O Aeroporto de Faro movimentou 9,8 milhões de passageiros em 2024, registando um crescimento de 2% face ao ano anterior, de acordo com os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE). Apesar do aumento, o crescimento no Algarve foi inferior ao registado nos aeroportos de Lisboa (+4,3%) e Porto (+4,8%), refletindo uma desaceleração global do setor após a forte recuperação registada em 2023.
Algarve continua a ser destino de eleição para britânicos
O Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor de passageiros para os aeroportos nacionais, com um crescimento de 1,4% nos desembarques e 1,3% nos embarques. Esta tendência reflete-se diretamente no Aeroporto de Faro, que continua a ser a principal porta de entrada de turistas britânicos para o Algarve.
Outros mercados internacionais de destaque foram França, Espanha, Alemanha e Itália, embora França tenha registado quebras no número de passageiros desembarcados (-3,3%) e embarcados (-3,6%).
Desaceleração do crescimento no setor aéreo
A nível nacional, os aeroportos movimentaram 70,4 milhões de passageiros em 2024, um aumento de 4,3% face a 2023. No entanto, este crescimento foi significativamente menor do que o registado no ano anterior (+18,9% em 2023), demonstrando um abrandamento no ritmo de recuperação pós-pandemia.
O movimento de aeronaves comerciais também teve um crescimento modesto de 0,9%, enquanto a carga e correio aumentaram 14,2%, atingindo 254,8 mil toneladas.
Algarve mantém-se como destino turístico estratégico
Apesar da desaceleração do crescimento no tráfego aéreo, o Aeroporto de Faro continua a ser fundamental para o turismo algarvio, recebendo um fluxo constante de passageiros internacionais, especialmente do Reino Unido e Alemanha.
Com o aumento da procura pelo Algarve como destino de férias e residência, espera-se que novas ligações aéreas e investimentos na infraestrutura aeroportuária possam fortalecer a posição da região no setor do turismo e aumentar a competitividade do Aeroporto de Faro nos próximos anos.
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