Já não falta muito para a época natalícia terminar e, ainda que a passagem de ano e o Dia de Reis sejam sinónimos de doces de Natal nas mesas portuguesas, há quem já esteja a pensar em soluções para não desperdiçar as sobras. No caso do bolo-rei, se lhe sobraram algumas fatias, saiba que é possível congelá-las, mas há um método que deverá seguir para que o bolo não se estrague dentro do congelador.
Quando se trata de um típico bolo de aniversário ou de um bolo-rei, no caso de sobrarem fatias, o congelamento é a solução ideal para não desperdiçar as sobras e guardá-las para comer mais tarde. Avança o Ekonomista que este tipo de bolos é fácil de congelar, uma vez que a gordura ajuda a mantê-los.
De qualquer modo, nunca se esqueça de que deverá envolver o bolo em película aderente e não pode mesmo saltar este passo, dado que a película é essencial para proteger o bolo e garantir que o mesmo mantém as suas condições ótimas. Também pode optar pelo papel de alumínio, sobretudo porque este é uma das melhores barreiras contra a humidade, luz e bactérias e protege o bolo da condensação.
Quando conservado de acordo com todas as indicações, um bolo-rei pode durar até quatro meses no congelador. Na hora de o descongelar, o conselho do Ekonomista passa por não recorrer ao microondas e deixar o bolo descongelar à temperatura ambiente. Caso precise de descongelar o bolo de forma mais rápida, na altura da congelação deverá preparar doses individuais.
Note ainda que os bolos com coberturas de frutos, exceto as de limão, não podem ser conservados no congelador. O mesmo aplica-se aos bolos com creme de ovos.
Leia também: Tolerância nos radares de velocidade? Saiba qual é a margem de erro aceite