Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
Menu
AMADEU RODRIGUES, coronel com mais de 40 anos de carreira na GNR e na Inspeção-Geral da Administração Interna | Foto CEAL | DR
Edição Papel, Opinião

Em tempo de eleições: Os municípios estão à sombra enquanto a insegurança cresce | Por Amadeu Rodrigues

“Ignorar o papel dos municípios, é desperdiçar um dos instrumentos mais eficazes de prevenção e promoção de confiança”

14:30 5 Outubro, 2025 15:39 5 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em cada ciclo eleitoral, a segurança pública regressa como um dos temas centrais da agenda política.

Multiplicam-se as promessas de mais polícias nas ruas, de mais viaturas e de mais tecnologia. Mas, curiosamente, um ator que vive de perto as preocupações dos cidadãos permanece quase sempre fora do debate: os municípios.

Será a segurança, apenas uma questão exclusiva das polícias e dos governos de Portugal? Ou, pelo contrário, não será ela também construída e, em grande medida, condicionada pelas políticas locais, pelo urbanismo, pela iluminação, pela proximidade entre autarquias e comunidades?

Quando se fala de segurança, fala-se tanto de crime real como de perceção de insegurança. E, esta última, não depende apenas da ação policial, mas do modo como as pessoas vivem o seu bairro, a sua rua, o espaço público. Uma praça abandonada, uma rua mal iluminada ou um parque sem manutenção, podem transmitir mais medo do que as estatísticas criminais justificam. Razão pela qual reduzir o debate à dimensão policial é curto e muitas vezes enganador.

A segurança pública é também social, urbana e comunitária. E é, precisamente aqui, que os municípios têm um papel insubstituível.

O poder local está na primeira linha de contacto com os cidadãos.

São as câmaras e as juntas de freguesia que recebem queixas sobre iluminação, sobre ocupação do espaço público, sobre ruído, sobre conflitos de vizinhança.

São os municípios que planeiam a mobilidade urbana, as zonas verdes, os equipamentos desportivos e culturais. Tudo isto influencia diretamente a sensação de segurança. Além disso, vários municípios já dispõem de polícias municipais que, embora com competências limitadas, podem muito bem reforçar a vigilância do espaço público, apoiar as forças de segurança e promover campanhas de sensibilização.

Mas o contributo municipal não se esgota na fiscalização. A capacidade de promover “prevenção social”; isto é; programas para jovens, apoio escolar, iniciativas de integração cultural e atividades de lazer, é talvez o maior trunfo do poder local. Prevenir situações de risco é sempre mais eficaz do que remediar. 

A realidade mostra-nos que os municípios, apesar de viverem de perto as preocupações dos cidadãos, continuam de fora do centro de decisão, reduzidos a figurantes numa matéria que lhes passa diariamente pelas mãos e, terem à mão, os instrumentos adequados para agir…

Em Portugal, como já foi assinalado, as matérias relacionadas com a segurança são consideradas como uma questão de responsabilidade soberana do Estado ou como um assunto de reserva exclusiva das polícias.

Esta noção encontra-se de tal maneira enraizada entre nós que subestimamos a importância estratégica do poder local na redefinição do conceito evolutivo da segurança pública.

Ainda hoje, é frequente ouvir dizer que os municípios pouco ou nada podem fazer, porque não têm controlo sobre as forças de segurança e que a constituição reserva ao Estado a responsabilidade exclusiva de garantir a segurança dos cidadãos.

O futuro leva-nos a procurar uma visão holística da segurança, alinhada com a realidade da vivência no espaço público. Um conceito moderno destas matérias deve incorporar, para além das polícias e do sistema judicial, os municípios, os departamentos públicos e privados que na fileira são prestadores de serviços essenciais à comunidade, uma vez que a eficácia policial depende muito de outras variáveis estranhas à própria polícia.

Os desafios que se colocam, atualmente, em termos de segurança pública para dar resposta aos anseios da população, ultrapassam necessariamente a esfera de competência das polícias, requerendo políticas públicas que introduzam soluções inovativas que acrescentem valor e abram caminho a novos atores nesta área.

Há ainda a ter em conta, que grande parte dos problemas que alimentam o sentimento de insegurança, reportam-se a incivilidades praticadas, principalmente por gangues juvenis, factos não enquadrados como atos criminosos propriamente ditos, mas caso não sejam devidamente trabalhados e tratados a tempo, por outras instituições que não as polícias, irão seguramente terminar em práticas delituosas.

A criminalidade que ocorre no espaço público – assaltos, furtos, violações e distúrbios – não se deve simplesmente à perícia e astúcia dos criminosos, à falta de policiamento ou ao uso de táticas antiquadas pelas forças de segurança; é também o resultado do abandono dos poderes públicos e da sua insipiente interação com a sociedade civil, sobretudo no que se refere à administração da coisa pública.

Em termos conclusivos, cumpre evidenciar que a segurança é um direito fundamental da cidadania. Todavia, não é um bem garantido apenas, a partir do topo da hierarquia política, nem sequer, com a presença das forças de segurança nas ruas das nossas vilas e cidades. É algo que se constrói, dia-a-dia, no espaço público, na proximidade das populações e com políticas locais.

Ignorar o papel dos municípios, é desperdiçar um dos instrumentos mais eficazes de prevenção e promoção de confiança.

Por isso, em vez de um debate centrado apenas em números e promessas de ocasião, é tempo de colocar as autarquias no centro de reflexão da temática da segurança, porque, em última análise, a segurança começa à nossa porta.

Leia também: Saiba em que dia muda a hora em Portugal e terá de atrasar o seu relógio

×
Publicidade
Auto, Nacional

Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

09:00 12 Novembro, 2025 22:36 11 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A lei é clara e as multas são pesadas: mesmo que o veículo à sua esquerda se comporte desta forma, não pode ultrapassar

Algarve, Nacional

São Brás de Alportel dinamiza formação sobre atendimento a pessoas com deficiência

18:50 12 Novembro, 2025 18:30 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A autarquia aposta na capacitação dos seus colaboradores para garantir um atendimento público mais humano e acessível

Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar aos 70 anos neste país da União Europeia

17:30 12 Novembro, 2025 14:24 12 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Este país da União Europeia vai tornar-se o primeiro país europeu a elevar a idade da reforma para os 70 anos

Economia, Nacional

Nem todos os reformados vão receber o mesmo aumento: veja como vai ficar a sua pensão em 2026

12:00 12 Novembro, 2025 11:59 12 Novembro, 2025 | João Luís

As pensões vão aumentar em 2026, mas nem todos os reformados vão sentir o mesmo reforço. Saiba quem ganha mais e quanto vai receber

Europa

“Não sei como vim parar aqui”: idoso de 85 anos ia ao médico em França e foi encontrado na Croácia

12:50 12 Novembro, 2025 13:39 12 Novembro, 2025 | João Luís

Um idoso de 85 anos saiu de casa em França para ir ao médico e acabou num hotel na Croácia: conduziu 1.500 km 'por engano'

Europa

A lei protege quem? Comprou casa para viver a reforma mas pedreiro que a renovou ocupa-a há 20 anos e recusa-se a sair

18:10 12 Novembro, 2025 14:57 12 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

A reformada francesa de 78 anos partilhou a história: comprou a casa para desfrutar da reforma, mas o pedreiro a quem confiou as obras ficou a viver lá

Auto, Europa

Mulher recusa fazer teste de sangue e fica sem carta de condução: tribunal devolve-lhe o título antes do tempo

15:20 12 Novembro, 2025 14:46 12 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Sete meses antes do fim da proibição, uma mulher que ficou sem carta de condução em Inglaterra voltou a poder conduzir

Algarve, Cultura

Luzes de Natal regressam a Faro com investimento de 184 mil euros

18:20 12 Novembro, 2025 18:35 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Entre novembro e janeiro, Faro volta a encher-se de luz e cor, com decorações natalícias e iniciativas para dinamizar o comércio local

Algarve, Auto

Oldies Motorfest regressa à Baixa de Faro com uma viagem no tempo sobre rodas

17:50 12 Novembro, 2025 17:43 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Motores e memórias invadem Faro no Oldies Motorfest, o encontro que junta entusiastas de automóveis de todo o Algarve

Europa

Herdeira aceita herança do pai e é ‘obrigada’ a pagar mais de 200.000€ de dívidas: caso foi ‘parar’ a tribunal que teve decisão final

20:00 11 Novembro, 2025 18:31 11 Novembro, 2025 | Paulo Freitas

Tribunal grego condenou filha herdeira a pagar mais de 200 mil euros depois de auditoria revelar que o pai desviou fundos

Economia, Nacional

Professor reformado recebe 9.542€ por mês: tem a pensão mais alta de Portugal e ganha mais do que o primeiro-ministro

16:40 10 Novembro, 2025 16:25 10 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Valor da pensão do professor português ultrapassa o salário do primeiro-ministro e é 16 vezes superior à média das pensões de sobrevivência

Tech

Fabricantes são unânimes: este é o maior erro que pode cometer ao lavar roupa na máquina

21:40 10 Novembro, 2025 19:52 10 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com as marcas fabricantes, esta prática a meio do processo de lavar roupa na máquina prejudica a lavagem e danifica o equipamento a longo prazo

Auto, Europa

Viu uma folha colada na matrícula de um carro? Saiba o seu significado e para que serve

20:40 11 Novembro, 2025 21:04 11 Novembro, 2025 | Luís Santos

O curioso caso da folha colada na matrícula que está a despertar atenção nas estradas europeias e a preocupar as autoridades

Economia, Europa

“Foi um choque”: reformada de 62 anos considera “razoável” a sua pensão de 2.000€ mesmo perdendo 800€ para o último salário

21:00 10 Novembro, 2025 16:48 11 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Depois de mais de 40 anos como enfermeira em França, esta reformada recebe cerca de 2.000€ por mês de pensão, no entanto, menos 800 do que o último salário

Auto, Europa

Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE

10:00 10 Novembro, 2025 16:17 10 Novembro, 2025 | Luís Santos

Neste país da UE, a idade passou a determinar quem pode ou não conduzir determinados veículos, uma medida que poderá chegar também a Portugal

Algarve, Cultura

Universidade do Algarve promove sessão de cinema acessível em parceria com o Politécnico de Bragança

17:40 12 Novembro, 2025 17:47 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Filmes adaptados a públicos surdos e cegos em destaque na sessão de cinema acessível da UAlg, de entrada gratuita

Auto, Nacional

Multas são pesadas e pode ficar inibido de conduzir: se o veículo ao seu lado fizer isto, nunca ultrapasse desta forma

09:00 12 Novembro, 2025 22:36 11 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

A lei é clara e as multas são pesadas: mesmo que o veículo à sua esquerda se comporte desta forma, não pode ultrapassar

Algarve, Nacional

São Brás de Alportel dinamiza formação sobre atendimento a pessoas com deficiência

18:50 12 Novembro, 2025 18:30 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

A autarquia aposta na capacitação dos seus colaboradores para garantir um atendimento público mais humano e acessível

Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar aos 70 anos neste país da União Europeia

17:30 12 Novembro, 2025 14:24 12 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Este país da União Europeia vai tornar-se o primeiro país europeu a elevar a idade da reforma para os 70 anos

Economia, Nacional

Nem todos os reformados vão receber o mesmo aumento: veja como vai ficar a sua pensão em 2026

12:00 12 Novembro, 2025 11:59 12 Novembro, 2025 | João Luís

As pensões vão aumentar em 2026, mas nem todos os reformados vão sentir o mesmo reforço. Saiba quem ganha mais e quanto vai receber

Europa

“Não sei como vim parar aqui”: idoso de 85 anos ia ao médico em França e foi encontrado na Croácia

12:50 12 Novembro, 2025 13:39 12 Novembro, 2025 | João Luís

Um idoso de 85 anos saiu de casa em França para ir ao médico e acabou num hotel na Croácia: conduziu 1.500 km 'por engano'

Europa

A lei protege quem? Comprou casa para viver a reforma mas pedreiro que a renovou ocupa-a há 20 anos e recusa-se a sair

18:10 12 Novembro, 2025 14:57 12 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

A reformada francesa de 78 anos partilhou a história: comprou a casa para desfrutar da reforma, mas o pedreiro a quem confiou as obras ficou a viver lá

Auto, Europa

Mulher recusa fazer teste de sangue e fica sem carta de condução: tribunal devolve-lhe o título antes do tempo

15:20 12 Novembro, 2025 14:46 12 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Sete meses antes do fim da proibição, uma mulher que ficou sem carta de condução em Inglaterra voltou a poder conduzir

Algarve, Cultura

Luzes de Natal regressam a Faro com investimento de 184 mil euros

18:20 12 Novembro, 2025 18:35 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Entre novembro e janeiro, Faro volta a encher-se de luz e cor, com decorações natalícias e iniciativas para dinamizar o comércio local

Algarve, Auto

Oldies Motorfest regressa à Baixa de Faro com uma viagem no tempo sobre rodas

17:50 12 Novembro, 2025 17:43 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Motores e memórias invadem Faro no Oldies Motorfest, o encontro que junta entusiastas de automóveis de todo o Algarve

Europa

Herdeira aceita herança do pai e é ‘obrigada’ a pagar mais de 200.000€ de dívidas: caso foi ‘parar’ a tribunal que teve decisão final

20:00 11 Novembro, 2025 18:31 11 Novembro, 2025 | Paulo Freitas

Tribunal grego condenou filha herdeira a pagar mais de 200 mil euros depois de auditoria revelar que o pai desviou fundos

Economia, Nacional

Professor reformado recebe 9.542€ por mês: tem a pensão mais alta de Portugal e ganha mais do que o primeiro-ministro

16:40 10 Novembro, 2025 16:25 10 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Valor da pensão do professor português ultrapassa o salário do primeiro-ministro e é 16 vezes superior à média das pensões de sobrevivência

Tech

Fabricantes são unânimes: este é o maior erro que pode cometer ao lavar roupa na máquina

21:40 10 Novembro, 2025 19:52 10 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

De acordo com as marcas fabricantes, esta prática a meio do processo de lavar roupa na máquina prejudica a lavagem e danifica o equipamento a longo prazo

Auto, Europa

Viu uma folha colada na matrícula de um carro? Saiba o seu significado e para que serve

20:40 11 Novembro, 2025 21:04 11 Novembro, 2025 | Luís Santos

O curioso caso da folha colada na matrícula que está a despertar atenção nas estradas europeias e a preocupar as autoridades

Economia, Europa

“Foi um choque”: reformada de 62 anos considera “razoável” a sua pensão de 2.000€ mesmo perdendo 800€ para o último salário

21:00 10 Novembro, 2025 16:48 11 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Depois de mais de 40 anos como enfermeira em França, esta reformada recebe cerca de 2.000€ por mês de pensão, no entanto, menos 800 do que o último salário

Auto, Europa

Para breve em Portugal? A partir desta idade já não se pode conduzir estes veículos noutro país da UE

10:00 10 Novembro, 2025 16:17 10 Novembro, 2025 | Luís Santos

Neste país da UE, a idade passou a determinar quem pode ou não conduzir determinados veículos, uma medida que poderá chegar também a Portugal

Algarve, Cultura

Universidade do Algarve promove sessão de cinema acessível em parceria com o Politécnico de Bragança

17:40 12 Novembro, 2025 17:47 12 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Filmes adaptados a públicos surdos e cegos em destaque na sessão de cinema acessível da UAlg, de entrada gratuita

Últimas

  • Adeus Espanha: reformados britânicos esquecem ‘nuestros hermanos’ e escolhem Portugal para viver e estas são as regiões preferidas
    Adeus Espanha: reformados britânicos esquecem ‘nuestros hermanos’ e escolhem Portugal para viver e estas são as regiões preferidas
  • Escassez em Portugal: exportação destes produtos essenciais está proibida para evitar rutura nacional
    Escassez em Portugal: exportação destes produtos essenciais está proibida para evitar rutura nacional
  • “Queremos dar o exemplo aos nossos netos”: casal deixa fortuna para trás e doa quase 10.000 milhões de euros por “um mundo melhor”
    “Queremos dar o exemplo aos nossos netos”: casal deixa fortuna para trás e doa quase 10.000 milhões de euros por “um mundo melhor”
  • Não consegue ‘desligar’ à noite? Neurologista deixa hábito simples que pode ‘transformar’ as suas noites de sono
    Não consegue ‘desligar’ à noite? Neurologista deixa hábito simples que pode ‘transformar’ as suas noites de sono
  • Já é oficial: pensionistas nestas condições vão deixar de pagar por estes medicamentos em 2026
    Já é oficial: pensionistas nestas condições vão deixar de pagar por estes medicamentos em 2026

Opinião

  • Fundação Matera Basilicata 2019 no Parlamento Europeu | Por João Palmeiro
    Fundação Matera Basilicata 2019 no Parlamento Europeu | Por João Palmeiro
  • Abstenção, a grande pedra no sapato da democracia participativa | Por Mário Beja Santos
    Abstenção, a grande pedra no sapato da democracia participativa | Por Mário Beja Santos
  • Algarve: Sustentabilidade como vantagem competitiva | Por Carolina Afonso
    Algarve: Sustentabilidade como vantagem competitiva | Por Carolina Afonso
  • Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão
    Tempestade perfeita | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Fundação Matera Basilicata 2019 no Parlamento Europeu | Por João Palmeiro
    Fundação Matera Basilicata 2019 no Parlamento Europeu | Por João Palmeiro
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar aos 70 anos neste país da União Europeia
  • Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve
    Três projetos de mulheres premiados pela Eurocidade do Guadiana e EURES Andaluzia-Algarve
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal