O início do mês de junho assinalou o arranque da época balnear em praticamente todas as praias de Portugal. Poucas semanas antes de as praias começarem a contar com vigilância de nadadores-salvadores, foi divulgada a lista dos areais que já estão a hastear a reconhecida Bandeira Azul, um símbolo de qualidade ambiental e segurança. A lista é pública e há uma praia portuguesa que continua a ser a única no mundo a nunca ter perdido esta distinção.
Num feito sem paralelo a nível mundial, a Praia de Mira, localizada na costa centro de Portugal, volta a destacar-se pela sua excelência ambiental. Pelo 39.º ano consecutivo, este areal foi reconhecido com a Bandeira Azul, sendo a única praia do planeta a manter este galardão todos os anos desde a criação do programa, em 1987.
Galardão oficializado em Oeiras
A atribuição foi formalizada a 30 de abril, numa cerimónia que teve lugar no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras. A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) foi responsável pelo anúncio, reforçando o compromisso ambiental da Praia de Mira com a sustentabilidade e a preservação do seu património natural.
Para além da distinção desta praia, o concelho de Mira viu um outro areal ser valorizado na cerimónia. A Praia do Poço da Cruz voltou também a ser distinguida, conquistando o seu 19.º ano consecutivo com Bandeira Azul. Um resultado que consolida a imagem do município como exemplo nacional na gestão ambiental e promoção de turismo responsável.
Reconhecimento de um esforço conjunto
Artur Fresco, Presidente da Câmara Municipal de Mira, destacou o simbolismo do momento, sublinhando o envolvimento ativo da população local. “A Praia de Mira é, hoje, uma referência tanto a nível nacional como internacional. Este 39.º galardão consecutivo é um feito histórico que reflete o esforço coletivo da autarquia, das entidades locais, dos nossos colaboradores e, acima de tudo, da nossa comunidade.”
O NCultura cita ainda o autarca, que fez questão de enaltecer a consistência ambiental da Praia do Poço da Cruz, referindo que “são 19 anos seguidos de distinção que refletem o nosso empenho na preservação da costa, o respeito pelo meio ambiente e o nosso compromisso com a identidade local”.
Rigor ambiental como critério
A qualidade da água, a segurança, a acessibilidade e a promoção de educação ambiental estão entre os critérios que permitiram esta conquista. A Praia de Mira continua, assim, a cumprir com excelência os requisitos do programa internacional Bandeira Azul.
Com origens ligadas a uma antiga comunidade piscatória conhecida pelos Palheiros de Mira, o local evoluiu sem perder o seu carácter. Atualmente, o Museu Etnográfico da região preserva a memória desses tempos, recebendo visitantes num palheiro cuidadosamente recuperado.
Recomendamos: Conselho de especialista: comece a usar o ‘truque das chaves de casa’ para saber se a fruta está (ou não) fresca
Essência balnear com história
A transformação da Praia de Mira numa estância balnear veio dinamizar a região. As suas areias douradas, acompanhadas por dunas e banhadas pelo Atlântico, são agora ponto de encontro para surfistas e apreciadores da natureza, enquanto a Mata Nacional acolhe a Lagoa da Barrinha, onde se pode realizar atividades, como vela, canoagem e windsurf.
Situada entre Aveiro, Figueira da Foz e Coimbra, Mira pertence à região da Gândara, um território que preserva tradições na gastronomia, paisagem e cultura local, passadas de geração em geração.
Natureza e aventura de ‘mãos dadas’
Para além das praias galardoadas, o concelho oferece ainda condições para o turismo de natureza. Com mais de 20 quilómetros de vias ciclopedonais e seis trilhos pedestres sinalizados, os visitantes podem descobrir, em segurança, uma paisagem rica em lagoas, florestas, campos e zonas de ria.
A cozinha tradicional é outro dos cartões de visita da região. Pratos, como o peixe grelhado com batata e a caldeirada de peixe fresco ilustram a forte ligação entre a comunidade, o mar e a terra.
Cultura e desporto o ano inteiro
O calendário de atividades culturais e desportivas é vasto e decorre ao longo de todo o ano. Desde o BTT Rota das Lagoas e provas de atletismo, até às festas populares e ao Réveillon RFM na Praia de Mira, muitas são as opções para quem faz uma visita ao município de Mira.
Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)
















