O Governo aprovou esta quarta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de um novo regime que permitirá aprender a conduzir com um tutor, como alternativa à frequência das aulas práticas nas escolas de condução.
Em conferência de imprensa, o ministro das Infraestruturas e Habitação explicou que este modelo alternativo de aprendizagem com tutor assegura “todas as dimensões de segurança rodoviário”.
“Permitimos o registo do tutor para poder também transmitir os ensinamentos de pai para filho, de avô para neto, não tirando o papel absolutamente essencial das escolas de condução e posterior exame final”, acrescentou Miguel Pinto Luz.
Documento aprovado abre a porta à formação com tutor para alunos com mais de 18 anos
O documento aprovado hoje abre a porta à formação com tutor para alunos com mais de 18 anos e que pretendam tirar a carta de condução relativa à categoria B, que inclui veículos ligeiros até 3.500 quilos e nove lugares.
Apesar da possibilidade de aprender a conduzir com um tutor, o Governo dá às escolas de condução a possibilidade de avaliarem se são necessárias aulas complementares.
O Governo quer ainda que os exames, de todas as categorias, possam ser também feitos em língua estrangeira e que o reconhecimento das cartas de condução de estrangeiros tenha a duração do período de autorização de residência.
















