Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Albufeira celebra o Natal com atividades e ruas iluminadas

O objetivo, explica a autarquia, é “levar alguma alegria e esperança às famílias e empresários do concelho”

13:53 16 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
“Nestes tempos particularmente difíceis é fundamental manter as famílias unidas em torno das tradições cristãs, incentivar a solidariedade e viver a magia própria da época”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira

O Município de Albufeira decidiu manter as celebrações natalícias com a habitual decoração de Natal a iluminar as principais ruas do concelho, o Presépio de Rua da Guia, exposições alusivas à época nas duas Galerias de Arte da cidade, a dinamização dos Mercados Municipais com mostras de artesanato, doçaria e animação musical e o tradicional Concerto de Natal no Auditório Municipal.

O objetivo, explica a autarquia, é “levar alguma alegria e esperança às famílias e empresários do concelho”.

“Nestes tempos particularmente difíceis é fundamental manter as famílias unidas em torno das tradições cristãs, incentivar a solidariedade e viver a magia própria da época”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Este ano, devido à pandemia, não vai ser possível realizar a Snowland, o tradicional Mercado de Natal no EMA e o Paderne Medieval, eventos muito apreciados por residentes e turistas. Tivemos que nos adaptar às atuais circunstâncias e optámos por continuar a celebrar o Natal, mas com todas as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades de Saúde”, justifica José Carlos Rolo, apelando aos munícipes para que façam as suas compras no comércio local e usufruam do momento evitando ajuntamentos e respeitando todas medidas de segurança indicadas pela Direção-Geral de Saúde, sem esquecer o distanciamento social e o uso de máscara.

Na próxima quinta-feira, dia 17 de dezembro, pelas 21:00 horas, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe o Concerto de Natal “Jingle All The Way” pela Orquestra de Jazz do Algarve.

O Natal deste ano lança o desafio a Ana Laíns, a Diva de um Fado Diferente, como foi apelidada na Grécia. Habituada a cantar em português, a “Cantora Colorida” aceitou este desafio de regressar ao seu passado, às cores do Jazz e do Swing, onde um dia, afinal, esteve. Ana Laíns é uma das vozes mais reconhecidas na Europa, mas também por cá, onde em 2017 foi distinguida simultaneamente como “Melhor Cantora Portuguesa”, “Melhor Canção”, “Melhor Concerto”. Mais prémios e distinções acumulam se na sua carreira. Desta feita, o desafio são os Standards de Natal, a que dedicamos este Concerto, que não deixará de trazer sempre algumas boas surpresas. A entrada é gratuita (sujeita à lotação da sala) e os bilhetes serão distribuídos no Auditório, no próprio dia do concerto, entre as 20:00 e as 20:45 horas.

No dia 19 de dezembro (próximo sábado), a partir das 10:00 horas, vai ser transmitido, a partir do Auditório Municipal o evento “Corações de Natal”. Trata-se de uma grande Gala que irá reunir diversos artistas locais, com transmissão em direto através de diversas plataformas digitais para o público em geral, mas especialmente pensado para os lares de idosos e instituições de solidariedade social.

Na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, no centro da cidade, está patente a exposição “Enfeites de Natal Reciclados”, que pode ser visitada até dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 12:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas (a Galeria encerra ao público aos sábados, domingos e feriados).

Está patente a exposição “Enfeites de Natal Reciclados”, que pode ser visitada até dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira

Trata-se de uma mostra de trabalhos realizados pelo público escolar e utentes dos Lares e Centros de Dia de Albufeira, com o objetivo de sensibilizar para a importância da reutilização de materiais, aplicada à criação das tradicionais decorações natalícias, com recurso à técnica dos 3R ́s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

No ponto oposto da cidade, junto aos Paços do Concelho, a Galeria Municipal João Bailote apresenta a exposição de presépios “O Imaginário de Joaquim Pargana”, até dia 9 de janeiro do próximo ano. Natural de Lagoa, mas residente na freguesia de Olhos d’Água há cerca de 40 anos, Joaquim Pargana dedica-se a esculpir as pedras que encontra no mar em originais peças decorativas. Trocou a hotelaria por uma arte única em Portugal. Peixes, golfinhos, cavalos-marinhos, tartarugas, caranguejos, sereias, deuses do mar, aves e alguns santos evidenciam o talento e o engenho deste autodidata que começou por pintar, esculpir o barro e só há cerca de 15 anos se iniciou na pedra do mar. Para além de lhe fornecer a matéria-prima para os seus trabalhos, o mar serve também de fonte de inspiração. Tem peças que lhe foram encomendadas para oferecer aos ex Presidentes da República Jorge Sampaio e Mário Soares.

Expôs pela primeira vez o seu trabalho em 1996, na Galeria Samora Barros, em Albufeira. Desde então, tem participado em diversas feiras nacionais e internacionais de artesanato, preferindo, no entanto, recolher se à pacatez dos Olhos d ́Água e do seu atelier.

Até ao próximo dia 6 de janeiro fica o convite para visitar o Presépio de Rua da Guia, em exibição entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. O presépio é composto por um conjunto de 33 figuras de grandes dimensões, da autoria da escultora britânica Toin Adams, que representam várias cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus: a Anunciação do Anjo a Maria e a Natividade, para além de várias personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos, entre tantas outras figuras que costumam povoar os presépios de Natal.

O presépio é uma das mais antigas formas de representar o Natal. A palavra significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Mas esta é também a designação dada à representação artística do nascimento do menino Jesus num estábulo. Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do século III. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de Natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século V. Mas, foi no século XIII, com São Francisco de Assis, que se criaram as primeiras figuras em barro que representavam o ambiente do nascimento de Jesus. Desde então, a tradição do presépio difundiu-se por todo o mundo. No século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava perfeitamente integrada nas tradições da Península Ibérica. Atualmente, nas igrejas e lares cristãos de todo o mundo são montados presépios com imagens, de madeira, barro ou plástico nos mais diversos tamanhos.

Para dar palco aos artesãos que todos os anos participam nos Mercados de Natal e em outras mostras realizadas em espaços fechados, que este ano devido à pandemia não se podem realizar, o Município de Albufeira optou por dinamizar os Mercados Municipais dos Caliços e Areias de São João com a iniciativa “Natal no Mercado”, que está a decorrer desde o dia 4 de dezembro até dia 24, véspera de Natal, entre as 9h00 e as 13h00.

Assim, ao fazer as compras habituais no Mercado, quem por lá passar pode aproveitar para adquirir peças de artesanato, doçaria e decorações alusivas à época e ao mesmo tempo que aproveita para assistir à animação musical preparada especialmente para estes dias.


RELACIONADO:

“Corações de Natal” apoia artistas locais e leva alegria a idosos de Albufeira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Porto Santo, Madeira.
Nacional Vida & Lazer

Ilha portuguesa à ‘beira’ de África eleita uma das “zonas mais seguras” de Portugal

07:20 13 Junho, 2026 15:34 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ilha do Porto Santo, situada no arquipélago da Madeira, surge descrito como “uma das zonas mais seguras de Portugal”

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve Edição Papel Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Porto Santo, Madeira.
Nacional, Vida & Lazer

Ilha portuguesa à ‘beira’ de África eleita uma das “zonas mais seguras” de Portugal

07:20 13 Junho, 2026 15:34 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ilha do Porto Santo, situada no arquipélago da Madeira, surge descrito como “uma das zonas mais seguras de Portugal”

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve, Edição Papel, Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Últimas Notícias

  • Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
  • Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
    Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
  • Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
    Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal