O cozido à portuguesa é um prato tradicional do nosso país e são vários os restaurantes que têm esta iguaria à disposição dos clientes. Leva chouriço, morcela, carne de vaca, entremeada, farinheira e neste prato tão famoso em Portugal também não faltam couves, batatas e os nabos. No entanto, o cozido não se serve sempre da mesma forma e há um restaurante em particular onde este se come dentro do pão.
Foi batizado com o nome “O Alentejano” e o objetivo é homenagear a gastronomia da região que se encontra abaixo do Tejo. Ainda assim, é acima do Tejo que se encontra o restaurante, neste caso, em Rio de Mouro, em Sintra. Fundado há 25 anos, o restaurante nasceu das mãos da família Lopes e hoje é Maria João Lopes quem lidera a cozinha, ao lado da irmã Cláudia.
Embora sejam as filhas a liderar o negócio, o que é certo é que os pais continuam a fazer parte do mesmo. Aliás, foi o pai, Manuel António, quem descobriu o espaço em Rio de Mouro, onde o restaurante se localiza atualmente.
As migas com entrecosto e a sopa de cação estão sempre disponíveis na carta
Quanto aos pratos servidos, a gastronomia alentejana nunca está em falta e tanto pode optar pelas famosas migas com entrecosto, como pode comer a tradicional sopa de cação. Enquanto uma porção para duas pessoas do primeiro prato custa 16 euros, no caso de escolher a sopa de cação terá de pagar 17 euros, também para duas pessoas.
No entanto, o ex-líbris do restaurante “O Alentejano” é o cozido à portuguesa que é servido no pão. Em entrevista à NiT, Maria João Lopes conta que a ideia para este prato surgiu antes da pandemia, quando alguns amigos se reuniam à sexta-feira para almoçar com a família Lopes a horas tardias. Eis que um dos amigos tinha voltado fascinado com um cozido à portuguesa que lhe foi servido no pão, em Santa Maria da Feira.
O maior cozido à portuguesa no pão dá para 12 pessoas
Este foi o mote para a família Lopes experimentar esta nova forma de servir aos clientes o cozido e a verdade é que o prato hoje é um sucesso. Demora mais de duas horas a ser confecionado e pode optar por diferentes tamanhos, que servem entre quatro a 12 pessoas.
O tamanho mais pequeno custa 60 euros e o maior chega aos 125 euros. Se o maior serve 12 pessoas, quer dizer que cada pessoa terá de pagar aproximadamente 10,40 euros pela sua porção. É caso para dizer que no restaurante “O Alentejano”, os preços são de ‘amigo’.
Leia também: Está em construção o maior túnel subaquático do mundo. Conheça a localização e o custo do projeto