Na província de Granada, a poucos quilómetros da localidade de Zújar, no sul de Espanha, há uma piscina natural alimentada por uma nascente termal que alcança os 40 graus e cujas propriedades medicinais são conhecidas desde a Antiguidade. Trata-se dos Baños de Zújar, uma das mais conhecidas “poças termais” de acesso gratuito em Espanha. A nascente brota do Cerro Jabalcón, através de uma fratura subterrânea, e tem sido usada há mais de dois milénios, com referências que remontam a Plínio, o Velho.
De acordo com o jornal La Razón, a água conta com a presença de vários minerais, sendo recomendada para o tratamento de problemas de pele, reumatismo, gota e patologias endócrinas.
As características físico-químicas destas águas, segundo o site da Junta de Andalucía, incluem uma mineralização forte, com composição sulfatada e condutividade de 10.210 microsiemens por centímetro, bastante acima da média regional. Estes valores facilitam a absorção de minerais pelo organismo durante o banho.
Com 30 metros de comprimento e uma história submersa
A piscina natural mede cerca de 30 metros de comprimento e 12 de largura, atingindo uma profundidade de dois metros em alguns pontos. Embora hoje se encontre ao ar livre e sem custos, a sua história inclui um balneário mais antigo, cujas ruínas ficaram submersas após a construção da barragem do Negratín, em 1985, conforme refere o La Razón.
Junto ao espelho de água do embalse Negratín, esta zona oferece não só banhos quentes em ambiente natural, como também um enquadramento paisagístico marcado pela montanha e pela tranquilidade da envolvente rural. Ainda nas imediações é possível visitar o atual Balneario de Zújar, uma estrutura moderna que aproveita as mesmas águas mineromedicinais.
Como lá chegar, com ou sem GPS
O percurso até à nascente natural faz-se a partir da vila de Zújar, situada a cerca de 110 quilómetros da cidade de Granada. A orientação principal é seguir a Avenida de los Baños durante oito quilómetros até ao embalse.
Depois, é uma questão de percorrer mais dois quilómetros pela Carretera de los Baños, até chegar ao restaurante com o mesmo nome. A partir daí, uma estrada de terra leva até à margem do Negratín, onde se encontra a piscina termal.
Segundo o portal Andalucia.org, o balneário moderno está situado na encosta do monte Jabalcón, também junto ao reservatório, e oferece tratamentos com as mesmas águas. As suas instalações incluem banhos termais com temperaturas entre os 39 e os 41 graus, num espaço pensado tanto para fins terapêuticos como para lazer.
Do império romano ao presente, sem perder calor
Os Banhos de Zújar são um raro exemplo de aproveitamento contínuo de recursos naturais durante mais de dois mil anos.
Ainda que a construção da barragem tenha alterado parte do enquadramento original, a permanência da piscina natural e a criação de infraestruturas modernas reforçaram a sua atratividade. Apesar da crescente procura por termas pagas, estas águas permanecem de livre acesso, sem qualquer custo para os visitantes.
















