Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

2021 foi um dos sete anos mais quentes de sempre, verão europeu o mais quente

Apesar de relativamente menos quente em relação aos anteriores, 2021 insere-se num ciclo de sete anos consecutivos de temperaturas recordes, “os mais quentes já registados por uma margem clara”, refere o serviço climático Copérnico.

14:46 10 Janeiro, 2022 14:46 10 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ano de 2021 foi um dos sete mais quentes de sempre e o verão europeu passado foi o mais quente já registado, divulgou esta segunda-feira o sistema de observação climática por satélite Copérnico.

Nos seus dados anuais, o Copérnico também refere que continuaram a aumentar as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono e metano – gases responsáveis pelo efeito de estufa e aquecimento global.

Apesar de relativamente menos quente em relação aos anteriores, 2021 insere-se num ciclo de sete anos consecutivos de temperaturas recordes, “os mais quentes já registados por uma margem clara”, refere o serviço climático Copérnico.

A temperatura média global em 2021 situou-se entre 1,1 e 1,2 graus centígrados acima [e 0,3 graus acima da média nos últimos 30 anos) da média anual do período pré-industrial, a medida usada para calcular o aquecimento global responsável pelas alterações climáticas e que o Acordo de Paris pretende manter abaixo de 1,5 graus até ao fim deste século. Esse número faz de 2021 o quinto ano mais quente registado, superando por pouco os valores de 2015 e 2018.

Relativamente ao continente europeu, 2021 não foi um dos 10 anos mais quentes, que se registaram todos desde o ano dois mil, incluindo a série mais quente entre 2014 e 2020.

A temperatura à superfície esteve 0,1 graus acima da média dos últimos 30 anos mas o verão foi o mais quente de sempre, quebrando-se o recorde de temperatura na Sicília, onde se registaram 48,8 graus, mais 0,8 graus do que o máximo anterior.

Julho foi marcado por chuvadas e inundações no centro-oeste europeu, sobretudo na Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, no mesmo mês em que na zona mediterrânica se verificou uma onda de temperaturas altas, sobretudo na Grécia, Espanha e Itália.

Este clima seco e quente deu origem a fogos florestais prolongados que afetaram países como a Turquia, Portugal, Grécia, Itália, Espanha, Albânia, Macedónia do Norte, Argélia e Tunísia.

Os fogos florestais produziram 1.850 megatoneladas de emissões de dióxido de carbono, sobretudo provocadas por incêndios na Sibéria, mais 100 megatoneladas do que em 2020.

Análises preliminares dos dados recolhidos pela rede de satélites indicam que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera continuou a aumentar em 2021, atingindo um recorde médio anual de 414,3 partes por milhão, atingindo um máximo mensal em abril, com 416,1 partes por milhão.

O ritmo de crescimento anual da concentração de dióxido de carbono em 2021 manteve-se em cerca de 2,4 partes por milhão por ano.

O mesmo verificou-se para as concentrações de metano na atmosfera, que atingiram um máximo anual de 1.876 partes por mil milhões, algo que ainda está por explicar completamente, uma vez que este gás é produzido por atividades humanas mas também naturais.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Algarve Desporto Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso

11:10 9 Maio, 2026 23:29 8 Maio, 2026 | João Luís

Chuva forte a caminho: saiba as horas com maior probabilidade de precipitação e quando pode escapar aos aguaceiros

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Algarve Edição Papel

É falso que o Algarve vai ser ligado a Marrocos por um túnel submarino

09:00 9 Maio, 2026 09:28 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a Lusa Verifica, alegado túnel entre Algarve e Marrocos é falso e terá sido criado com recurso a IA

Economia Edição Papel Opinião Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 23:30 8 Maio, 2026 | João Luís

Apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Algarve, Desporto, Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso

11:10 9 Maio, 2026 23:29 8 Maio, 2026 | João Luís

Chuva forte a caminho: saiba as horas com maior probabilidade de precipitação e quando pode escapar aos aguaceiros

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Algarve, Edição Papel

É falso que o Algarve vai ser ligado a Marrocos por um túnel submarino

09:00 9 Maio, 2026 09:28 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a Lusa Verifica, alegado túnel entre Algarve e Marrocos é falso e terá sido criado com recurso a IA

Economia, Edição Papel, Opinião, Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 23:30 8 Maio, 2026 | João Luís

Apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Últimas Notícias

  • Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso
    Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso
  • Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?
    Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?
  • Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências
    Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências
  • Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros
    Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros
  • Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa
    Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa
  • Vai receber reembolso de IRS este ano? Especialistas explicam a forma de fazer este dinheiro valer muito mais
    Vai receber reembolso de IRS este ano? Especialistas explicam a forma de fazer este dinheiro valer muito mais

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal