De um lado da ponte está Portimão, do outro está Ferragudo, que há uns anos parecia manter-se escondida dos turistas, mas que agora é destino de férias para muitos. Em 2020, Ferragudo celebrou os 500 anos desde a sua fundação e hoje é considerada a vila mais florida do Algarve. Para além das flores, irá encontrar também as típicas casas algarvias caiadas a branco e azul ou branco e amarelo.
Ferragudo tem rio, o Arade, tem ruas para passear, tem praias, nomeadamente Praia da Angrinha e a Praia Grande, e tem um castelo. Este último não é visitável, já que se trata de uma propriedade privada de Vasco Pereira Coutinho, um milionário português que fez fortuna com a Autoeuropa, no entanto, não deixe de apreciar a partir do exterior o monumento que ganhou em 1974 o título de Imóvel de Interesse Público.
Se tiver oportunidade de visitar Ferragudo, não deixe de percorrer os becos e ruelas íngremes, ricos em flores, que se encontram nas portas e janelas. Visite ainda a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, edificada no século XVI, e um dos pontos de interesse da vila piscatória.
O site Vortex Mag recomenda ainda uma passagem pela Praça Rainha Dona Leonor, com paragem num dos restaurantes tradicionais para provar doces típicos do Algarve ou para comer um prato de marisco.
Uma vez que a vila mais florida do Algarve se encontra separada de Portimão apenas pelo rio Arade, basta passar a ponte para chegar à cidade vizinha e frequentar as suas praias, com destaque para a Praia da Rocha, do Vau, dos Três Castelos e dos Careanos.
Leia também: Estas três aldeias algarvias resistiram ao turismo de massas