Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Conversas de Alpendre | DR
Nacional, Vida & Lazer

Casa na árvore é a habitação mais procurada do Algarve no Airbnb

“Se tivéssemos duas ou três casas destas, estariam sempre cheias, mas preferimos não ter. Queremos que seja uma coisa única”

11:53 30 Dezembro, 2023 12:48 29 Novembro, 2024 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Desde 2018 que uma alfarrobeira, que está prestes a completar cem anos, abriga uma das casas mais procuradas do país. Segundo o Portugal de norte a sul, esta casa na árvore é a casa mais procurada do Airbnb no Algarve.

Os últimos detalhes da construção do Conversas de Alpendre, um dos turismos rurais mais procurados em Vila Nova de Cacela, estavam a ser finalizados quando Cristina Gonçalves teve a ideia de construir uma casa na árvore para o neto. O marido, José Carlos Gonçalves, não concordou, “nem pensar, se vão fazer uma casa na árvore é para mim. Faz-se uma coisa a sério”, referiu à NiT.

Assim, a casa foi construída numa escala para adultos, numa quase centenária alfarrobeira, tornando-se um dos quartos mais cobiçados desde 2018. Este alojamento familiar destaca-se no segmento do turismo rural.

Foto Conversas de Alpendre | DR

José Carlos, pai de Marta, juntamente com o genro Tiago, e o neto Francisco, decidiram apostar tudo neste negócio ao mudar-se para Vila Nova de Cacela. Os pais de José Carlos também deixaram Lisboa para trás em busca de um refúgio perfeito nesta quinta de um hectare, após uma carreira agitada que os mantinha frequentemente fora de Portugal.

“Sempre houve uma vontade, nomeadamente dos meus filhos, de termos uma segunda casa para passarmos férias. Eu nunca gostei da ideia”, conta José Carlos à NiT. Acabou por ser convencido a explorar o Algarve em busca do lugar ideal.

Apesar de conhecerem a região apenas de passagem, isso não importou quando descobriram o Conversas de Alpendre. “Lembro-me bem, estava um dia frio, cinzento, chuvoso. Dizem que os amores à primeira vista não existem, mas foi isso que aconteceu”.

A casa já era um pequeno bed & breakfast com seis quartos. Decidiram comprá-la, mas mudaram de ideias a meio do processo

“Como gostávamos das coisas todas bonitas e em condições, decidimos que iríamos reabri-lo como um pequeno hotel e, quando desse jeito, fechávamos só para nós e para as nossas férias. Assim ficávamos mais empenhados na casa, tínhamos tudo sempre impecável e ainda tínhamos um staff para nos ajudar”, explica José Carlos.

Foto Conversas de Alpendre | DR

Foi então que a filha, Marta Guevara, decidiu assumir o negócio e mudar-se para o Algarve com a família.

Ocuparam a quinta em 2016, reabrindo ao fim de um mês. No primeiro inverno, fecharam e iniciaram uma remodelação completa. “Só ficaram quase as paredes exteriores”, recorda José Carlos. No final, a contagem de quartos subiu de seis para 10, inaugurando-se em 2017 o novo Conversas de Alpendre. Foi a partir daí que surgiu a vontade de adicionar particularidades, como a nova cabana e um quarto armazém. Mas a estrela foi o primeiro acréscimo: a enorme casa na árvore.

“O carpinteiro que trabalhava connosco era um tipo assombroso, fazia trabalhos espetaculares e abraçou o projeto da casa na árvore”, recorda. “É uma casa diferente do habitual e, aqui no Algarve, há de ser uma das poucas senão a única.”

Erguida no topo da velha alfarrobeira, a sete metros de altura, a casa proporciona uma vista única de 180 graus, que percorre a costa de Espanha até Tavira, permitindo ainda vislumbrar o nascer do sol. As grandes janelas pairam sobre o laranjal, oferecendo privacidade natural. Totalmente feita em madeira, a casa oferece um quarto amplo com um chuveiro envidraçado no meio, permitindo desfrutar da vista desafogada.

Foto Conversas de Alpendre | DR

A construção não foi isenta de desafios. Construída de cima para baixo, o acesso revelou-se um problema. A escada de acesso ao quarto teria que ser demasiado comprida para um ângulo confortável. Dois hóspedes arquitetos sugeriram um patamar intermédio dentro da árvore, resolvendo o problema. A escada principal sobe discretamente pela copa junto ao tronco até o patamar ao ar livre, equipado com um sofá, que dá acesso ao quarto.

“As casas na árvore estão no imaginário de toda a gente e, claro há uma grande procura por isto. As pessoas querem experimentar. Se tivéssemos duas ou três casas destas, estariam sempre cheias, mas preferimos não ter. Queremos que seja uma coisa única”, referiu José.

Leia também: Aldeia quase fantasma no Algarve tem o alojamento ideal para “pessoas cansadas”

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas

19:10 1 Fevereiro, 2026 18:31 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Ferreira

Evite surpresas com a Autoridade Tributária. Conheça todos os prazos do IRS em 2026 e saiba o que tem de fazer para garantir o seu reembolso

Rapariga numa praia tropical. Crédito: Freepik
Economia Europa

Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como

19:00 1 Fevereiro, 2026 17:46 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma jovem espanhola mudou de país aos 23 anos e passou a ganhar mais de 2.000 euros por mês num trabalho sem formação

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Algarve Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Algarve Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas

19:10 1 Fevereiro, 2026 18:31 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Ferreira

Evite surpresas com a Autoridade Tributária. Conheça todos os prazos do IRS em 2026 e saiba o que tem de fazer para garantir o seu reembolso

Rapariga numa praia tropical. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como

19:00 1 Fevereiro, 2026 17:46 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma jovem espanhola mudou de país aos 23 anos e passou a ganhar mais de 2.000 euros por mês num trabalho sem formação

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Algarve, Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Algarve, Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Últimas Notícias

  • Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei
    Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei
  • IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
    IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
  • Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como
    Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como
  • “Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma
    “Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma
  • Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
    Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
  • Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor
    Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal