Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Vida & Lazer

Conselho de especialista: comece a usar o ‘truque das chaves de casa’ para saber se a fruta está (ou não) fresca

Para conseguir descobrir rapidamente se a fruta é fresca ou não, este especialista recomenda o uso do ‘truque das chaves de casa’. Saiba agora mais

14:45 15 Junho, 2025 11:05 16 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A ida ao supermercado tornou-se uma experiência repleta de escolhas. Hoje, é possível encontrar quer fruta, quet legumes de todo o mundo, em qualquer altura do ano. No entanto, por trás desta abundância esconde-se um conjunto de práticas que nem sempre são benéficas para a saúde ou para o ambiente. Entre elas está o uso de aditivos como ceras para prolongar a vida dos produtos e melhorar a sua aparência.

O truque que revela a ‘verdade’

Fabius Antal, especialista em bem-estar, citado pela Executive Digest, partilhou recentemente uma dica simples que pode ajudar os consumidores a identificar se uma fruta está coberta com cera. A sugestão é prática: usar as chaves de casa para raspar ligeiramente a casca, por exemplo, de uma maçã.

Se o gesto deixar um resíduo esbranquiçado na superfície, é sinal de que a fruta foi tratada com cera. Este tipo de revestimento é comum em frutas importadas ou fora da época, uma vez que ajuda a conservar o aspeto fresco durante mais tempo.

Frutas perfeitas nem sempre são naturais

As ceras não são perigosas em pequenas quantidades, mas a preocupação está no consumo frequente de produtos excessivamente tratados. Além disso, muitas frutas fora da temporada são transportadas por longas distâncias, o que obriga ao uso de tratamentos adicionais para resistirem à viagem.

Esta aparência brilhante e impecável pode, portanto, esconder um processo pouco natural. E é por isso que a recomendação de Fabius Antal visa promover uma maior consciência sobre aquilo que colocamos no prato.

A importância da origem local

O especialista, citado pela mesma fonte, defende ainda a preferência por produtos de origem local. Para além de reduzirem a pegada ecológica, os alimentos comprados a pequenos produtores tendem a ser menos manipulados, com menor recurso a aditivos e métodos de conservação intensivos.

Os mercados locais podem ser uma boa alternativa aos supermercados convencionais, permitindo o acesso a frutas e legumes mais frescos, com sabor mais autêntico e colhidos no seu tempo certo.

Greenpeace reforça o alerta

Esta preocupação não é nova. A organização ambiental Greenpeace também tem vindo a alertar para os riscos do consumo desajustado de produtos fora da época. Um dos principais argumentos é o impacto ambiental associado ao transporte de alimentos de outros continentes.

Ao preferirmos produtos sazonais, contribuímos para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e apoiamos a agricultura regional. De acordo com a mesma fonte, esta escolha ajuda a promover sistemas alimentares mais sustentáveis e justos para os produtores, nomeadamente de fruta.

Recomendamos: Verifique os documentos: Ryanair não deixa britânico entrar em voo para Faro por detalhe no passaporte (e não foi a validade)

Benefícios nutricionais dos alimentos sazonais

Outro ponto destacado pela Greenpeace está relacionado com o valor nutricional. Frutas e legumes da temporada tendem a ser mais ricos em vitaminas e minerais, uma vez que são colhidos no seu ponto ótimo de maturação e não sujeitos a processos artificiais de conservação.

Isto traduz-se numa alimentação mais equilibrada e adaptada às necessidades do corpo, que também mudam ao longo do ano. No verão, por exemplo, é natural que se procurem alimentos mais refrescantes e hidratantes, como os que a terra oferece nesta estação.

Junho no prato: o que escolher

Para quem pretende adotar uma alimentação mais sazonal e sustentável, junho é um mês particularmente rico em opções frescas. Entre as frutas da época em Portugal destacam-se o melão, a cereja, o pêssego, a ameixa, a framboesa, o morango, o figo, a melancia e a nêspera. Embora a laranja esteja a sair da sua época alta, continua disponível e consumida por muitos nesta altura do ano.

Quanto aos legumes, estão em plena época o feijão-verde, o tomate, o pepino, a curgete, a beringela, a cebola nova, a cenoura e a alface. Estes alimentos, além de saborosos, são ideais para preparar refeições leves e nutritivas, adaptadas ao calor dos meses de verão.

Pequenas escolhas, grandes impactos

Adotar uma alimentação mais consciente não implica mudanças drásticas. Basta estar atento aos rótulos, à origem dos produtos e ao seu aspeto, refere ainda a Executive Digest. Evitar frutas excessivamente brilhantes ou demasiado perfeitas é um bom ponto de partida.

Utilizar o ‘truque das chaves’ para identificar ceras ou optar por mercados locais pode parecer insignificante, mas tem impacto direto na saúde, no ambiente e na economia regional. Pequenas decisões podem fazer toda a diferença.

Leia também: “É baratíssimo”: britânicos ‘esquecem’ Espanha e rendem-se a este destino europeu onde uma estadia completa pode custar menos de 30€

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Algarve

Homem detido por roubo que deixou vítima ferida fica em prisão preventiva em Faro

16:10 15 Julho, 2026 15:57 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito puxou violentamente a bolsa da vítima, que caiu e sofreu ferimentos que obrigaram a assistência hospitalar

Ecocentro móvel.
Algarve

Ecocentros móveis de Lagos transferidos para novas localizações

14:50 15 Julho, 2026 14:12 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, os ecocentros foram transferidos para novas localizações e vão continuar a circular pelo concelho nos próximos meses

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve Nacional Saúde

Algarve entre as regiões com aumento de registos de mutilação genital feminina

10:03 15 Julho, 2026 10:04 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Unidades de saúde do Algarve registaram mais situações de mutilação genital feminina em 2025, num ano em que o total nacional subiu 15%

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Algarve

Homem detido por roubo que deixou vítima ferida fica em prisão preventiva em Faro

16:10 15 Julho, 2026 15:57 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito puxou violentamente a bolsa da vítima, que caiu e sofreu ferimentos que obrigaram a assistência hospitalar

Ecocentro móvel.
Algarve

Ecocentros móveis de Lagos transferidos para novas localizações

14:50 15 Julho, 2026 14:12 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, os ecocentros foram transferidos para novas localizações e vão continuar a circular pelo concelho nos próximos meses

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve, Nacional, Saúde

Algarve entre as regiões com aumento de registos de mutilação genital feminina

10:03 15 Julho, 2026 10:04 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Unidades de saúde do Algarve registaram mais situações de mutilação genital feminina em 2025, num ano em que o total nacional subiu 15%

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal