Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Luís Forra D.R.
Nacional

Adelfeira, a planta ‘relíquia’ cujo habitat está a ser regenerado em Monchique

A planta, que é tóxica e cuja floração atinge o seu expoente máximo em maio, só existe atualmente, a nível mundial, nas serras de Monchique e do Caramulo.

08:52 22 Maio, 2022 08:52 22 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Na serra de Monchique subsiste uma planta rara, a adelfeira (Rhododendron ponticum), considerada uma ‘relíquia’ por testemunhar o clima subtropical que ali existiu e cujo habitat está a ser regenerado ao abrigo de um projeto ibérico.

A planta, que é tóxica e cuja floração atinge o seu expoente máximo em maio, só existe atualmente, a nível mundial, nas serras de Monchique e do Caramulo. Era bastante abundante naquela serra algarvia há largos milhões de anos, mas a mudança de clima fez desaparecer algumas plantas da floresta laurissilva continental, disse à Lusa o coordenador do projeto ‘Life-Relict’, Carlos Pinto Gomes.

Quando o clima começou a mudar de tropical para mediterrânico, foram pequenos enclaves como a serra de Monchique que “guardaram este habitat”, daí dizer-se que a adelfeira é uma das “relíquias” da vegetação de outrora.

“[São] Relíquias porque têm muito valor e porque são incapazes de se reinstalar sozinhas, é preciso a ajuda da ciência e por isso é que a universidade [de Évora] está envolvida com os parceiros para tentarmos restaurar o habitat e fazer também com que se incremente a área [de implantação da adelfeira]”, disse Carlos Pinto Gomes.

O projeto ‘Life-Relict’, coordenado pela Universidade de Évora, promove a conservação da espécie através da recolha de sementes de adelfeira na serra de Monchique, que são depois multiplicadas num local em Espanha para que possam ser plantadas. A planta tem dificuldade em regenerar-se naturalmente.

“O problema é que as sementes germinam muito bem, mas não crescem. Germina bem, mas tem dificuldade em instalar-se e daí nós termos a necessidade de a plantar e estamos a plantar as sementes recolhidas neste local”, esclareceu o professor da Universidade de Évora.

Segundo o professor, este subtipo “representa um habitat classificado pela União Europeia como estando em estado desfavorável de conservação”, o que deu origem ao projeto internacional que une Portugal e Espanha e que em Portugal congrega os municípios de Monchique (Faro) e de Seia (Guarda) e uma associação de desenvolvimento local da serra da Estrela.

De acordo com Carlos Pinto Gomes, Monchique é o local mais representativo, em termos de expressão, da presença desta planta, que ali se refugia devido ao microclima desta zona do Algarve em que as neblinas de verão conseguem contribuir para incrementar os níveis de humidade no solo e o clima é ameno, nunca se registando demasiado frio.

No entanto, esta é uma planta que não reage muito bem ao fogo e Monchique é uma das zonas do Algarve que tem sido mais afetada pelos incêndios florestais nas últimas décadas.

Daí que um dos objetivos do ‘Life-Relict’ seja também aumentar a resiliência destes bosques autóctones, nomeadamente, através da plantação de carvalhal, acrescentou.

A adelfeira, cuja flor pontilha de lilás os verdes campos da serra de Monchique, tem desde junho do ano passado uma pequena rota pedestre, de cerca de 1,5 quilómetros, que lhe é dedicada e que acompanha o local onde há mais abundância da planta, junto ao ponto mais alto da serra, na Foia.

Segundo Helena Martiniano, vereadora do Turismo na Câmara de Monchique, no futuro aquela zona vai ser integrada num parque que terá o nome de parque eco biológico da Serra de Monchique, uma forma de proteger e dar a conhecer este habitat.

“Porque o Algarve é muito mais que sol e praia e há este outro Algarve que está a ser cada vez mais descoberto pelos turistas. Com este parque que queremos implementar neste território vamos valorizar e reproduzir o habitat que existia cá e fomentava a existência das adelfeiras”, observou.

Para isso, estão a ser desenvolvidas ações para expandir a área de adelfeiras para depois, “em conjunto com outras valências”, ser desenvolvido um parque eco biológico que terá um “espaço físico para acolhimento dos visitantes e dará informação sobre a fauna e a flora da serra de Monchique”, concluiu.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção

11:00 8 Julho, 2026 20:36 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um artigo norte-americano aponta a Costa de Prata e algumas cidades do interior como alternativas ao Algarve para quem quer reformar-se em Portugal

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Economia Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Edifício das Finanças.
Economia Tech

Esta área do Portal das Finanças pode evitar coimas e muitos portugueses nem a veem

11:40 7 Julho, 2026 17:46 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma zona do Portal das Finanças onde a Autoridade Tributária envia notificações oficiais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção

11:00 8 Julho, 2026 20:36 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um artigo norte-americano aponta a Costa de Prata e algumas cidades do interior como alternativas ao Algarve para quem quer reformar-se em Portugal

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Economia, Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Edifício das Finanças.
Economia, Tech

Esta área do Portal das Finanças pode evitar coimas e muitos portugueses nem a veem

11:40 7 Julho, 2026 17:46 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma zona do Portal das Finanças onde a Autoridade Tributária envia notificações oficiais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida
    Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida
  • Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção
    Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção
  • Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco
    Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco
  • “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
    “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
  • Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
    Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal