A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou a abertura de um aviso-convite no âmbito do Programa Regional Algarve 2030 para que os municípios algarvios submetam candidaturas a investimentos no ciclo urbano da água em baixa, num montante global que ultrapassa os 40 milhões de euros.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, data em que se assinala o Dia Nacional da Água, e pretende impulsionar projetos que reforcem a resiliência hídrica da região.
Segundo a CCDR Algarve, serão financiadas operações que promovam:
- o alargamento da cobertura do saneamento;
- a construção e recuperação de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento;
- a reabilitação e construção de infraestruturas para reduzir a intrusão salina nos sistemas urbanos centrais;
- a construção e reabilitação de infraestruturas de ligação de água associadas a falhas ou ausência da rede pública.
Estratégia regional para a água
A CCDR Algarve sublinha que “a submissão destas candidaturas e o acelerar da execução das obras de gestão inteligente da água é um eixo estratégico da política regional de resiliência hídrica do Algarve”.
No âmbito da gestão dos fundos europeus da coesão na dimensão regional, e em articulação com a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a CCDR está também a propor mais verbas para o ciclo urbano da água na reprogramação em curso do Portugal 2030.
O objetivo passa por alcançar “maior eficiência e reduzir perdas no uso da água, bem como intervir nos efeitos da intrusão salina”.
Estes investimentos são considerados cruciais para garantir que a região consegue executar na totalidade as verbas disponíveis para o ano de 2025, numa altura em que a gestão sustentável da água se torna cada vez mais determinante para o futuro do Algarve.
Leia também: Saiba em que dia muda a hora em Portugal e terá de atrasar o seu relógio
















