Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Paulo de Morais, presidente da Frente Cívica. Fotos DR
Edição Papel, Nacional

Entrevista ao presidente da Frente Cívica: “A defesa da honra em tribunal deve ser muito, muito excecional”

Paulo de Morais alerta para uso de processos judiciais abusivos para silenciar jornalistas, ativistas e denunciantes

11:00 19 Abril, 2026 11:46 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Frente Cívica defende que Portugal deve fazer uma transposição exigente da diretiva europeia anti-SLAPP, alargando a proteção a casos internos e criando mecanismos rápidos para travar processos judiciais abusivos contra jornalistas, ativistas e cidadãos que denunciam irregularidades.

Ao Postal do Algarve, Paulo de Morais fala do que distingue um processo legítimo de um mecanismo de intimidação, critica o silêncio político em torno da diretiva europeia e relata o custo pessoal de denunciar corrupção e abusos de poder. Nos meios pequenos, alerta, o risco não é apenas judicial: é também social.

Quando não há verdadeira liberdade de expressão, não há liberdade de pensamento, pois não é livre o pensamento que não se pode exprimir. Não havendo liberdade de pensamento, vivemos sob o medo de censura ou autocensura; a sociedade acovarda-se e transige perante uma ditadura disfarçada

P – Para quem nunca ouviu falar de SLAPP, o que distingue, na prática, uma ação legítima em defesa da honra de um processo judicial usado sobretudo para intimidar, desgastar e silenciar quem participa no debate público?

R – É meu entendimento que quem pretenda defender o seu bom nome deve poder recorrer aos tribunais. Mas aquilo a que assistimos, por regra, por parte dos poderosos, é à utilização dos tribunais para tentar calar a verdade. De facto, o que hoje sucede é que aqueles que não têm direito ao bom nome usam artifícios jurídicos para tentar silenciar quem os denuncia ou desmascara.

Assim, um SLAPP (strategic lawsuit against public participation) é um processo que, aparentemente, visa a defesa da honra ou do bom nome. Mas, de facto, é um processo judicial abusivo contra um jornalista ou ativista cívico que não visa defender uma causa, mas tão-só impedir, restringir ou penalizar críticas fundamentadas em factos verdadeiros. Na maior parte dos casos, não interessa aos seus autores o ganho de causa. Trata-se apenas de levar quem defende o interesse público a tribunal, para lhe causar dano económico — que sempre existe em tempo, custas judiciais e suporte jurídico — e medo.

Os SLAPP têm sempre um carácter desproporcional, incluindo um valor excessivo no litígio. Pretendem intimidar ativistas e jornalistas, induzindo até mecanismos de autocensura. E, finalmente, os autores de processos SLAPP litigam com má-fé.

O indeferimento liminar como resposta decisiva

P – A diretiva europeia prevê instrumentos como a caução, o indeferimento liminar de pedidos manifestamente infundados, a condenação do demandante em custas e sanções dissuasoras. Em termos práticos, quais destas medidas podem fazer mais diferença em Portugal e porquê?

R – Em Portugal, os processos de litigância retaliatória contra jornalistas de investigação ou contra ativistas cívicos são um verdadeiro bullying jurídico. Obrigam os visados a inúmeras idas a tribunal, a enormes despesas com custas judiciais e honorários de advogados e, enfim, a gastar horas e horas, dias e dias, em tribunais, nas diversas comarcas. É esse mesmo incómodo o maior objetivo de um SLAPP. A única forma de impedir este “calvário” — contra quem é perseguido ou injustamente acusado — é o indeferimento liminar, que liquide o processo logo à nascença. Só assim se faz justiça e se protegem os denunciantes de irregularidades na vida pública.

A legislação a adotar em Portugal, que terá de transpor obrigatoriamente esta diretiva até 7 de maio, deve garantir que o indeferimento liminar tem lugar de imediato, no agente do sistema judicial que recebe a denúncia. Se assim não for, iremos ter enorme litigância e diligências sucessivas, equivalentes às de um mecanismo do tipo “instrução do processo”.

Uma transposição que vá além do mínimo europeu

P – A principal limitação da diretiva é aplicar-se a matérias civis ou comerciais com incidência transfronteiriça. Numa transposição ambiciosa, que soluções deveria Portugal adotar para proteger também os casos puramente internos, que muitas vezes são os mais invisíveis?

R – Em nosso entender, a forma de transposição da diretiva para Portugal deve ser exigente e verter o mesmo espírito da lei para processos de incidência nacional. Em primeiro lugar, deve abranger também casos de âmbito nacional. Deveria incluir todo o tipo de casos de litigância intentados para retaliar quem denuncia irregularidades. Assim, dever-se-ia garantir um processo de rejeição liminar quase relâmpago. E dever-se-ia descriminalizar a difamação.

Quando alguma figura pública relevante (político, homem de negócios, etc.) é acusada de alguma situação menos regular, deve defender-se com o exercício do direito de resposta, previsto na lei. E tal basta, uma vez que o visado por uma acusação tem o mesmo acesso ao espaço público que o cidadão que o denuncia. Um desmentido é bastante, através do exercício do direito de resposta.

A defesa da honra em tribunal deve ser muito, muito excecional. E jamais deve ser criminalizado quem apenas fala livremente.

O silêncio político em torno da diretiva

P – Em 2024, um grupo de cidadãos escreveu ao Governo e ao Parlamento a pedir uma transposição rápida e completa, sem obter resposta, e um pedido de audição parlamentar foi rejeitado. O que revela esse silêncio político sobre a prioridade que Portugal dá à defesa da liberdade de expressão?

R – As principais forças políticas não estão a atribuir a esta diretiva anti-SLAPP a importância que o assunto merece. De facto, a transposição da diretiva para a legislação nacional deveria representar um momento de reforço na defesa da liberdade de expressão e de informação.

A conquista da liberdade de expressão foi uma das grandes conquistas da Revolução de Abril de 1974. A consagração desta liberdade fundamental como direito constitucional é pedra de toque do nosso regime democrático. Por respeito a todos quantos lutaram contra a ditadura, devemos reforçar a liberdade de expressão em Portugal.

Recordo, por fim, que, ainda nos tempos da ditadura, a Ala Liberal no Parlamento propôs legislação que visava garantir a liberdade de imprensa e de expressão. À época, Francisco Sá Carneiro, Balsemão, Miller Guerra e outros democratas consideravam a liberdade de expressão e pensamento uma das primeiras condições para a democratização.

Defender a liberdade de expressão é homenagear a Ala Liberal, os Capitães de Abril, os republicanos que lutaram pela liberdade durante décadas, todos os resistentes à ditadura. Assim sendo, vemos com apreensão o alheamento generalizado da classe política desta causa.

O preço pessoal de falar em nome do interesse público

P – Foi alvo de várias queixas e processos na sequência de denúncias públicas e escreve que, mesmo quando as vítimas ganham em tribunal, os autores do SLAPP já conseguiram impor custos, medo e desgaste. O que lhe ensinaram esses casos sobre o preço real de falar em nome do interesse público?

R – Com efeito, já fui alvo de muitas queixas em tribunal, na sequência de intervenções que fiz em público, denunciando corrupção, tráfico de influências e maus gastos de dinheiro público. Fui alvo de processos por difamação, ofensa a pessoa coletiva, por parte de agentes políticos, empresários e advogados.

Em todos os casos, as intervenções que fiz tiveram por base factos objetivos, alguns de conhecimento público generalizado, outros que tenho devidamente documentados. Os factos são, portanto, verdadeiros. A minha opinião sobre os mesmos sempre a emiti no uso de um direito consagrado constitucionalmente, o da liberdade de expressão. Assim, nunca retiro uma vírgula ao que afirmo publicamente, apesar dos processos em tribunal de que sou alvo. Não é obviamente fácil lidar com esta torrente de processos.

Nos últimos dezassete anos, tive de lidar com dezasseis queixas — média aproximada de um processo por ano —, algumas das quais com mais do que uma instância de apelação. Gastei muito tempo, fui obrigado a muitas viagens aos diversos tribunais do país, despendi largos milhares de euros. Mas não me arrependo, é um preço que estou disposto a pagar para continuar a dizer livremente o que penso. Além disso, tenho tido muitos apoios de juristas, académicos, advogados e personalidades da sociedade civil. Sinto-me muito — e bem — acompanhado nesta luta.

Nos meios pequenos, o risco é também social

P – Os textos sublinham que, nos meios pequenos, a pressão judicial se combina muitas vezes com pressão social e autocensura, e que muitos casos nem sequer chegam às estatísticas. Num território como o Algarve, com concelhos de proximidade, redações locais e relações de poder muito densas, que proteção concreta pode esta diretiva trazer a jornalistas, ativistas e cidadãos comuns?

R – Esta é uma questão fulcral. Pessoas com voz pública conseguem, apesar de tudo, defender-se. Dispõem de respaldo social, alguma capacidade económica, sabem como lidar com os tribunais. Mas assim não é, por exemplo, com um cidadão comum que, num pequeno concelho, decida denunciar uma qualquer irregularidade na Câmara, na Misericórdia ou nos bombeiros locais. Corre o risco de ser perseguido profissionalmente e até socialmente. Nesta matéria, urge um sobressalto cívico, um incremento de coragem, de forma que todos saibam que há legislação para proteger efetivamente os denunciantes. E, mais importante, a sociedade tem de assumir que a liberdade de expressão é uma componente fundamental da nossa sociedade democrática.

Quando não há verdadeira liberdade de expressão, não há liberdade de pensamento, pois não é livre o pensamento que não se pode exprimir. Não havendo liberdade de pensamento, vivemos sob o medo de censura ou autocensura; a sociedade acovarda-se e transige perante uma ditadura disfarçada.

Leia também: Startup com base no Algarve selecionada para incubação na Unicorn Factory Lisboa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 09:39 24 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Algarve Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

“Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

13:30 24 Julho, 2026 13:04 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 18 meses terá permanecido durante várias horas no interior de uma viatura estacionada junto ao Cristo Rei. A Polícia Judiciária está a investigar o caso

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Ordem dos Médicos confirma morte de Teresa e Rita em Formentera, médicas portuguesas de 31 e 32 anos

06:30 24 Julho, 2026 09:39 24 Julho, 2026 | João Luís

As duas jovens médicas perderam a vida num acidente de moto nas ilhas Baleares e várias instituições de saúde já deixaram mensagens de pesar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Algarve, Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Últimas Notícias

  • Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
    Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
  • Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
    Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
  • Museu Municipal de Tavira promove visita guiada  a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade
    Museu Municipal de Tavira promove visita guiada a exposição que revela a história esquecida dos judeus na cidade
  • “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
    “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
  • Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização
    Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento