Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

25 ‘bloggers’ portugueses reúnem em livro “Viagens de uma Vida”

25 ‘bloggers’ de viagem portugueses contam as “Viagens de uma Vida” num livro a lançar na terça-feira e que, numa altura em que a pandemia condiciona as deslocações ao estrangeiro, promete levar os leitores aos cinco continentes

09:49 22 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O livro relata “as viagens mais marcantes das vidas” dos 25 ‘bloggers’

“Este livro leva-nos a 25 países, nos cinco continentes, e proporciona-nos a oportunidade de, neste verão, enquanto saboreamos os encantos de Portugal, idealizarmos e sonharmos – sem confinamento – com as nossas próximas viagens”, resume o presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP), Filipe Morato Gomes, citado num comunicado.

Num momento em que os ‘bloggers da ABVP andam a explorar o país na iniciativa #euficoemportugal, a obra será lançada oficialmente na terça-feira na vila de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, num evento a transmitir ‘online’, pelas 13:00, no Facebook da associação.

O mote é “Venha visitar Portugal… mas leve na bagagem o resto do Mundo!”.

Segundo a ABVP, o livro relata “as viagens mais marcantes das vidas” dos 25 ‘bloggers’, numa “seleção de duas dezenas e meia de olhares – distintos e variados – sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que desafiam a plenitude dos sentidos”.

“Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, no Bangladesh. Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar”, avança.

Para Filipe Morato Gomes, autor do blogue Alma de Viajante, “viajar é uma inigualável forma de crescimento e enriquecimento pessoal, despertando um saudável espírito de aventura e reforçando o imenso prazer da partilha”.

“E é com essa certeza que a ABVP, que a 01 de março celebrou o seu primeiro ano de existência, decidiu partilhar esses valores, através da publicação de um livro que pretende celebrar a viagem e tudo o que esta pode fazer por nós e pelos outros”, acrescenta.

Para o líder da associação, as páginas do livro, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, “são um hino ao ato de viajar e à vida” e “a celebração da diversidade cultural e da salutar comunhão entre povos”.

E desafia: “Tal como nós, que o leitor se sinta inspirado para partir, explorar e ‘descobrir-se’ ”.

Citado no comunicado, o fundador do blogue ‘BornFreee” e coautor da obra, Rui Barbosa Batista, afirma: “Acredito que, através do olhar que vertemos em palavras, os portugueses vão fazer uma belíssima viagem em torno deste nosso apaixonante planeta, percebendo a riqueza das suas diferenças culturais e sociais”.

“O livro fala de lugares, mas também de medos que são superados, de desconfortos que são tornados desafios, de liberdades incondicionais que só o longe e o atirar-nos no desconhecido nos permitem, assim nos consigamos soltar de nós mesmos e das nossas amarras físicas e psicológicas”, afirma.

Manuel Andrade, da Idioteque, que edita a obra, refere por sua vez que “o livro narra viagens e experiências inesquecíveis da vida de cada um dos viajantes”, sendo, “no seu todo, inspiradora e mundividente, transportando em si uma multiplicidade de lugares, sentimentos, odores, tons e aventuras que agarram desde o primeiro parágrafo”.

Segundo adianta a ABVP, o segundo livro da série, a lançar em 2021, será inteiramente dedicado a Portugal, como epílogo da iniciativa #euficoemportugal.

A ABVP é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover o desenvolvimento profissional dos ‘bloggers’ que atuam no segmento de turismo, ao mesmo tempo que estimula a criação de relações éticas e transparentes com os leitores e com eventuais parceiros ligados ao turismo.

Conta, atualmente, com 55 dos maiores ‘bloggers’ de viagem portugueses como associados, propondo-se “valorizar o [seu] trabalho aos olhos do mercado e entidades externas; contribuir para capacitar os associados com ferramentas e conhecimentos para que possam ser cada vez mais competentes em cada uma das múltiplas vertentes do seu trabalho quotidiano; e autorregular, estabelecendo um código de ética a seguir por todos os associados, em nome da transparência para com os leitores e eventuais parceiros”.

Joalharia Ferreira Marques.
Nacional

“Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo

09:40 25 Setembro, 2026 09:28 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O tribunal deu razão, em primeira instância, a uma loja centenária de Lisboa que o proprietário do edifício pretendia despejar

Algarve Nacional

Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

08:24 25 Setembro, 2026 08:24 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente com um veículo florestal ocorreu durante o combate às chamas em Odemira. Os quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)

09:00 25 Setembro, 2026 08:30 25 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando pode receber os 10 cêntimos em dinheiro do sistema Volta e quais são as regras oficiais para recuperar o depósito

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Ciclogénese explosiva forma-se no Atlântico e vem a caminho de Portugal: chuva chega neste dia a estas regiões

06:00 25 Setembro, 2026 16:58 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, uma possível ciclogénese explosiva no Atlântico Norte deverá trazer chuva aos Açores e depois a Portugal continental

Algarve Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira conquista vários pódios na 4.ª etapa do Campeonato do Algarve de Matraquilhos

07:40 25 Setembro, 2026 07:20 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tomás, José Simões, João Moreno e outros atletas do CBT conquistaram lugares de destaque na etapa algarvia de matraquilhos

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Opinião

Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

07:30 25 Setembro, 2026 16:26 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Emancipar não é apenas abrir portas a quem esteve do lado de fora. É também permitir que quem viveu dentro de uma personagem possa finalmente sair dela"

Silves Urban Music
Algarve Cultura Economia

Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro

08:44 25 Setembro, 2026 08:46 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tatuagens, vestuário urbano e equipamento de skate estão entre as áreas abertas a propostas para o Silves Urban Music

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve Ensino Política

Socialistas defendem Campus da UAlg no Barlavento com capacidade para 2.000 alunos

08:00 25 Setembro, 2026 08:25 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campus universitário e novas residências estão entre as prioridades defendidas pelo PS Algarve para reforçar o ensino superior na região

Algarve Desporto

Albufeira recebe Final da Taça de Portugal de Sisal com cerca de 150 jogadores

07:00 25 Setembro, 2026 19:50 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas de várias regiões do país vão competir em Albufeira numa das principais provas nacionais de setas de sisal

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Joalharia Ferreira Marques.
Nacional

“Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo

09:40 25 Setembro, 2026 09:28 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O tribunal deu razão, em primeira instância, a uma loja centenária de Lisboa que o proprietário do edifício pretendia despejar

Algarve, Nacional

Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

08:24 25 Setembro, 2026 08:24 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente com um veículo florestal ocorreu durante o combate às chamas em Odemira. Os quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)

09:00 25 Setembro, 2026 08:30 25 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando pode receber os 10 cêntimos em dinheiro do sistema Volta e quais são as regras oficiais para recuperar o depósito

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Ciclogénese explosiva forma-se no Atlântico e vem a caminho de Portugal: chuva chega neste dia a estas regiões

06:00 25 Setembro, 2026 16:58 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, uma possível ciclogénese explosiva no Atlântico Norte deverá trazer chuva aos Açores e depois a Portugal continental

Algarve, Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira conquista vários pódios na 4.ª etapa do Campeonato do Algarve de Matraquilhos

07:40 25 Setembro, 2026 07:20 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tomás, José Simões, João Moreno e outros atletas do CBT conquistaram lugares de destaque na etapa algarvia de matraquilhos

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Opinião

Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

07:30 25 Setembro, 2026 16:26 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Emancipar não é apenas abrir portas a quem esteve do lado de fora. É também permitir que quem viveu dentro de uma personagem possa finalmente sair dela"

Silves Urban Music
Algarve, Cultura, Economia

Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro

08:44 25 Setembro, 2026 08:46 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tatuagens, vestuário urbano e equipamento de skate estão entre as áreas abertas a propostas para o Silves Urban Music

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve, Ensino, Política

Socialistas defendem Campus da UAlg no Barlavento com capacidade para 2.000 alunos

08:00 25 Setembro, 2026 08:25 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campus universitário e novas residências estão entre as prioridades defendidas pelo PS Algarve para reforçar o ensino superior na região

Algarve, Desporto

Albufeira recebe Final da Taça de Portugal de Sisal com cerca de 150 jogadores

07:00 25 Setembro, 2026 19:50 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas de várias regiões do país vão competir em Albufeira numa das principais provas nacionais de setas de sisal

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Últimas Notícias

  • Tem 35 ou 40 anos? As regras da reforma podem não ficar como estão e isto é o que está na mesa
    Tem 35 ou 40 anos? As regras da reforma podem não ficar como estão e isto é o que está na mesa
  • “Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo
    “Vamos continuar a lutar”: esta joalharia com 100 anos já apareceu num filme de James Bond e ‘sobreviveu’ a uma ação de despejo
  • Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)
    Devolve garrafas e latas no sistema Volta? Pode receber os 10 cêntimos em dinheiro sem fazer compras (mas tem de fazer isto)
  • Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro
    Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro
  • Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas
    Incêndio em Odemira: quatro bombeiros de Portimão feridos e veículo perdido pelas chamas

Opinião

  • Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
    Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento