2026 11:36 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

IPMA registou esta quinta-feira um sismo de magnitude 3.2, com epicentro a cerca de 45 quilómetros a sul-sudoeste de Faro

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Dornes. Crédito: DR
Nacional Vida & Lazer

Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões

22:00 30 Junho, 2026 15:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Entre rio e montanha, há uma aldeia fundada pelos Templários com uma torre única, silêncio e natureza: veja como chegar e o que visitar

Casal de idosos.
Nacional, Saúde

“Fazemos gelatinas de duas em duas horas”: lares adaptam-se à onda de calor para proteger idosos

11:45 2 Julho, 2026 11:45 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Lares em Portugal estão a reforçar medidas de proteção face à nova onda de calor, com hidratação reforçada e alimentação adaptada

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Energiza-te na Ilha” regressa a Tavira com desporto e bem-estar

12:00 2 Julho, 2026 12:05 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição do programa decorre aos fins de semana, de 4 de julho a 30 de agosto, com várias modalidades na Ilha de Tavira

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo de 3.2 na escala de Richter registado a sul de Faro

11:35 2 Julho, 2026 11:36 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

IPMA registou esta quinta-feira um sismo de magnitude 3.2, com epicentro a cerca de 45 quilómetros a sul-sudoeste de Faro

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Dornes. Crédito: DR
Nacional, Vida & Lazer

Esta aldeia portuguesa foi fundada pelos Templários e tem trilhos e praia fluvial para desfrutar sem multidões

22:00 30 Junho, 2026 15:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Entre rio e montanha, há uma aldeia fundada pelos Templários com uma torre única, silêncio e natureza: veja como chegar e o que visitar

Últimas Notícias

  • “Baby-sitter” detido em Portimão por abuso de crianças fica em prisão preventiva
    “Baby-sitter” detido em Portimão por abuso de crianças fica em prisão preventiva
  • Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez
    Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez
  • “Energiza-te na Ilha” regressa a Tavira com desporto e bem-estar
    “Energiza-te na Ilha” regressa a Tavira com desporto e bem-estar
  • “Fazemos gelatinas de duas em duas horas”: lares adaptam-se à onda de calor para proteger idosos
    “Fazemos gelatinas de duas em duas horas”: lares adaptam-se à onda de calor para proteger idosos
  • Sismo de 3.2 na escala de Richter registado a sul de Faro
    Sismo de 3.2 na escala de Richter registado a sul de Faro

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal