O blog Portugal de Norte a Sul fez uma lista das 10 cidades mais caras de Portugal, com base no preço das casas, por metro quadrado. Seis cidades do Algarve integram esta lista, na qual Lisboa surge no topo, dado que o preço médio do metro quadrado das casas na capital ultrapassam os 2.000 euros. Cascais, Oeiras e Funchal são também algumas das cidades mais caras para viver, sendo que o norte do país é uma das zonas mais acessíveis para morar.
Não está junto ao mar, à semelhança do que acontece com muitas cidades algarvias, mas Loulé é a terceira mais cara do país, depois de Lisboa e Cascais. O metro quadrado em Loulé chega aos 1.644 euros, segundo avança o Portugal de Norte a Sul. Trata-se de uma cidade que tem vindo a crescer a nível demográfico, turístico e comercial.
Lagos é a quarta cidade mais cara do país. O metro quadrado custa, em média, 1.550 euros. O centro histórico preservado, assim como a existência de um mercado com produtos regionais e a proximidade ao mar são alguns fatores que atraem pessoas para esta cidade do Algarve. De salientar que Lagos ficou também conhecida por ser um dos principais portos durante os Descobrimentos, tendo sido o ponto de partida de várias expedições nos séculos XV e XVI.
No sexto lugar desta tabela está Albufeira, seguindo-se Lagoa (7º), Tavira (8º) e Vila do Bispo (10º). Nesta última, o preço do metro quadrado chega aos 1.276 euros, pouco mais de metade do preço do metro quadrado de uma habitação em Lisboa. Tavira é a única cidade do sotavento algarvio entre as mais caras para viver em Portugal.
Leia também: Cobra 304€ por viagem de 3 km e é detido em Portugal