Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Casas da Serra Tavira | DR
Economia, Vida & Lazer

Aldeia quase fantasma no Algarve tem o alojamento ideal para “pessoas cansadas”

A aldeia em 1999 era composta por 10 famílias, no entanto, hoje em dia, apenas um casal vive nesta aldeia quase fantasma

14:36 27 Dezembro, 2023 12:48 29 Novembro, 2024
Afonso Dias FreireAfonso Dias FreireDiretor executivo do postal.pt
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A aldeia chama-se Daroeira e fica a cerca de oito quilómetros de Tavira. Até ao 25 de abril de 1974 os seus habitantes viveram praticamente isolados do mundo, sem grandes condições. Conta a NiT que “os habitantes nunca mais esqueceram o dia de 26 de abril de 1974. Pela primeira vez, apareceu um carro na aldeia para levar uns noivos até ao conservatório da cidade, para se casarem. Um acontecimento raro naquela época, quando a maioria das deslocações a Tavira se faziam a pé ou de burro”.

Lina de Lonet Delgado e o marido, Helge Jörgens, descobriram a aldeia da Daroeira em 1999 quando só lá viviam 10 famílias.

Hoje em dia, apenas um casal permanece: a proprietária Eulália e o senhor Mário, que persistem em partilhar as recordações desta aldeia quase fantasma com todos os visitantes das Casas da Serra, o empreendimento turístico que revitalizou a localidade.

A jornada teve início com a decisão de Lina e Helge em construir um retiro de férias na serra algarvia.

“Vivíamos em Berlim na altura, onde nos conhecemos. Eu era jornalista e o meu marido é professor universitário de ciência política. Quando tivemos o primeiro filho, começámos a pensar ter um espaço cá em Portugal para passarmos férias”, conta Lina ao NiT.

Ambos apaixonaram-se pela atmosfera encantadora daquele local escondido, distante das multidões, mas convenientemente próximo das praias do sotavento algarvio e do Parque Nacional da Ria Formosa. No virar do século, adquiriram a propriedade rural Serro da Volta e deram início à sua renovação, seguindo o estilo tradicional da região, com telhas artesanais, canas e mosaicos hidráulicos, mesmo enquanto ainda residiam na Alemanha. O processo de restauro estendeu-se por aproximadamente 12 anos, uma vez que era realizado pelos vizinhos locais, que dedicavam apenas os sábados às obras.

Em 2011 decidiram renovar uma segunda casa, o Monte do Cansado, localizado no meio da aldeia. “Começámos a ficar com o primeiro espaço cheio de gente, recebíamos amigos e famílias, e queríamos um sítio mais sossegado”, explica.

Na verdade, o Serra da Volta, com os seus cinco quartos, tem a capacidade de alojar até um máximo de dez pessoas, o que poderia gerar alguma confusão. Dessa forma, nos momentos em que ansiavam por descanso e serenidade, pegavam nos seus pertences e dirigiam-se para a segunda propriedade, que dispunha apenas de dois quartos.

“Entretanto, há nove anos, decidimos voltar para Portugal devido a um problema grave de saúde. Decidimos reestruturar as nossas vidas, larguei o jornalismo para tentar levar uma vida mais calma”, refere.

Num determinado momento, os amigos de Berlim começaram a questionar se poderiam alugar os dois locais que possuíam na Daroeira, alterando assim o cenário. “Foi assim que surgiu a ideia de utilizar as propriedades diariamente e nasceu as Casas da Serra”, revela à mesma fonte. 

Optaram por levar o projeto a um patamar superior, recuperando mais duas ruínas nos últimos anos. A terceira, conhecida como Casa do Troco, costumava ser o ponto de venda para as aldeias circundantes e era famosa pelas suas longas noites de baile. Abriu portas em junho de 2020, juntamente com a Casa do Pátio, uma antiga moradia no coração da localidade, oferecendo vistas deslumbrantes sobre os montes e vales do sotavento algarvio.

Quase 10 anos após o início do projeto na aldeia, continuam a ser uma atração bem-sucedida entre os turistas que procuram explorar um Algarve mais rural. A prova disso é que o Monte do Cansado foi reconhecido como um dos alojamentos mais elogiados de 2023 no Airbnb. Recentemente, a plataforma lançou os “Favoritos dos Hóspedes”, destacando espaços com críticas muito positivas e uma classificação média superior a 4,9 estrelas.

“Situa-se na encosta e oferece vistas deslumbrantes sobre os montes e vales. As pessoas podem simplesmente estar ali a contemplar o infinito e, à noite, observar as estrelas”, refere a proprietária. Com dois quartos, casa de banho, uma espaçosa cozinha em plano aberto, um amplo terraço ao sol e uma piscina partilhada, é o local ideal para umas férias na região. O alojamento, com capacidade para quatro pessoas, pode ser reservado a partir de 100 euros por noite.

Leia também: Uma das 6 aldeias disponível para arrendar fica no Algarve

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Auto Economia Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Algarve Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Vila do Bispo.
Algarve Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Auto, Economia, Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Algarve, Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Últimas Notícias

  • Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
    Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
  • Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
    Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
    Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
  • Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
    Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos

Opinião

  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes

Europe Direct Algarve

  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal