Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

A família que passou um ano a viajar num veleiro: “Encontramos uma forma de viver que nos preenche”

Mais de um ano após deixarem tudo para dar a volta ao mundo num veleiro, a Wind Family regressou a casa. Em 2022 voltam a viajar, só que não de barco.

11:18 10 Janeiro, 2022 11:19 10 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Teresa sai a correr porta fora. A temperatura dos últimos dias de outono ou as pedras no caminho de casa até ao portão não a impedem de estar descalça. É a mais nova dos quatro irmãos Saldanha-Pisco. Nos primeiros dias de regresso, tirava a roupa e andava de um lado para o outro em cuecas. São hábitos que com três anos ganhou ao viver num veleiro e atravessar a navegar meio mundo com a família ao longo de 400 dias. O hábito do pé descalço está em todos eles: na mãe Inês, no pai João e nos irmãos Alice, Manel e Francisco.

“Ó, Teresinha, cuidado. Vai calçar-te.” O pedido da mãe haveria de ser cumprido uns minutos depois da chegada do Expresso à casa onde os Saldanha-Pisco, conhecidos também como a Wind Family, estão a viver há umas semanas. Estão numa casa que não é a deles – essa continua alugada, uma decisão que tomaram para garantir rendimento enquanto iam dar a volta ao mundo de veleiro.  

“Depois de um ano como o nosso, em que andamos sempre descalços e a viver de maneira simples, é difícil, sobretudo para a Teresinha que nos primeiros dias nem queria vestir roupa”, começa por explicar João, que é o pai e a bordo se torna o capitão. “A verdade é que até deixei de sentir que a nossa casa do Estoril era nossa, quando cheguei aqui a esta casa onde vamos ficar nos próximos meses e arrumei os produtos de higiene e casa de banho senti que era nossa. A nossa casa é onde estamos nós os seis e as nossas pequenas coisas”, acrescenta Inês.

Alice e Manel no veleiro FOTO: DR

Pela primeira vez o encontro com a família não é ao pé do mar. Estão numa aldeia em Santarém, Almoster, e é por lá que planeiam ficar até ao começo do próximo ano. “Ficamos até à próxima temporada da nossa aventura, é assim que eu gosto de dizer”, diz Inês. E fala de temporadas porque a primeira parte da volta ao mundo está fechada. Em agosto de 2020 saíram de Portugal em direção à Madeira, passaram por Cabo Verde, atravessaram o Atlântico, chegaram à América do Sul, atracaram na Martinica, Bonaire, Colômbia, Panamá, San Blas, Costa Rica e Nicarágua. Foram com o objetivo de dar a volta ao mundo em família mas no verão sentiram que era o momento de voltar a casa por uns tempos, fazer uma pausa e perceber o que viajar a tempo inteiro estava a fazer à família.

“Adaptamo-nos muito bem a esta vida nómada mas sentimos que temos de vir a Portugal uma vez por ano recarregar baterias”, começa Inês. “Pelo João já estávamos a atravessar o Pacífico, ele leva tudo à frente.” Mas o compromisso desde o primeiro instante era que todos estivessem bem e Inês e a filha mais velha, Alice, acusaram a necessidade de ter mais algum conforto que a vida dentro de um veleiro não tem. “Percebemos que para nós resulta estar nove meses a viajar e regressar a Portugal três meses, por exemplo.”

No começo de 2022 o plano é retomar as viagens e, embora já tenham em mente para onde gostavam de ir, preferem não revelar para já. “Há ideias mas nada ainda fechado.” Sabem que o meio de transporte deve ser outro. O veleiro continua no Panamá, está em terra e vai ser pintado em breve. “Estava a precisar e, estando fora de água, não se estraga. Acaba por ser como uma casa nossa que temos ali”, refere João.

“No mar não há brincadeiras”

A casa onde os seis estão a viver é grande, há várias divisões e um jardim para correr, mas os miúdos estão todos numa sala no andar de cima. “Agora não se largam, querem estar sempre juntos”, comenta Inês. No dia em que chegaram dormiram os seis no mesmo quarto. “É o hábito, foi mais de um ano a vivermos todos juntos, 24 horas por dia, sete dias por semana num espaço pequeno.”

Ouvem-se ruídos de conversas cruzadas mas não se percebe o que dizem. São quase murmúrios de quem troca segredos e brincadeiras. “O Manel e o Francisco saíram daqui a implicar todos os dias um com o outro e hoje em dia estão muito ligados. Claro que têm as suas discussões mas é comovente ver a ligação.” 

Alice, 11 anos, era o braço direito de Inês e estava muito presente nas tarefas de organização diária do barco; Manel, nove anos, era um segundo capitão que aprendeu tudo o que havia a aprender sobre barcos. “É incrível, ele sabe as ferramentas todas, vai com o pai arranjar o barco e conduzia melhor que eu o dingui”, diz Inês. Francisco, de cinco anos, tomava conta de Teresa quando os mais velhos precisavam de ajudar os pais. “Ficava com ela, contava-lhe histórias.”

Os quatro irmãos no interior do barco durante uma das aulas. Estão em regime de ensino doméstico FOTO: DR

“Somos uma equipa quando estamos no mar. As crianças percebem as coisas desde que lhes expliquemos e ali tínhamos tempo para explicar tudo e estar com elas”, conta Inês. Tinham uma escala definida e cada um deles sabia o que tinha de fazer. Com um alerta verde tinham os quatro de se sentar na mesa da sala, com o alerta amarelo ativado cada um ia para os quartos e ficava à espera até ordem contrária. Por último, e o mais grave, o vermelho, em que todos tinham de ficar num dos quartos com Alice e não podiam sair para nada, nem para ir à casa de banho. 

“Era a única regra que tínhamos e eles perceberam bem. No mar não há brincadeiras”, refere Inês. “Eles os quatro têm neste momento um instinto de sobrevivência, umas ganas e um espírito de equipa que tomara a muitas empresas terem nos seus funcionários. Os miúdos sabem lavar louça, roupa, aprenderam coisas completamente diferentes. O que eles fazem agora não faziam antes quando estávamos em casa.”

Voltar a ter uma cozinha fixa e que não balança ao ritmo do mar era um dos maiores desejos de Inês. “Ao fim de dois ou três dias a viver no barco percebi que aquilo que estávamos a viver já não era um sonho mas a realidade, quando começaram as nódoas negras, o limpar de vomitados de quatro crianças…” João interrompe: “Eu foi mais ao fim de dois ou três meses, quando já começamos a ficar fartos de limpar e arrumar o barco, até porque ter ordem num espaço tão pequeno é muito complicado”.

“A travessia mais difícil”

Foi já na reta final que apareceu o maior dos sustos: Francisco começou a vomitar e a ter diarreia. Os pais, com o apoio do médico que os acompanha à distância, chegaram à conclusão de que o filho mais novo teria bebido água de um tanque. Tomou os antibióticos necessários mas não passou. Dois dias depois, Francisco estava na mesma.

A Wind Family estava então na Nicarágua e tinham alugado uma casa. “Voltamos a ligar ao médico que pediu para fazermos um teste simples: pedir ao Francisco para andar e saltar. Ele já não conseguiu fazer nada”, recorda João. Foram de imediato para o centro de saúde, onde o menino foi assistido e o diagnóstico chegou: uma apendicite. 

FOTO: DR

Inês foi de ambulância com Francisco para um hospital em Manágua, capital do país, enquanto João ficou com os outros três filhos à espera de notícias. “Estávamos a 80 quilómetros da cidade mas aquele caminho leva algumas horas a fazer.” Pediram de imediato apoio à embaixada portuguesa na Nicarágua e duas horas após darem entrada no hospital Francisco estava a ser operado. “Esta foi a travessia mais difícil de todas”, acrescenta o pai.

“Ao contrário do que se possa pensar, as coisas até correram muito bem, desde logo a Nicarágua não é um país em guerra e é um Estado socialista, por isso até tem algumas infraestruturas, embora muito inferiores às nossas”, diz. “O que lhe aconteceu ali podia ter acontecido em Lisboa, nada teve que ver com o ambiente. É incrível que no mar não se fica doente, nenhum de nós ficou. Desde que tenhas boa alimentação é um ambiente muito saudável.” Quando o Expresso conheceu a família durante os preparativos, Inês mostrou os medicamentos que levava e os equipamentos de primeiros socorros. Pouco ou nada foi usado. “Acho que os únicos comprimidos fui eu que tomei, para a dor de cabeça”, diz Inês.

O plano contemplava dois ou três anos a viajar, com este novo modelo que encontraram pode até ser mais tempo. Alice, com 11 anos, que era uma das mais resistentes à mudança, já está cheia de vontade de partir outra vez. “Está sempre a perguntar se não vai acontecer mais nada, se estar em casa é só isto”, diz Inês. 

Apesar do regresso, os quatro continuam no regime de ensino doméstico: de manhã, João estuda com os miúdos, depois a tarde é livre para explorar. Ao longo dos 400 dias, os Saldanha-Pisco viveram numa comunidade indígena em San Blas, passaram por protestos na Colômbia, atravessaram o Atlântico e só viram mar durante 15 dias. Viajaram de veleiro, autocarro e carro. Tiveram o mar como jardim de casa e os peixes e corais como vizinhos.

“Uma coisa é idealizar o que é viajar a tempo inteiro. E esse sonho é importantíssimo para ter a gana de o fazer. Quando se começa a viajar a tempo inteiro, o sonho torna-se realidade e a realidade é uma vida real. Há as mesmas coisas, os miúdos a chorar, dias em que não apetece ir ver museus… É viver a vida”, sublinha Inês. “Caramba, falar disto tudo até me dá vontade de voltar ao barco.”

FOTO PRINCIPAL: Nuno Botelho. Da esquerda para a direita: Teresa, Alice, Inês e João. À frente: Francisco e Manel

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve Cultura

Ruas de Paderne voltam a ser palco de uma grande Noite Branca

08:22 29 Julho, 2026 08:22 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia, artesanato e animação voltam a ocupar as ruas de Paderne durante mais uma edição da Aldeia Encantada — Noite Branca

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Desporto Mundo Nacional

“Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial

21:00 29 Julho, 2026 19:48 29 Julho, 2026 | João Luís

Derrotas, álcool e tensão emocional são apontados como fatores que podem agravar o risco para vítimas em contextos de violência já existentes

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 15:02 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve, Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve, Cultura

Ruas de Paderne voltam a ser palco de uma grande Noite Branca

08:22 29 Julho, 2026 08:22 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia, artesanato e animação voltam a ocupar as ruas de Paderne durante mais uma edição da Aldeia Encantada — Noite Branca

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve, Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Desporto, Mundo, Nacional

“Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial

21:00 29 Julho, 2026 19:48 29 Julho, 2026 | João Luís

Derrotas, álcool e tensão emocional são apontados como fatores que podem agravar o risco para vítimas em contextos de violência já existentes

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 15:02 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Últimas Notícias

  • “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
    “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
  • Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
    Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
  • Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
    Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
  • Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
    Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
  • Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade
    Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
  • UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
    UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento