Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mundo, Nacional, Opinião

A importância dos rastreios da doença alérgica

Em Portugal, estima-se que a doença alérgica afecte cerca de 1/3 da população: de acordo com os dados atuais 30% da nossa população tem queixas de rinite, 18% tem concomitantemente queixas de conjuntivite e cerca de 10% tem asma. A prevalência de sintomas de asma é mais elevada nas crianças (39%), sendo o sintoma […]

11:50 19 Outubro, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Elisa Pedro *

Em Portugal, estima-se que a doença alérgica afecte cerca de 1/3 da população: de acordo com os dados atuais 30% da nossa população tem queixas de rinite, 18% tem concomitantemente queixas de conjuntivite e cerca de 10% tem asma. A prevalência de sintomas de asma é mais elevada nas crianças (39%), sendo o sintoma mais frequente acordar com tosse. No entanto, apenas cerca de metade dos doentes com asma têm a sua doença controlada, salientando-se que os doentes com asma controlada têm melhor qualidade de vida e menor risco de complicações. Não é consensual a razão do acréscimo das doenças alérgicas nas últimas décadas, mas o ambiente interior e exterior associado ao estilo de vida são apontados como os prováveis responsáveis.

A Rinite alérgica é a doença alérgica mais comum, mas só 1/3 dos adultos fez testes de alergia e apenas 30% dos casos estão diagnosticados. Cerca de 40% dos doentes com rinite têm asma e mais de 80% dos asmáticos têm rinite. A Rinite alérgica pode associar-se a outras comorbilidades como é o caso da rinoconjuntivite, rinosinusite crónica, polipose nasal e otite serosa, contribuindo para perda da qualidade de vida dos doentes e com custos diretos e indiretos significativos. O conceito de via aérea única que liga rinite e asma permite o tratamento global dos doentes com melhoria da qualidade de vida e redução dos custos sociais e económicos.

A rinite alérgica corresponde a uma inflamação crónica da mucosa nasal desencadeada pelo contacto com poeiras comuns no meio ambiente (aeroalergénios), em indivíduos a elas sensibilizados. Os sintomas mais característicos são a obstrução nasal, o “pingo”, os espirros e a “comichão” no nariz. A conjuntiva ocular pode igualmente exibir uma resposta inflamatória característica durante a exposição a alergénios e esta reação está na base da conjuntivite alérgica, que se associa frequentemente à rinite alérgica.

A asma é uma doença crónica potencialmente grave que se caracteriza por tosse, aperto no peito, dificuldade em respirar e pieira no peito. A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada, calcula-se que 9 em cada 10 doentes com asma não controlada tem perceção errada do estado de controlo da sua doença, o que pode dificultar a procura de melhor tratamento e controlo. Uma das consequências do mau controlo pode ser as agudizações graves de asma com necessidade de internamento. Sabe-se que um terço das crianças asmáticas portuguesas são internadas por asma pelo menos uma vez na vida.

A asma está controlada quando não há sintomas diurnos (ou sintomas mínimos), ausência de sintomas nocturnos, sem limitação da actividade, sem necessidade de medicação de alívio (ou medicação mínima), sem crises ou exacerbações (ou raramente) e uma função pulmonar normal (ou próxima do normal). Uma história de crises graves, exposição a fumo de tabaco e má adesão à terapêutica, aumentam o risco futuro da doença.

O tratamento da asma compreende dois tipos de medicamentos: medicação de controlo (especialmente anti-inflamatórios – corticosteróides inalados) que deve ser tomada diariamente para prevenir o aparecimento dos sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises; e a medicação de alívio (broncodilatadores de ação rápida) para tratamento das crises ou exacerbações com rápido alívio dos sintomas.

As principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento e a utilização incorrecta dos dispositivos inalatórios. Por isso, a educação do doente asmático de modo a que tenha um papel activo numa adequada gestão da sua doença é vital para o sucesso do controlo da asma e para a obtenção dos melhores resultados de saúde.

As vacinas anti-alérgicas, administradas por via sublingual ou subcutânea durante 3 a 5 anos, são o único tratamento que modifica a resposta do sistema imunológico fazendo com que o organismo reaja menos ou deixe de reagir aos elementos aos quais é alérgico, no entanto actualmente não são comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde.

Entre os dias 4 e 6 de Novembro, as estações ferroviárias do Oriente (Lisboa) e Campanhã (Porto) recebem a Check-Up, Dia Nacional do Rastreio. Esta iniciativa, à qual a SPAIC se associa, vai contar com a participação de várias sociedades médicas e associações de doentes de todo o país e permitir, num único local, a realização de rastreios a várias especialidades médicas.

* Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Ria Formosa. Crédito: Município de Faro
Algarve Europa Nacional Vida & Lazer

Algarve além da praia: britânicos destacam seis experiências para descobrir a região de outra forma

11:00 4 Julho, 2026 13:49 2 Julho, 2026 | João Luís

Publicação britânica destaca seis experiências no Algarve para quem quer conhecer a região para lá das praias mais famosas

Algarve Cultura Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve Economia Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:02 3 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 09:37 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que prestam auxílio aos mais necessitados”

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve, Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Ria Formosa. Crédito: Município de Faro
Algarve, Europa, Nacional, Vida & Lazer

Algarve além da praia: britânicos destacam seis experiências para descobrir a região de outra forma

11:00 4 Julho, 2026 13:49 2 Julho, 2026 | João Luís

Publicação britânica destaca seis experiências no Algarve para quem quer conhecer a região para lá das praias mais famosas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:02 3 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 09:37 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que prestam auxílio aos mais necessitados”

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Últimas Notícias

  • Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
    Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
  • Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
    Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal